UFFS terá curso de especialização em Segurança das Fronteiras
Aulas devem iniciar já neste semestre.

Publicado em: 10 de fevereiro de 2022 16h02min / Atualizado em: 11 de fevereiro de 2022 17h02min

Aprovada na Câmara de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura (CPPGEC), a UFFS passará a ter um novo curso de especialização lato sensu em Seguranças das Fronteiras. A proposta desse curso de pós-graduação surgiu de uma demanda apresentada pela Delegacia das Fronteiras (DIFRON), já que na região do oeste catarinense não são ofertados cursos de especialização voltados a atender as necessidades da área de segurança de regiões fronteiriças e de forma estratégica.

Além disso, a especialização em Segurança das Fronteiras é também uma demanda de diferentes órgãos públicos ligados ao desenvolvimento e segurança das fronteiras dos diferentes estados e representada pela Delegacia das Fronteiras. Para atender essa demanda, professores externos da UFFS, de áreas específicas que não puderam ser atendidas pelo corpo docente da UFFS, foram convidados a participar da pós-graduação.

Objetivos

O principal objetivo do curso é qualificar um grupo de profissionais que atuam na área de segurança estratégica, de forma a discutir e aprimorar a gestão de processos burocráticos, na aplicação de novas tecnologias na área de segurança, o que impacta na melhoria do atendimento dos serviços e profissionais dessa área para os estados e a União.

De acordo com a professora da UFFS e coordenadora da proposta, Clarissa Dalla Rosa, o curso vai buscar o desenvolvimento de profissionais que combatem a criminalidade e que impactam de diversas formas na sociedade, que vão desde a segurança para a promoção do bem-estar social até o crescimento econômico.

Curso

A pós-graduação vai ter como público-alvo pessoas com ensino superior que atuem em organizações públicas, preferencialmente na área da segurança. Ao término do curso, elas estarão habilitadas em noções de segurança pública.

Para Clarissa, mais do que unicamente melhorar o ensino de pós-graduação na região, o curso é ambicioso na tentativa de auxiliar no desenvolvimento da região de fronteira na área de segurança. “Temos a expectativa de alta procura pelo curso na região, não somente pela sua gratuidade, mas por ser um curso de especialização único na região”, afirmou.

Disciplinas como: “Análise de Dados Criminais de Segurança Pública”, “Entrevista e Interrogatório”, “Inteligência e Contra Inteligência em Regiões de Fronteira”, “Métodos e Técnicas de Pesquisa”, “Medicina Veterinária Legal”, “Crimes Transfronteiriços”, “Gerenciamento de Crise”, “Perícia Criminal em Regiões Fronteiriças”, “Agentes Infiltrados e Colaboração Premiada”, “Criminologia”, “Gestão de Segurança”, “Aviação de Segurança Pública”, “Cinotecnia – Intervenção com Cães”, “Terrorismo em Regiões de Fronteira” e claro, “Trabalho de Conclusão de Curso” deverão compor a formação.

Início

Com a aprovação feita pela CPPGEC, o edital do processo seletivo deverá ser publicado nos próximos dias, com a data de início da pós-graduação.