UFFS participa de Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio

Publicado em: 17 de dezembro de 2013 07h12min / Atualizado em: 29 de março de 2017 11h03min

Instituído pelo Ministério da Educação, através da Portaria nº 1.140/2013, o Pacto Nacional pelo Ensino Médio, além de contribuir para o aperfeiçoamento da formação dos professores do Ensino Médio, pretende rediscutir e atualizar as práticas docentes em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM).

O programa prevê a participação de 495.697 professores e 7 milhões de estudantes, em mais de 20 mil escolas da rede pública estadual. A iniciativa deverá contar com a adesão dos 26 estados e o Distrito Federal, além da participação de 40 universidades. A UFFS integra o pacto nos três estados: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O MEC prestará apoio técnico e financeiro por meio do desenvolvimento de recursos didáticos e pedagógicos e da concessão de bolsas de estudos e pesquisa para profissionais da educação. Os professores de Ensino médio cadastrados no Educacenso 2013 e participantes do Pacto receberão uma bolsa de R$ 200. Segundo o MEC, as universidades assumem o compromisso de fazer a gestão acadêmica e pedagógica do curso de formação, de selecionar os formadores, além de certificar os formadores regionais, os orientadores de estudos, professores e coordenadores pedagógicos das escolas.

Para o Pró-reitor de Graduação da UFFS, João Alfredo Braida, a UFFS desde sua origem tem forte relação com a formação docente, tanto que mais de 50% das vagas ofertadas anualmente são de licenciaturas. “Decorrente disso, a UFFS vem desenvolvendo projetos integrados com as redes de educação básica, incluindo projetos como o Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) e projetos de formação continuada. Por isso, a adesão da UFFS ao Pacto de fortalecimento do ensino médio é um movimento natural”, afirma.

Ainda no mês de janeiro, novas reuniões de operacionalização com os Coordenadores-Gerais das Instituições de Ensino Superior (IES) serão realizadas para viabilizar o início dos cursos com os professores de ensino médio no mês de fevereiro.

No Rio Grande do Sul participaram das atividades de lançamento do Plano o Reitor da UFFS, Jaime Giolo, o Diretor do Campus Erechim, Ilton Benoni da Silva, o Diretor do Campus Cerro Largo, Edemar Rotta, e o professor do Campus Cerro Largo, Luís Fernando Gastaldo. Já no Paraná, o Diretor do Campus Realeza, José Oto Konzen, representou a UFFS.