Publicado em: 16 de agosto de 2012 08h08min / Atualizado em: 24 de março de 2017 08h03min
Iniciou hoje (16) o I Seminário Regional de Educação Integral: a pesquisa na UFFS - contribuições para o debate. O seminário é uma atividade prevista do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Integral oferecido pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) em Chapecó. Segundo a professora e coordenadora do curso de pós-graduação, Aurelia Lopes Gomes, o evento tem como objetivo debater as políticas públicas em Educação Integral, sua importância para o desenvolvimento da educação básica e os desafios que se colocam na sua implantação no cenário atual da educação brasileira.
De acordo com o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Joviles Trevisol, quando se fala em educação integral, a UFFS é vanguardista. “Somos uma das primeiras instituições públicas a oferecer especialização na área e para nós é um grande desafio formar professores para atuar na educação de tempo de integral. Mas, como no campo da educação, sempre temos a sensação de estar começando algo, assumimos esse desafio e já estamos formando a primeira turma, que, durante este seminário, apresentará os projetos de conclusão de curso, trabalhos que refletem a caminhada e pesquisa do tema”, afirmou.
Aurélia também comenta que o seminário é uma oportunidade de juntar alunos de graduação, pós-graduação e também profissionais da educação. “Estamos aqui para produzir conhecimento, debater um tema que ainda nos assusta, pois a educação de tempo integral ainda é nova e surge em um ambiente permeado por dúvidas. É preciso que encaremos essa nova forma de educação como um direito das nossas crianças, pois no país, muitas crianças ainda não tem acesso a uma educação cognitiva, cultural”, ressaltou a coordenadora.
O evento, que continua com programação no dia 17, conta com cerca de 400 inscritos e se constitui de palestras com pesquisadores do tema no país e mesas temáticas das linhas de pesquisa do curso, apresentação de experiências de educação integral e em tempo integral que ocorrem nas escolas da região da UFFS, nos três estados do sul. Ainda durante o evento serão apresentadas as monografias dos acadêmicos do curso de especialização, como resultado das pesquisas por eles realizadas.
A palestra que abriu os trabalhos do Seminário foi a da professora Verônica Branco, representante do Programa Mais Educação da Universidade Federal do Paraná, que trouxe para a mesa o tema “Educação Integral no Sul do Brasil: concepções e práticas”.
Confira a programação do Seminário:
Dia 16 de agosto - Tarde
Mesa 01 – Sala 2-2-4 – 13h30 às 16h
Coordenação
Angela Derlise Stub Mary Stella Surdy |
Leitura na perspectiva da educação integral – ensino médio inovador. |
IRENE CRISTINA KOHLER |
Literatura infantil no contexto da Escola Parque Cidadã Leonel de Moura Brizola, do município de Chapecó-SC |
JAQUELINE TATIANE ZUFFO |
|
Contribuição da atividade de jornal escolar – macrocampo comunicação e uso de mídias – para formação integral do estudante |
CLARICE PFERL |
Mesa 02 – Sala 01-02-09 – 13h30 às 16h
Coordenação
Antonio Valmor de Campos |
A educação integral e a evasão dos jovens do meio rural – uma análise em pequenos municípios do oeste catarinense |
JULIANO COLLET |
Educação integral: a educação física inclusiva na escola de tempo integral |
FERNANDO RODRIGO DALL IGNA |
|
Educação integral e direitos humanos |
ADRIANA SALETE JULKOVSKI |
Mesa 03 – Sala 02-02-05 – 13h30 às 16h
Coordenação
Rodrigo Manoel Dias da Silva |
A educação integral, o papel do gestor na articulação escola-comunidade |
ANACLETO ZANELLA |
Educação integral em jornada ampliada: desafios e perspectivas para se tornar política pública no município de Erechim-RS |
JULIANA WRUBLEWSKI |
|
Em busca de uma educação integral para o ensino noturno – ênfase ao ensino médio |
VLADIMIR STOLZENBERG TORRES |
Mesa 04 – Sala 01.03.07 – 13h30 às 16h
Coordenação
Jose Carlos Radin |
O significado da memória nas escolas de educação integral. |
DANIELA CRISTINA TOIGO |
Educação integral: inter e transdisciplinaridade: desafios na prática docente |
FRANCIELI MARIA COSTA |
|
Educação integral no Seminário de Fátima. |
JORGE VALDAIR PSIDONIK |
Dia 16 de agosto – Noite
19h – Palestra - Educação integral no Brasil: contribuições do Programa Mais Educação.
