Publicado em: 03 de dezembro de 2024 11h12min / Atualizado em: 03 de dezembro de 2024 11h12min
A sétima edição da Olimpíada de Matemática do Oeste Catarinense (OMOC) foi finalizada no último sábado, dia 30 de novembro, com a entrega de medalhas, menções honrosas e do prêmio Escola Destaque. Neste ano, 88 escolas, de 24 municípios, participaram das provas, que mobilizaram mais de 11,8 mil estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio.
Foram, ao todo, 200 os premiados, com medalhas de ouro, prata e bronze e menções honrosas, em três níveis: Nível I – estudantes do 6° e 7° ano do Ensino Fundamental; Nível II – estudantes do 8° e 9° ano do Ensino Fundamental; e Nível III – estudantes do Ensino Médio. Houve, ainda, a entrega do prêmio Escola Destaque para a Escola Núcleo Deolindo Zílio, do município de Seara, que registrou o maior percentual de estudantes premiados em relação ao número de matriculados.
O coordenador geral da OMOC, Milton Kist, destaca que a realização da Olimpíada é possível devido ao apoio da UFFS, que coloca toda a sua estrutura à disposição, e ao trabalho conjunto de docentes e estudantes da Universidade. Além da equipe de organização, há acadêmicos estagiários e voluntários que auxiliam nos treinamentos e na aplicação das provas. Neste ano foram cerca de 70 voluntários. “Estas atividades contribuem muito na formação profissional destes estudantes, principalmente pelo contato direto que têm com os alunos da Educação Básica”, comenta.
“A OMOC só tem esse sucesso porque a gente consegue ter uma relação muito boa entre a Universidade e as escolas, por meio dos professores da área da Matemática, dos gestores e dos alunos, que realmente acreditam nesse trabalho”, pontua Kist. Ele ressalta que ano a ano a Olimpíada tem crescido, de forma natural, e atingido mais municípios, levando o nome da UFFS para novos espaços.
“O que a gente vê, no dia da premiação, a alegria no olhar dos alunos, o orgulho dos pais e dos professores que participam, faz com que a gente tenha toda a energia e queira que a OMOC tenha uma extensão cada vez maior. Estar inserida na comunidade é uma das metas da UFFS e a OMOC é um exemplo claro disso. Nós estamos inseridos realmente na comunidade e chegando a lugares longínquos e, muitas vezes, isolados. Atingimos desde uma escola da Linha Grápia, em Mondaí, até escolas da área central de Chapecó. Essa diversidade é que faz com que a Olimpíada seja tão legal e tenha essa inserção e amplitude tão grande”, enfatiza o coordenador geral.
A OMOC
Antes da aplicação das provas da OMOC, no período de abril a agosto, foram realizados treinamentos com os participantes, para auxiliá-los na preparação. Cerca de 460 estudantes foram contemplados de forma direta com estas atividades, que tiveram como foco a resolução de problemas.
A primeira fase de provas ocorreu nas escolas no dia 15 de agosto, com a aplicação de 10 questões objetivas. Ao todo, 11.821 estudantes participaram desta primeira etapa e, destes, 1.315 classificaram-se para a fase seguinte, realizada em 26 de outubro, na UFFS. Na segunda etapa a prova era composta por 5 questões discursivas.
A OMOC é organizada pela UFFS, com a colaboração da Associação Olimpíada Brasileira de Matemática. A Olimpíada tem como principais objetivos estimular o estudo da Matemática, influenciar na melhoria do ensino e detectar novos talentos.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03 de dezembro de 2024
Eventos
03 de dezembro de 2024
Nossa UFFS
03 de dezembro de 2024
Pós-Graduação
02 de dezembro de 2024
Eventos