Publicado em: 10 de março de 2020 09h03min / Atualizado em: 11 de março de 2020 11h03min
A Comissão Permanente de Avaliação de Documentos da UFFS (CPAD – UFFS) informa que foi publicado o Termo de Eliminação de Documentos relativo à eliminação realizada na última segunda-feira (09), na qual foram destinados para a reciclagem 16,54 metros lineares (430 kg) de documentos relativos ao Edital de Ciência de Eliminação de Documentos nº 1/CPAD/UFFS/2020, publicado no Diário Oficial da União (DOU), edição 10, seção 3, página 78, de 15 de janeiro de 2020.
Em 2015 e em 2018 já foram eliminados cerca de 1 tonelada de documentos destituídos de valor. Nessa terceira eliminação, foram somados mais 430 kg, o que resultou em 53,77 metros lineares, ou seja, aproximadamente 283 caixas de arquivo.
A eliminação de documentos traz como benefícios o ganho de tempo na busca de informações; a economia de espaço físico destinado ao arquivamento; a segurança e confidencialidade das informações; a otimização do tempo das atividades e dos processos.
PROCEDIMENTO
O procedimento de eliminação de documentos faz parte da Política de Gestão de Documentos Arquivísticos da UFFS, instituída pela Resolução nº 13/CONSUNI/UFFS/2016 que, entre outras coisas, indica os procedimentos para manutenção e arquivamento dos documentos na fase corrente, a transferência para arquivo intermediário, o recolhimento para guarda permanente e a eliminação dos destituídos de valor para servir como referência, prova, informação e/ou fonte de pesquisa, após expirados os prazos de guarda previstos na Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos da UFFS.
Assim, a eliminação de documentos arquivísticos no âmbito da UFFS, além de observar a Resolução nº 40 do Conarq, de 9 de dezembro de 2014, que dispõe sobre os procedimentos para a eliminação de documentos no âmbito dos órgãos e das entidades integrantes do Sistema Nacional de Arquivos – SINAR, segue as determinações da Portaria nº 626/GR/UFFS/2018, que normatiza os procedimentos internos para a destinação de documentos arquivísticos para eliminação.
Conforme o artigo 12 da Portaria nº 626/GR/UFFS/2018, a eliminação dos documentos arquivísticos deve ser efetuada por meio de fragmentação manual ou mecânica, pulverização, desmagnetização ou reformatação, com garantia de que a descaracterização dos documentos não possa ser revertida, impossibilitando, assim, a recuperação das informações.
A UFFS adotou a fragmentação para o suporte papel, que foi realizada na empresa ABPEL Comércio de Papéis Ltda, sob a supervisão da presidente da CPAD, Cinara Reis Flores, e do arquivista do Departamento de Gestão Documental, Eliseu dos Santos Lima, que acompanharam os procedimentos de descaracterização dos documentos. Após a eliminação, os materiais resultantes foram destinados à Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis Solidários de Chapecó – ARSOL, conforme orientação do Decreto nº 5.940, de 25 de outubro de 2006, que institui a separação de resíduos recicláveis descartados pelos órgãos da administração pública federal e a sua destinação às associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis.
Mais informações podem ser obtidas na página da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
29 de novembro de 2024
Nossa UFFS
27 de novembro de 2024
Informe UFFS
25 de novembro de 2024
Eventos