UFFS publica relato integrado ano-base 2018
A peça tem nova abordagem e demonstra os resultados alcançados frente aos objetivos estabelecidos

Publicado em: 12 de abril de 2019 09h04min / Atualizado em: 15 de abril de 2019 14h04min

A UFFS publicou, recentemente, o relato integrado referente ao exercício de 2018. A peça, que é uma forma de prestação de contas, é uma exigência do Tribunal de Contas da União (TCU).

A novidade é que, a partir desse ano, o TCU promoveu um rearranjo na estrutura geral do relatório de gestão. A Decisão Normativa TCU 170/2018 aponta que novo modelo deve apresentar um relatório conciso e conter apenas informações relevantes, que afetem a capacidade da UFFS de alcançar os seus objetivos. O antigo modelo era bastante técnico, com uma linguagem específica. Este novo tem a sociedade como destinatária primordial e, por isso, é redigido em uma linguagem voltada para o cidadão e com foco nos resultados alcançados, garantindo a transparência, a credibilidade e a utilidade das prestações de contas.

O diretor de Planejamento, Luiz Victor Pittella Siqueira, explica que o conteúdo e as diretrizes para elaboração dessa versão foram definidos com base no modelo de relato integrado, que vem sendo implementado por diversas organizações no mundo todo, em razão de suas vantagens como instrumento de gestão e comunicação corporativa. “O relato integrado é uma nova abordagem para preparação de relatórios baseada em processos de controle e gestão que tem por objetivo divulgar informações concisas, relevantes e estratégicas para a gestão integrada, comunicação interna e prestação de contas. O relato integrado representa uma evolução nos processos de gestão organizacional e comunicação corporativa”, afirma.

Print de uma das páginas internas do Relato Integrado 2018

Para o diretor, a adoção do relato integrado melhora a transparência dos atos da gestão “por tornar as informações dos relatórios de gestão mais claras, além de permitir a avaliação do resultado das organizações públicas de forma integrada e de acordo com os objetivos e metas por ela definidos. Também ajuda a criar uma relação de confiança entre as partes interessadas ao exigir que sejam apontadas não apenas os sucessos, mas, também, as dificuldades e limitações. Além disso, a prestação de contas, ao adotar o pensamento integrado e o olhar interiorizado, permite a melhoria dos processos de controle e gestão”.

O relatório está disponível para consulta.