UFFS tem Núcleo de Estudos em Cooperação

Publicado em: 14 de dezembro de 2012 07h12min / Atualizado em: 24 de março de 2017 15h03min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) realizou na manhã desta sexta-feira (14) o Seminário de lançamento do Núcleo de Estudos em Cooperação (NECOOP) da instituição.

O Núcleo é um dos frutos do acordo de cooperação internacional assinado pela UFFS e pela universidade espanhola de Mondragón em maio deste ano. “Este é um marco histórico para a UFFS, pois 2012 foi considerado o ano do cooperativismo e na véspera do Dia Nacional da Economia Solidária nos reunimos para institucionalizar o núcleo de professores e pesquisadores que trabalharão o tema dentro da UFFS”, pontua o vice-reitor e integrante do núcleo, Antônio Andrioli.

Ainda segundo o vice-reitor a instituição europeia é uma universidade cooperativa, integrante do Complexo Cooperativo de Mondragón, tida como uma das experiências mais exitosas do cooperativismo moderno, por isso a importância do acordo firmado com a UFFS. “Estamos aprendendo com a experiência deles e, em breve, queremos nos tornar referência na área, que já é um dos focos da nossa Universidade”, ressalta.

Durante o seminário, Fran Aller, ligado à Universidade de Mondragón, relatou a experiência cooperativista sediada no País Basco (Espanha), que reúne mais de 250 empresas cooperativadas nos mais diversos segmentos, englobando, em 2012, 88 mil funcionários. Aller friza que para chegar onde Mondragón está hoje, a educação, pesquisa e inovação sempre foram considerados pilares fundamentais.

O diretor de Estudos e Divulgação da Secretaria Nacional da Economia Solidária também participou do evento, destacando a importância desse novo modelo de gestão para o Brasil e para o mundo.

O reitor Jaime Giolo destacou que o núcleo recém constituído será fundamental para a formação dos acadêmicos. “O Necoop tem o objetivo geral de promover o associativismo e o cooperativismo como estratégias para o desenvolvimento e transformação social. Será articulado, cooperativado com as cooperativas da região afim de promover experiências práticas na sociedade. Será um espaço de pesquisa, ensino e extensão”, afirma.

Confira a Portaria 1162/GR/UFFS/2012, que designa os membros do Núcleo de Estudos em Cooperação (NECOOP).