UFFS publica licitação para aquisição de equipamentos para Restaurantes Universitários

Publicado em: 20 de setembro de 2013 08h09min / Atualizado em: 29 de março de 2017 09h03min

Foi publicado, na última semana, o edital de licitação para aquisição de equipamentos para os Restaurantes Universitários da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campi de Chapecó (SC), Erechim e Cerro Largo (RS), Laranjeiras do Sul e Realeza (PR) . Com isso, foi dado mais um passo para a consolidação dessa importante estrutura dentro da instituição.

A fase de finalização das obras permite a continuidade de outras quatro ações para funcionamento dos RU´s na UFFS: licitação de equipamentos, licitação para contratação de empresa terceirizada para gerenciamento, confecção de Termo de Cooperação com a Companhia Nacional de Abastecimento - Conab e realização de seminários regionais. “Essas ações vêm sendo realizadas, na verdade, de modo simultâneo, pois estão interligadas e precisam encaixar-se para o restaurante funcionar plenamente”, explica o Pró-reitor de Planejamento, Vicente de Paula Almeida Júnior.

O Pró-reitor ressalta que para a aquisição de equipamentos necessários à produção da refeição a ser consumida nos Restaurantes, foi feito um pregão para os cinco campi da Universidade. “Um único processo licitatório é mais vantajoso em termos econômicos para a instituição e também porque os equipamentos a serem instalados serão parte de uma estrutura institucional padrão para todos os campi”, esclareceu.

De acordo com o Pró-reitor, que também é Presidente da Comissão de Nutrição e Alimentação da UFFS (que trata especialmente dos RU's), as refeições servidas nos Restaurantes serão produzidas com alimentos provenientes da agricultura familiar. Já se trabalha na formalização de um Termo de Cooperação com a Companhia Nacional de Abastecimento - Conab, visando à aquisição de produtos diretamente da agricultura familiar para os primeiros seis meses. “A Conab é um importante parceiro porque tem experiência e dados sobre a rede de agricultores familiares existentes em todas as regiões do Brasil, colaborando no processo e na relação com os agricultores familiares. Optamos por um semestre neste primeiro momento, tendo em vista que ainda não conhecemos a real demanda de um RU. É um Termo previsto para curto prazo para produzirmos um histórico de consumo”, observa Almeida Júnior.

O pró-reitor explica o mecanismo para aquisição dos produtos via agricultura familiar: após a definição do quantitativo de produtos a serem consumidos nos RUs, a UFFS firma Termo de Cooperação com Conab para elaboração de Edital de Chamada Pública, que deve ser divulgada em locais de fácil acesso a organizações da agricultura familiar certificadas. Essas organizações elaboram suas propostas de venda, de acordo com os critérios estabelecidos no Edital. Cada unidade familiar poderá participar com até R$ 8 mil em venda de produtos. Selecionadas as propostas pela Conab, é feito um contrato estabelecendo o cronograma de entrega dos produtos diretamente nos RUs. O início de entrega dos produtos deve atender ao cronograma previsto e os pagamentos serão lançados diretamente aos agricultores ou às suas organizações. “Nesse sentido, pretendemos fomentar o desenvolvimento regional e local, fazendo com que os agricultores da região de cada campus participem das chamadas, mediadas pela Companhia Nacional. Essa é uma das etapas”, explica.

Outra etapa é a contratação, via processo licitatório, de uma empresa prestadora de serviços que que será responsável pela preparação e produção das refeições nos restaurantes. Essa etapa é necessária, tendo em vista que a UFFS não possui códigos de vagas no seu quadro de servidores para esse tipo de serviço. Almeida Júnior destaca que o preço da refeição servida no restaurante tem relação direta com essa fase. “O preço da alimentação dependerá dos custos envolvidos com a contratação da empresa prestadora de serviços, e estamos estudando as formas legais de subsídios que a UFFS poderá oferecer, a exemplo de outras universidades”, destacou.

A Comissão ainda prevê a realização de seminários nos cinco campi, que visam à sensibilização da comunidade interna e externa para o funcionamento dos RU´s. “Nesses seminários também será possível conversar com a rede de agricultores de cada região onde está situada a universidade, para que eles nos informem a sua real capacidade de entrega de produtos. A intenção é discutir e operacionalizar o processo de aquisição dos produtos da agricultura familiar através do Programa Aquisição de Alimentos - PAA”, diz.

A previsão é que os restaurantes funcionem plenamente no primeiro semestre de 2014, finalizou o Pró-reitor.

Plano Provisório

Enquanto os RU´s não estão em funcionamento, a Comissão de Nutrição e Alimentação, nomeada através da Portaria nº 1061/GR/UFFS/2012, junto à gestão da UFFS e com a equipe de nutricionistas, traçaram uma alternativa para a oferta de alimentação nos Campi que já estão em funcionamento ou que entrarão em funcionamento nas estruturas definitivas. Trata-se de um plano provisório de oferta de alimentação nos campi, no qual foi solicitado à cantina licitada no campus para ofertar, além dos lanches, as refeições aos estudantes a um preço acessível, se comparado ao preço de mercado. Todos os campi que estão ou irão para seu espaço definitivo participaram e fazem parte dessa alternativa, a ideia é que o aluno não se desloque até o centro da cidade para fazer a sua refeição. Conseguiu-se, mediante negociação, ofertar bufê a quilo no valor de R$ 12,50 a 13,90 como são os casos de Chapecó e Cerro Largo respectivamente, comenta o Pró-reitor.

O Plano Provisório prevê o acompanhamento das nutricionistas da instituição, que estabeleceram um padrão de qualidade e acompanhamento da oferta desses alimentos. A refeição oferecida conta com guarnição, arroz branco, arroz integral, duas carnes e saladas, isso para o almoço e jantar.

Licitação

Veja mais sobre a licitação de equipamentos para os RU´s aqui no site da UFFS em Licitações > Pregão > 2013 > Pregão 47/2013.