UFFS publica Plano de Dados Abertos
Plano tem vigência até 2022

Publicado em: 07 de outubro de 2020 10h10min / Atualizado em: 07 de outubro de 2020 14h10min

Com o propósito de orientar as ações de implementação e promoção de abertura de dados no âmbito da Universidade Federal da Fronteira Sul, a UFFS divulgou o Plano de Dados Abertos (PDA) da Instituição.

O Plano tem como objetivos promover a organização e disponibilização dos dados, seguindo os princípios de transparência na gestão administrativa e acadêmica, contemplando todos os serviços e processos necessários para disseminar os dados e informações para a comunidade interna e externa, propiciando maior suporte à tomada de decisão pelos gestores públicos e estimulando o controle social.

O PDA da UFFS também vem ao encontro do disposto na Lei de Acesso à Informação, na Instrução Normativa SLTI nº 4, de 13 de abril de 2012 (que institui a Infraestrutura Nacional de Dados Abertos), bem como os compromissos assumidos pelo Brasil no âmbito do Plano de Ação Nacional sobre Governo Aberto.

De acordo com o diretor de Planejamento, Henrique Dagostin, a UFFS já disponibiliza dados relativos à Graduação, Pós-Graduação e Assuntos Estudantis, e o PDA 2020-2022 prevê cronograma para a abertura de dados relativos à Extensão e Cultura, Gestão de Pessoas, estrutura institucional, patrimônio e acervo bibliográfico, que serão divulgados no Portal Brasileiro de Dados Abertos, no site dados.gov.br. e no endereço dados.uffs.du.br. Para Dagostin, o PDA fortalece a transparência ativa da Universidade e aproxima a sociedade da Instituição ao permitir a ampliação do controle social perante a gestão institucional.

De acordo com o reitor da UFFS em exercício, Claunir Pavan, a abertura de dados é uma política inteligente para modernizar a gestão pública e estreitar o relacionamento com o cidadão. “Usando a tecnologia temos condições de disponibilizar, mais facilmente e proativamente, peças de informação estruturadas para que qualquer interessado faça suas próprias análises, viabilizando a transparência e controle social. A UFFS, preocupada com a transparência ativa, já disponibiliza um conjunto de dados e está trabalhando para abrir mais em breve. A gestão da UFFS apoia esta iniciativa e considera que esses dados são uma rica fonte para a inovação, para a ciência aberta, uma oportunidade para expandirmos as fronteiras da Instituição de mãos dadas com a sociedade”, afirmou.

Para acessar o Plano de Dados Abertos acesse o link abaixo:

PDA