UFFS realiza I Seminário Regional de Educação Integral

Publicado em: 16 de agosto de 2012 08h08min / Atualizado em: 24 de março de 2017 08h03min

Iniciou hoje (16) o I Seminário Regional de Educação Integral: a pesquisa na UFFS - contribuições para o debate. O seminário é uma atividade prevista do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Integral oferecido pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) em Chapecó. Segundo a professora e coordenadora do curso de pós-graduação, Aurelia Lopes Gomes, o evento tem como objetivo debater as políticas públicas em Educação Integral, sua importância para o desenvolvimento da educação básica e os desafios que se colocam na sua implantação no cenário atual da educação brasileira.

De acordo com o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Joviles Trevisol, quando se fala em educação integral, a UFFS é vanguardista. “Somos uma das primeiras instituições públicas a oferecer especialização na área e para nós é um grande desafio formar professores para atuar na educação de tempo de integral. Mas, como no campo da educação, sempre temos a sensação de estar começando algo, assumimos esse desafio e já estamos formando a primeira turma, que, durante este seminário, apresentará os projetos de conclusão de curso, trabalhos que refletem a caminhada e pesquisa do tema”, afirmou.

Aurélia também comenta que o seminário é uma oportunidade de juntar alunos de graduação, pós-graduação e também profissionais da educação. “Estamos aqui para produzir conhecimento, debater um tema que ainda nos assusta, pois a educação de tempo integral ainda é nova e surge em um ambiente permeado por dúvidas. É preciso que encaremos essa nova forma de educação como um direito das nossas crianças, pois no país, muitas crianças ainda não tem acesso a uma educação cognitiva, cultural”, ressaltou a coordenadora.

O evento, que continua com programação no dia 17, conta com cerca de 400 inscritos e se constitui de palestras com pesquisadores do tema no país e mesas temáticas das linhas de pesquisa do curso, apresentação de experiências de educação integral e em tempo integral que ocorrem nas escolas da região da UFFS, nos três estados do sul. Ainda durante o evento serão apresentadas as monografias dos acadêmicos do curso de especialização, como resultado das pesquisas por eles realizadas.

A palestra que abriu os trabalhos do Seminário foi a da professora Verônica Branco, representante do Programa Mais Educação da Universidade Federal do Paraná, que trouxe para a mesa o tema “Educação Integral no Sul do Brasil: concepções e práticas”.

Confira a programação do Seminário:

Dia 16 de agosto - Tarde

Mesa 01 – Sala 2-2-4 – 13h30 às 16h

Coordenação

 

Angela Derlise Stub

Mary Stella Surdy

Leitura na perspectiva da educação integral – ensino médio inovador.

IRENE CRISTINA KOHLER

Literatura infantil no contexto da Escola Parque Cidadã Leonel de Moura Brizola, do município de Chapecó-SC

JAQUELINE TATIANE ZUFFO

Contribuição da atividade de jornal escolar – macrocampo comunicação e uso de mídias – para formação integral do estudante

CLARICE PFERL

 

Mesa 02 – Sala 01-02-09 – 13h30 às 16h

Coordenação

 

Antonio Valmor de Campos

A educação integral e a evasão dos jovens do meio rural – uma análise em pequenos municípios do oeste catarinense

JULIANO COLLET

Educação integral: a educação física inclusiva na escola de tempo integral

FERNANDO RODRIGO DALL IGNA

Educação integral e direitos humanos

ADRIANA SALETE JULKOVSKI

 

Mesa 03 – Sala 02-02-05 – 13h30 às 16h

Coordenação

 

 

 

Rodrigo Manoel Dias da Silva

A educação integral, o papel do gestor na articulação escola-comunidade

ANACLETO ZANELLA

Educação integral em jornada ampliada: desafios e perspectivas para se tornar política pública no município de Erechim-RS

JULIANA WRUBLEWSKI

Em busca de uma educação integral para o ensino noturno – ênfase ao ensino médio

 

VLADIMIR STOLZENBERG TORRES

 

 

Mesa 04 – Sala 01.03.07 – 13h30 às 16h

Coordenação

 

Jose Carlos Radin

O significado da memória nas escolas de educação integral.

