Publicado em: 20 de dezembro de 2012 08h12min / Atualizado em: 24 de março de 2017 15h03min
Em menos de três anos de funcionamento, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) tem seu segundo mestrado aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O projeto foi submetido à Capes em junho de 2012, tendo, em seguida, recebido parecer favorável no âmbito da Comissão de Avaliação e do Conselho Técnico Científico (CTC). O resultado final encontra-se publicado na página do órgão (www.capes.gov.br).
A implantação do novo programa de pós-graduação ocorrerá no ano de 2013. No dia 19 de fevereiro será realizado um seminário de apresentação do curso à comunidade acadêmica e às secretarias municipais de educação, gerências regionais de educação e demais instituições de ensino básico e superior. Em abril será lançado o edital de seleção da primeira turma, com início das aulas em agosto.
O reitor da UFFS, Jaime Giolo, comemorou mais essa conquista institucional. Segundo ele, a aprovação do Mestrado em Educação representa “sinais fortes da consolidação da UFFS nas regiões onde está atuando”. Nessa linha, Giolo enfatiza que implantar um curso de mestrado na área da educação “é mais um passo no cumprimento dos maiores objetivos e compromissos assumidos pela instituição para com a comunidade”.
Conforme o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Joviles Vitório Trevisol, “a aprovação do segundo programa de mestrado resulta do compromisso da UFFS com a pós-graduação e do trabalho dedicado de todos os envolvidos. Desde o processo de implantação da UFFS havia um apelo muito forte da comunidade regional por programas de mestrado e doutorado na área de educação. A formação de professores é um dos princípios estruturantes da UFFS; o Mestrado fortalece o nosso compromisso com a pesquisa em educação e com a melhoria da educação básica”.
Para a coordenadora do programa, Solange Maria Alves, o Mestrado atende a um dos grandes princípios da UFFS: a formação de professores. Assim, para além do foco da instituição na graduação, a UFFS também oferece um mestrado voltado à formação de professores.
O programa
Desde 2010, um grupo de trabalho, que teve aproximadamente 20 professores envolvidos, pensou e desenvolveu o projeto a ser enviado à Capes. O programa contará com 15 professores permanentes e três docentes colaboradores.
Conforme Solange, o Mestrado em Educação terá processos seletivos anuais; o primeiro oferecerá 20 vagas aos candidatos, e o curso será ofertado no Campus Chapecó.
O programa contará com duas linhas de pesquisa: Políticas Educacionais, que tem como propósito compreender as dimensões políticas do fenômeno educativo, especialmente os desdobramentos que assumem no interior dos processos de formulação, implementação, financiamento e avaliação das políticas públicas educacionais; e Conhecimento e Desenvolvimento nos Processos Pedagógicos, que investiga os saberes e os fazeres presentes nos processos pedagógicos, com foco na educação básica, analisa como os conhecimentos do senso comum e os conhecimentos científicos são gerados, transformados e se relacionam nos processos de ensino e de aprendizagem, como esses conhecimentos orientam as práticas pedagógicas no coletivo das instituições educacionais e são (re)produzidos nesses contextos e como essas práticas afetam o desenvolvimento dos sujeitos e dos grupos sociais, tanto na educação básica quanto nos cursos de formação de professores.
A pós-graduação na UFFS
Trevisol destaca, ainda, que o Plano de Desenvolvimento da Pós-Graduação da UFFS prevê a implantação de mais oito programas de pós-graduação até 2015, sediados nos diferentes campi. Para o próximo ano, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, em conjunto com os grupos de trabalho, está organizando o envio à Capes de mais três propostas.
“Dá muito alegria e entusiamo ver a pós-graduação stricto sensu se estruturando na UFFS e nesta região que, historicamente, ficou privada de cursos de mestrado e doutorado públicos e gratuitos. Com a pós-graduação vem a pesquisa, a produção científica, os laboratórios, os intercâmbios com outras instituições nacionais e internacionais, outros professores visitantes e seniores e, principalmente, muita cultura. A pós-graduação qualifica o ensino de graduação, a pesquisa e a extensão”.
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