UFFS promove ajustes e reformulações em seus cursos de graduação

Publicado em: 20 de dezembro de 2012 07h12min / Atualizado em: 24 de março de 2017 15h03min

Durante o ano de 2012, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) promoveu vários debates sobre sua matriz curricular envolvendo os cinco campi da instituição, coordenados pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). Como resultado, gerou um processo de ajustes ou reformulações em alguns projetos pedagógicos de cursos (PPCs). Conforme a diretora de Organização Pedagógica, Adriana Salete Loss, “isso se deu uma vez que há a compreensão de que o tema 'currículo' necessita de constante acompanhamento, análise e reflexão por parte da Universidade, e também para manter-se fiel à proposta de ofertar uma educação inclusiva e de qualidade voltada à realidade em que a UFFS está inserida”.

Depois de uma ampla discussão com os colegiados, receberam ajustes os PPCs dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Agronomia, História, Geografia, Filosofia e Ciências Sociais, ofertados no Campus Erechim (RS); os cursos de Administração, Letras Português e Espanhol e Agronomia, no Campus Cerro Largo (RS); Letras, Ciências Sociais, História, Geografia, Agronomia, Administração e Filosofia, no Campus Chapecó (SC); Nutrição, Ciências Naturais e Letras, no Campus Realeza (PR); e Interdisciplinar Educação do Campo, Ciências Econômicas e Engenharia de Alimentos, no Campus Laranjeiras do Sul (PR).

Além dos casos citados, outros cursos tiveram de se adaptar à legislação vigente e a alterações na realidade existente durante a oferta inicial dos componentes curriculares, em 2010. De acordo com Adriana Loss, “alguns cursos perceberam a necessidade de promover uma maior reformulação nos seus projetos. Assim, os cursos de História (Erechim e Chapecó) e Engenharia Ambiental (Erechim, Cerro Largo e Chapecó) fizeram a reformulação dos seus PPCs e ofertarão uma nova matriz curricular a partir de 2013”.

Por outra situação passou o curso de Ciências: Biologia, Física e Química, ofertado nos campi Cerro Largo e Realeza. Em um primeiro momento, conforme orientações do MEC, pensou-se transformá-lo no curso de Ciências Naturais – Licenciatura. Depois de discussões em torno do assunto, a Prograd percebeu a necessidade de reformulação, optando por desmembrar o curso de Ciências: Biologia, Física e Química em três novos: Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Física e Licenciatura em Química. Os alunos do Campus Realeza poderão optar por migrar para os novos cursos ou concluir o de Ciências Naturais. No Campus Cerro Largo, os alunos, a partir de suas opções, farão a migração.

“Todo o processo de discussão e análise da matriz curricular da UFFS ocorre de modo constante, sob a coordenação da Prograd. Dessa forma, a necessidade de ajustes ou reformulações curriculares vincula-se às propostas institucionais da UFFS de atender às demandas da sociedade”, analisa Loss.