UFFS realiza evento de lançamento do primeiro doutorado ofertado pela Instituição
Evento ocorre on-line na segunda-feira (15), a partir das 19h30

Publicado em: 12 de março de 2021 15h03min / Atualizado em: 11 de março de 2021 17h03min

Na próxima segunda-feira (15), às 19h30, está marcado o evento de lançamento do primeiro curso de doutorado ofertado pela Universidade Federal da Fronteira Sul. Aberto a todos os interessados, o evento poderá ser acompanhado pelo canal do YouTube Practice UFFS Lives.

O curso de doutorado é integrante do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL) da UFFS. O evento contará com a participação dos seguintes integrantes da gestão e da comunidade acadêmica:
– Marcelo Recktenvald, reitor da UFFS;
– Jaime Giolo, reitor da UFFS de 2011 a 2019 (período em que o APCN do doutorado foi escrito);
- Amanda Scherer, docente da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), consultora da Avaliação da Proposta de Curso Novo (APCN) do PPGEL/UFFS;
– Clevison Luiz Giacobbo, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFFS;
– Joviles Vitório Trevisol, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFFS de 2010 a 2019;
- Aline Peixoto Gravina, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL) da UFFS;
– Angela Derlise Stübe, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UFFS de 2017 a 2019 e presidente do GT da proposta do APCN de doutorado.

A palestrante convidada é a professora doutora Germana Maria Araújo Sales, coordenadora da área de Linguística e Literatura da CAPES. O tema da palestra será  "Os desafios na pós-graduação com relação aos novos parâmetros de avaliação".

O curso de doutorado em Estudos Linguísticos da UFFS foi reconhecido pela Portaria nº 997, de 23 de novembro de 2020, do Ministério da Educação, publicada no DOU em 24 de novembro de 2020 (edição 224, seção 1, página 26). A partir dessa data, o Programa tem 24 meses para iniciar o curso, que já foi aprovado nas instâncias superiores da UFFS.

Conforme a APCN, esse doutorado tem por objetivo a formação de recursos humanos de alto nível para pesquisa avançada no campo dos Estudos da Linguagem, a fim de resolver problemas de diferentes segmentos da sociedade, como a educação básica e a formação superior.

As pesquisas desenvolvidas pelo PPGEL possibilitam a formação sólida de pesquisadores e de recursos humanos em língua e cognição; língua e variação e mudança linguística; língua e produção de sujeitos e de subjetividades. A integração desses diferentes estudos, com enfoques teórico-metodológicos distintos, permite a formação em uma única área de concentração: Estudos Linguísticos.

O corpo docente é formado por 12 doutores com formação em Linguística, Linguística Aplicada e em Literatura, cujos trabalhos estão vinculados a uma das três linhas de pesquisa do PPGEL: Práticas Discursivas e Subjetividade; Diversidade e Mudança Linguística; Língua, Cognição: representação, processamento e aquisição da linguagem.

As linhas de pesquisa abarcam estudos sustentados por eixos teórico-metodológicos diversos, como Análise de Discurso, Sociolinguística Variacionista, Dialetologia, Psicolinguística, Sintaxe Gerativa, Tradução, Funcionalismo. Todos esses estudos são, de modo articulado, voltados para a produção do conhecimento tanto da realidade linguística e discursiva regional de línguas diversas, além do português, quanto para pesquisas mais universais, que possibilitam a formação consistente de pesquisadores aptos a planejar políticas para línguas e ensino nos seus respectivos espaços de atuação, contribuindo para a melhoria da educação básica e da formação de nível superior.