Publicado em: 30 de agosto de 2022 15h08min / Atualizado em: 30 de agosto de 2022 17h08min
A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) oferece programas e serviços que visam o fortalecimento das condições de acesso, permanência e êxito nas atividades acadêmicas dos estudantes imigrantes. Agora, a Instituição optou por concentrar os esforços em uma política/programa único para todos, ou seja, promovendo a igualdade de oportunidades a candidatos imigrantes interessados em cursar a educação superior na UFFS. Assim, no edital de 2021 para ingresso em 2022, ocorreu a oferta conjunta de vagas para os dois programas, o Prohaiti e o Pró-Imigrante, atraindo inscrições de candidatos de oito países distintos: Angola, Benin, Congo, Gabão, Haiti, República Dominicana, Togo e Venezuela.
O processo seletivo forneceu as evidências definitivas de que o caminho seria a oferta de vagas via processo especial no Pró-Imigrante, para que todos possam se inscrever e concorrer entre si às vagas suplementares disponibilizadas pela UFFS em seus diferentes cursos e campi. A diretora de Políticas de Graduação da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Rosenei Cella, explica que tanto o Prohaiti quanto, agora, o Pró-Imigrante, como continuidade da mesma política, revelam a conexão da UFFS com as questões sociais emergentes e a preocupação no atendimento às demandas das regiões em que está inserida. “Esses imigrantes estão buscando qualificações para ampliar seus horizontes, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e da comunidade onde vivem. Cabe destacar também que a UFFS oferta cursos de português via Centro de Línguas, em parceria com diferentes entidades. Além disso, o programa de monitorias, o restaurante universitário e os diferentes programas institucionais que ofertam bolsas (como Pibid e Residência Pedagógica), os estágios são também meios que contribuem para a subsistência e ampliação da formação dos estudantes”, salienta.
Prohaiti e Pró-Imigrante
O ano de 2011 marca a chegada dos primeiros imigrantes haitianos à região Oeste de Santa Catarina. Neste contexto, foi criado o Programa de Acesso à Educação Superior da UFFS para Estudantes Haitianos – Prohaiti. Tal política promoveu, no período de 2014 a 2022, o acesso exclusivo a candidatos imigrantes de origem haitiana aos cursos de graduação. Como resultado desse processo, mais de 160 estudantes haitianos encontram-se com matrícula ativa nos diferentes cursos e campi da UFFS e, até o momento, 11 graduaram-se nos cursos de Administração (3); Agronomia (3); Ciências Sociais (1); Geografia (1); Matemática.
No decorrer desse mesmo período, a região Oeste testemunhou a chegada gradativa de imigrantes de diferentes países, com destaque para os provenientes da Venezuela, com um grande volume de pessoas residindo em Chapecó e cidades vizinhas. A UFFS, alerta às mudanças dos movimentos migratórios contemporâneos, criou o Pró-Imigrante, programa de acesso ao ensino superior que amplia a possibilidade de ingresso para imigrantes de todas as nacionalidades.
Agora, por meio das comissões institucionais e locais que acompanham os programas voltados aos imigrantes da UFFS, em diálogo com a gestão, os dois programas passam a ser unificados, tornando-se o Pró-Imigrante, instituído pela Resolução nº 16/CONSUNI/UFFS/2019.
*Texto da estagiária Luana Poletto, sob supervisão da jornalista Flávia R. Durgante
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25 de novembro de 2024
Eventos
25 de novembro de 2024
Ingresso
22 de novembro de 2024
Informe UFFS
22 de novembro de 2024
Nossa UFFS