Publicado em: 17 de julho de 2012 07h07min / Atualizado em: 23 de março de 2017 16h03min
A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) esteve representada no III Congresso de Cultura e Educação para Integração da América Latina, que está sendo realizado, até o dia 20 de julho, na capital do Paraná.
A edição é a versão atualizada de dois grandes congressos anteriores, realizados pelas Universidades Públicas Estaduais Paranaenses e coordenados pela Casa Latino-Americana (CASLA) – I e II CEPIAL – 1992 e 1994, realizados com a inspiração de semear novos rumos, debatendo os principais problemas apresentados e vividos atualmente pelas sociedades latino-americanas, partindo-se da própria perspectiva da integração, tendo como pilares desse processo a educação e a cultura.
Neste ano participaram o reitor da UFFS, Jaime Giolo, e os professores João Alfedo Braida, Diretor do Campus Realeza da UFFS, e Julian Perez Cassarino, docente do curso de Agronomia da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul.
Braida participou como coordenador da mesa redonda “Educação Superior e Inclusão Social: experiências e percepções, da qual Giolo também participou, partilhando a experiência da UFFS no Brasil. Ainda compuseram a mesa representantes da Universidade Pedagógica (Argentina), Universidad Nacional Autonoma do México.
De acordo com o Reitor, a experiência foi positiva. “Pudemos observar como são realizadas os trabalhos de inclusão das minorias através da educação superior em diversos países. Da mesma forma, partilhamos o modelo UFFS de inclusão de alunos da rede pública, bastante diferenciado. Nesse sentido foi de grande valia, pois obtivemos depoimentos de excelentes profissionais”, avaliou Giolo.
Já o professor Cassarino integrou a mesa redonda que debateu a “Soberania alimentar, economia solidária e sustentabilidade: o papel da universidade”, onde foram enfatizadas as experiências que apontam para estratégias e modelos alternativos de convivência e preservação (natureza e cultura), priorizando o manejo sustentável, o uso e a difusão de tecnologias capazes de fortalecer as unidades políticas e as ações, como um movimento de transformação da sociedade protagonizado por aqueles que lutam por uma sociedade mais justa e equitativa no campo e na cidade do continente latino-americano. "A mesa contou com uma boa complementariedade de intervenções, a temática, apesar de ampla, foi enriquecida com experiências concretas de promoção da soberania alimentar, agroecologia e economia solidária, contando com um interessante debate sobre o papel da agroecologia neste processo, bem como das políticas públicas no âmbito da agricultura familiar, destacando as potencialidades atuais e as principais ausências e aspectos a serem aprofundados nestas políticas", ressaltou o professor.
A participação dos representantes da UFFS aconteceu durante a última segunda-feira (16).
Ainda nesta semana o Reitor participará do III Fórum Internacional de Educação, realizado em Marau (RS). Giolo ministrará a conferência “Educação Integral: desafios e possibilidades”, cujo tema a UFFS tem certo protagonismo, sendo a primeira instituição a oferecer especialização na área.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25 de novembro de 2024
Eventos
25 de novembro de 2024
Ingresso
22 de novembro de 2024
Informe UFFS
22 de novembro de 2024
Nossa UFFS