Prof.ª Dra. Maria Beatriz Pauperio Titton – UNIRITTER
Local: Auditório do Lang Palace Hotel
Dia 17 de agosto – MANHÃ
Local: UFFS Unidade Bom Pastor
Mesa 05 – Sala 01.03.07 – 8h30 às 11h
Coordenação
Rosenei Cella
|
Educação Integral e os desafios para a Escola Pública Contemporânea |
ELAINE APARECIDA LORENZON |
As ações sociais na escola de tempo integral: uma análise na EPC Leonel de Moura Brizola. |
EDNA MENEGATTI |
|
Educação não formal e educação integral: perspectivas da participação dos conselhos no CEE/SC |
LARISSA BRAND BACK |
Mesa 06 – Sala 02.02.05 – 8h30 às 11h
Dirceu Ruaro |
Educação de tempo integral: um repensar do agir educativo no município de Vitorino -PR. |
ROSANE LANZARIN |
A escola em tempo integral e a importância da formação continuada dos professores |
MARLE JAQUELINEMENIN |
|
Participação da família na proposta de educação integral no programa Mais Educação da Escola, São João no município de Pato Branco – PR, sob o um olhar do Serviço Social |
ROSA MARIA PELEGRINI |
|
Educação em tempo integral e as principais teorias da aprendizagem |
VERA LUCIA CORREA DE ALMEIDA |
Mesa 07 – Auditório – 8h30 às 11h
Adriana Salete Loss
|
A implantação da educação integral no Ensino Médio |
DIRCEU JOSÉ FERRAZZO |
Educação integral em jornada ampliada: um olhar sobre o currículo |
CARINA SANTIN ZANCHETT |
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As experiências de ensino médio integral na região sul. |
ANGELA MARIA GIROTTO |
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Proposta pedagógica para a educação infantil em tempo integral a luz de Paulo Freire. |
MARIÂNGELA VAROTTO |
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Educação integral na perspectiva Freiriana |
ADRIELLE DE OLIVEIRA BOAVENTURA |
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Dia 17 de agosto – TARDE
Local: UFFS Unidade Bom Pastor
Mesa 08 – Sala 02-02-05 – 13h30 às 16h
Aurélia Lopes Gomes |
Educação Integral de Tempo Integral e Interdisciplinaridade na Escola do Campo |
MARGARETE TIRONI |
Educação Integral: tempo e currículo integrado |
ANDRÉ DETONI |
|
A organização dos tempos e espaços na educação integral da EPC Leonel de Moura Brizola, em Chapecó-SC |
IEDA MARIA SECCO |
|
Educação integral na rede municipal de Xanxerê: dificuldades na implementação |
DIONIS ALÉX TOIGO |
Mesa 09 – Sala 01-03-07 – 13h30 às 16h
Solange Maria Alves |
Modificabilidade cognitiva e aprendizagem escolar. |
ANGELA ZAMONER |
Capoeira e educação integral: diálogos entre aprender e ensinar |
MARCELO PERTUSSATTI |
|
Contribuições da psicologia para a educação integral. |
DAIANE GRASIELA NADALETTI |
|
Do esquecimento do corpo ao desafio de despertar a inteligência corpórea. |
MARCELO MIORELLI ANTUNES DOS SANTOS |
Mesa 10 – Auditório Bom Pastor– 13h30 às 16h
Élsio José Corá |
Um olhar investigativo sobre o projeto Tecendo Redes no Programa Mais Educação na perspectiva do Bairro Educador. |
CARLA TALGATTI |
Educação integral a partir de Hannah Arendt |
EDUARDO MORELLO |
|
Contrapontos entre Makarenko – medida socioeducativa e a Educação Integral |
IRACI LUSA |
|
Financiamento na Educação Integral |
LUÍSA GUIOMAR ARESI JORGE |
|
O planejamento estratégico nas escolas municipais de educação de tempo integral no município de Chapecó-SC. |
SÉRGIO BEGNINI |
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