Publicado em: 20 de dezembro de 2012 07h12min / Atualizado em: 24 de março de 2017 15h03min
Durante o ano de 2012, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) promoveu vários debates sobre sua matriz curricular envolvendo os cinco campi da instituição, coordenados pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). Como resultado, gerou um processo de ajustes ou reformulações em alguns projetos pedagógicos de cursos (PPCs). Conforme a diretora de Organização Pedagógica, Adriana Salete Loss, “isso se deu uma vez que há a compreensão de que o tema 'currículo' necessita de constante acompanhamento, análise e reflexão por parte da Universidade, e também para manter-se fiel à proposta de ofertar uma educação inclusiva e de qualidade voltada à realidade em que a UFFS está inserida”.
Depois de uma ampla discussão com os colegiados, receberam ajustes os PPCs dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Agronomia, História, Geografia, Filosofia e Ciências Sociais, ofertados no Campus Erechim (RS); os cursos de Administração, Letras Português e Espanhol e Agronomia, no Campus Cerro Largo (RS); Letras, Ciências Sociais, História, Geografia, Agronomia, Administração e Filosofia, no Campus Chapecó (SC); Nutrição, Ciências Naturais e Letras, no Campus Realeza (PR); e Interdisciplinar Educação do Campo, Ciências Econômicas e Engenharia de Alimentos, no Campus Laranjeiras do Sul (PR).
Além dos casos citados, outros cursos tiveram de se adaptar à legislação vigente e a alterações na realidade existente durante a oferta inicial dos componentes curriculares, em 2010. De acordo com Adriana Loss, “alguns cursos perceberam a necessidade de promover uma maior reformulação nos seus projetos. Assim, os cursos de História (Erechim e Chapecó) e Engenharia Ambiental (Erechim, Cerro Largo e Chapecó) fizeram a reformulação dos seus PPCs e ofertarão uma nova matriz curricular a partir de 2013”.
Por outra situação passou o curso de Ciências: Biologia, Física e Química, ofertado nos campi Cerro Largo e Realeza. Em um primeiro momento, conforme orientações do MEC, pensou-se transformá-lo no curso de Ciências Naturais – Licenciatura. Depois de discussões em torno do assunto, a Prograd percebeu a necessidade de reformulação, optando por desmembrar o curso de Ciências: Biologia, Física e Química em três novos: Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Física e Licenciatura em Química. Os alunos do Campus Realeza poderão optar por migrar para os novos cursos ou concluir o de Ciências Naturais. No Campus Cerro Largo, os alunos, a partir de suas opções, farão a migração.
“Todo o processo de discussão e análise da matriz curricular da UFFS ocorre de modo constante, sob a coordenação da Prograd. Dessa forma, a necessidade de ajustes ou reformulações curriculares vincula-se às propostas institucionais da UFFS de atender às demandas da sociedade”, analisa Loss.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25 de novembro de 2024
Eventos
25 de novembro de 2024
Ingresso
22 de novembro de 2024
Informe UFFS
22 de novembro de 2024
Nossa UFFS