UFFS recebe os professores visitantes sêniors

Publicado em: 23 de agosto de 2012 08h08min / Atualizado em: 24 de março de 2017 08h03min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) realizou hoje (23) o seminário de apresentação dos professores visitantes sêniors. Foram cinco, dos oito professores aprovados pel edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Os docentes aprovados tem uma bolsa da CAPES para um período de 24 meses. Eles atuarão na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e junto aos Grupos de Trabalho da Pós-Graduação, com a finalidade de contribuir com o processo de criação e consolidação dos mestrados e doutorados que a instituição pretende implantar.

De acordo com o Diretor de Pós-graduação, José Carlos Radin, a presença desses professores é de fundamental importância para a implantação e consolidação dos programas de Pós-graduação na UFFS. “Se trata de um grupo de professores com ampla experiência e de alta qualificação no âmbito da pesquisa e da pós-graduação, o que reforçará sobremaneira a construção das propostas de Programas Stricto Sensu que vem sendo concebidas pelos diferentes Grupos de Trabalho da instituição. É importante salientar que o programa de Estudos Linguísticos, já em andamento, terá a contribuição de dois professores visitantes”, destacou Radin.

O Reitor da Universidade, Jaime Giolo, corrobora as colocações de Radin e afirma, ainda, que a recepção feita aos professores visitantes explicita a expectativa da Instituição em relação ao trabalho que será desenvolvido. “A Capes nos beneficiou com a aprovação de oito professores sêniors, o que significa que a qualidade dos projetos enviados foi reconhecida e isso mostra o empenho e a perspectiva de investimento que a UFFS tem para a pesquisa e para os programas de pós-graduação”, avaliou. “Somos uma instituição bastante nova mas, já somos grande e, principalmente, dinâmica e a chegada de pesquisadores de alto nível intelectual e trajetória renomada só enriquecerá nossa fase de consolidação e, principalmente, contribuirá de maneira significativa para o processo científico-cultural de partilha de saberes e práticas”, completou Giolo.

Segundo o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFFS, Joviles Trevisol, trata-se de mais uma importante conquista. “Temos muitas razões para comemorar. A proposta institucional que elaboramos foi bem recebida. Candidatamos dez docentes e tivemos oito propostas de docentes aprovadas. Desses, sete docentes virão para a UFFS. Na prática, logo mais a UFFS terá mais sete professores que acumulam grande experiência em pesquisa e em pós-graduação”, ressaltou.

O que dizem os professores

A tarde desta quinta-feira (23) foi de apresentações. Cada professor visitante apresentou, em linhas gerais, sua proposta de projeto para os grupos determinados. Mas, mais que isso, o momento serviu para que a comunidade acadêmica da UFFS conhecesse os docentes que atuarão junto à instituição nos próximos 24 meses.

Os professores visitantes, como é requisito do edital, são professores de trajetória consolidada e também aposentados. De acordo com o professor sênior Angel Pino Sirgado, que é ligado ao GT de Educação, atuar junto à UFFS é uma oportunidade de respirar o novo. “O projeto inovador dessa instituição, que ainda está se consolidando no mundo acadêmico, me estimulou muito. Atuar como professor sênior é a oportunidade de sair da letargia e retomar o trabalho que tanto me dá prazer”, destacou.

Já o professor visitante que atuará junto aos GT´s de Agroecologia e Meio Ambiente e Desenvolvimento, Sergio Roberto Martins, afirmou que um dos pontos que mais chamou a atenção e o fez aceitar a proposta do projeto é a novidade. “Estamos aqui para dialogar interdisciplinarmente. Atuaremos junto aos grupos de pesquisa, mas também não nos cercearemos a isso, podendo atender de diversas maneiras a comunidade acadêmica, seja da pesquisa, pós-graduação ou graduação. O que mais me motivou foi a oportunidade de participar, de forma ativa e definida, do processo de fixação e consolidação da UFFS nas suas regiões”, finalizou Martins.

As áreas de atuação

De acordo com o Edital 06/2012 - Programa Professor Visitante Nacional Sênior (PVNS) da Capes, a UFFS foi a instituição com o maior número de professores aprovados.

Entre outros requisitos, para participar do programa de professor visitante, o docente precisa ser portador de título de Doutor, ou equivalente, há pelo menos 10 anos; estar aposentado ou oficialmente licenciado a partir do momento de implementação e durante o período da bolsa; ter sido docente ou pesquisador de reconhecida competência em sua área e ter produção científica relevante e ser bolsista de produtividade em pesquisa nível 1 do CNPq.

Confira na tabela abaixo os docentes selecionados e as áreas afins.

 

Professor

Vínculo – GT/Área

Campus

Angel Pino Sirgado

Educação

Chapecó – SC

Carlos Mioto

Estudos Linguísticos

Chapecó – SC

Cesar Roberto Esper

Saúde Animal

Realeza – PR

Ester Mirian Scarpa

Estudos Linguísticos

Chapecó – SC

Gentil Corazza

Ciências Sociais

Chapecó – SC

Sergio Roberto Martins

Agroecologia

Chapecó – SC

Valmir Francisco Muraro

História

Chapecó – SC