DANIELA CRISTINA TOIGO

Educação integral: inter e transdisciplinaridade: desafios na prática docente

FRANCIELI MARIA COSTA

Educação integral no Seminário de Fátima.

JORGE VALDAIR PSIDONIK

 

Dia 16 de agosto – Noite

 

19h – Palestra - Educação integral no Brasil: contribuições do Programa Mais Educação.

Prof.ª Dra. Maria Beatriz Pauperio Titton – UNIRITTER

Local: Auditório do Lang Palace Hotel

 

Dia 17 de agosto – MANHÃ

Local: UFFS Unidade Bom Pastor

 

Mesa 05 – Sala 01.03.07 – 8h30 às 11h

Coordenação

 

 

Rosenei

Cella

 

 

Educação Integral e os desafios para a Escola Pública Contemporânea

ELAINE APARECIDA LORENZON

As ações sociais na escola de tempo integral: uma análise na EPC Leonel de Moura Brizola.

EDNA MENEGATTI

Educação não formal e educação integral: perspectivas da participação dos conselhos no CEE/SC

LARISSA BRAND BACK

 

Mesa 06 – Sala 02.02.05 – 8h30 às 11h

 

 

 

 

 

Dirceu Ruaro

Educação de tempo integral: um repensar do agir educativo no município de Vitorino -PR.

ROSANE LANZARIN

A escola em tempo integral e a importância da formação continuada dos professores

MARLE JAQUELINEMENIN

Participação da família na proposta de educação integral no programa Mais Educação da Escola, São João no município de Pato Branco – PR, sob o um olhar do Serviço Social

ROSA MARIA PELEGRINI

Educação em tempo integral e as principais teorias da aprendizagem

VERA LUCIA CORREA DE ALMEIDA

 

 

Mesa 07 – Auditório – 8h30 às 11h

 

 

 

 

Adriana Salete Loss

 

 

 

A implantação da educação integral no Ensino Médio

DIRCEU JOSÉ FERRAZZO

Educação integral em jornada ampliada: um olhar sobre o currículo

CARINA SANTIN ZANCHETT

As experiências de ensino médio integral na região sul.

ANGELA MARIA GIROTTO

Proposta pedagógica para a educação infantil em tempo integral a luz de Paulo Freire.

MARIÂNGELA VAROTTO

Educação integral na perspectiva Freiriana

ADRIELLE DE OLIVEIRA BOAVENTURA

 

 

 

 Dia 17 de agosto – TARDE

Local: UFFS Unidade Bom Pastor

 

Mesa 08 – Sala 02-02-05 – 13h30 às 16h

 

 

 

Aurélia Lopes Gomes

Educação Integral de Tempo Integral e Interdisciplinaridade na Escola do Campo

MARGARETE TIRONI

Educação Integral: tempo e currículo integrado

ANDRÉ DETONI

A organização dos tempos e espaços na educação integral da EPC Leonel de Moura Brizola, em Chapecó-SC

IEDA MARIA SECCO

Educação integral na rede municipal de Xanxerê: dificuldades na implementação

DIONIS ALÉX TOIGO

 

 

Mesa 09 – Sala 01-03-07 – 13h30 às 16h

 

 

 

 

Solange Maria Alves

Modificabilidade cognitiva e aprendizagem escolar.

ANGELA ZAMONER

Capoeira e educação integral: diálogos entre aprender e ensinar

MARCELO PERTUSSATTI

Contribuições da psicologia para a educação integral.

DAIANE GRASIELA NADALETTI

Do esquecimento do corpo ao desafio de despertar a inteligência corpórea.

MARCELO MIORELLI ANTUNES DOS SANTOS

 

Mesa 10 – Auditório Bom Pastor– 13h30 às 16h

 

 

 

 

 

Élsio José Corá

Um olhar investigativo sobre o projeto Tecendo Redes no Programa Mais Educação na perspectiva do Bairro Educador.

CARLA TALGATTI

Educação integral a partir de Hannah Arendt

EDUARDO MORELLO

Contrapontos entre Makarenko – medida socioeducativa e a Educação Integral

IRACI LUSA

Financiamento na Educação Integral

LUÍSA GUIOMAR ARESI JORGE

O planejamento estratégico nas escolas municipais de educação de tempo integral no município de Chapecó-SC.

SÉRGIO BEGNINI