UFFS será parceira do Museu do Rádio
Iniciativa é do Grupo Condá de Comunicação.

Publicado em: 07 de outubro de 2021 16h10min / Atualizado em: 07 de outubro de 2021 17h10min

A Universidade Federal da Fronteira da Sul (UFFS) será parceira do Grupo Condá de Comunicação para o estabelecimento e funcionamento do Museu do Rádio, que está sendo criado pelo grupo Condá. O Museu será instalado na sede do grupo e terá peças e artefatos que contam a história do desenvolvimento do próprio rádio enquanto tecnologia de comunicação, bem como a história de criação e desenvolvimento das emissoras no município de Chapecó.

O espaço contará com experiência de imersão e também será uma forma para que os visitantes aprendam sobre a história desse tipo de tecnologia sob o prisma interdisciplinar de ciências como a Física, a Sociologia, a História e a Filosofia. As tecnologias de comunicação e informação (TICs) são um importante vetor de mudança de paradigmas sociais e também constituem uma forma peculiar de compreender a evolução das sociedades. Serão disponibilizados no museu conteúdos de divulgação científica a partir dos elementos disponíveis para visualização.

A partir do estabelecimento de um convênio, a UFFS contribuirá na elaboração de uma experiência de imersão em momentos importantes da radiodifusão em relação à história da Associação Chapecoense de Futebol e também poderá desenvolver estágios acadêmicos no Museu que, depois de inaugurado, receberá visitas guiadas de escolas e colégios da região.

O espaço ainda contará com um amplo auditório que poderá ser utilizado para cursos de formação e palestras que poderão ser promovidas pelos cursos da UFFS. De acordo com pró-reitor de graduação, Jeferson Saccol Ferreira, trata-se de uma importante inciativa que intensifica a relação universidade/comunidade, na medida em que fortalece vínculos e atitudes empreendedoras e possibilidade que a Universidade esteja presente nos vários espaços da sociedade que constitui o seu entorno.

Participaram da reunião de trabalho a diretora do Grupo Condá, Luciana Lang; o repórter Rangel Agnolin; o pró-reitor de Graduação da UFFS, Jeferson Saccol Ferreira; o assessor especial de Governança e Integridade, Fabiano Geremia; o assessor de Inovação Tecnológica na Educação, Nedilso Brugnera, e o diretor de Comunicação Social, Maurício Fernando Bozatski, que será o responsável  pelo convênio na UFFS.