UFFS participa do III Cepial em Curitiba (PR)

Publicado em: 17 de julho de 2012 07h07min / Atualizado em: 23 de março de 2017 16h03min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) esteve representada no III Congresso de Cultura e Educação para Integração da América Latina, que está sendo realizado, até o dia 20 de julho, na capital do Paraná.

A edição é a versão atualizada de dois grandes congressos anteriores, realizados pelas Universidades Públicas Estaduais Paranaenses e coordenados pela Casa Latino-Americana (CASLA) – I e II CEPIAL – 1992 e 1994, realizados com a inspiração de semear novos rumos, debatendo os principais problemas apresentados e vividos atualmente pelas sociedades latino-americanas, partindo-se da própria perspectiva da integração, tendo como pilares desse processo a educação e a cultura.

Neste ano participaram o reitor da UFFS, Jaime Giolo, e os professores João Alfedo Braida, Diretor do Campus Realeza da UFFS, e Julian Perez Cassarino, docente do curso de Agronomia da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul.

Braida participou como coordenador da mesa redonda “Educação Superior e Inclusão Social: experiências e percepções, da qual Giolo também participou, partilhando a experiência da UFFS no Brasil. Ainda compuseram a mesa representantes da Universidade Pedagógica (Argentina), Universidad Nacional Autonoma do México.

De acordo com o Reitor, a experiência foi positiva. “Pudemos observar como são realizadas os trabalhos de inclusão das minorias através da educação superior em diversos países. Da mesma forma, partilhamos o modelo UFFS de inclusão de alunos da rede pública, bastante diferenciado. Nesse sentido foi de grande valia, pois obtivemos depoimentos de excelentes profissionais”, avaliou Giolo.

Já o professor Cassarino integrou a mesa redonda que debateu a “Soberania alimentar, economia solidária e sustentabilidade: o papel da universidade”, onde foram enfatizadas as experiências que apontam para estratégias e modelos alternativos de convivência e preservação (natureza e cultura), priorizando o manejo sustentável, o uso e a difusão de tecnologias capazes de fortalecer as unidades políticas e as ações, como um movimento de transformação da sociedade protagonizado por aqueles que lutam por uma sociedade mais justa e equitativa no campo e na cidade do continente latino-americano. "A mesa contou com uma boa complementariedade de intervenções, a temática, apesar de ampla, foi enriquecida com experiências concretas de promoção da soberania alimentar, agroecologia e economia solidária, contando com um interessante debate sobre o papel da agroecologia neste processo, bem como das políticas públicas no âmbito da agricultura familiar, destacando as potencialidades atuais e as principais ausências e aspectos a serem aprofundados nestas políticas", ressaltou o professor.

A participação dos representantes da UFFS aconteceu durante a última segunda-feira (16).

Ainda nesta semana o Reitor participará do III Fórum Internacional de Educação, realizado em Marau (RS). Giolo ministrará a conferência “Educação Integral: desafios e possibilidades”, cujo tema a UFFS tem certo protagonismo, sendo a primeira instituição a oferecer especialização na área.