Assentamento Funcional Digital: perspectivas arquivísticas
Assentamento Funcional Digital: perspectivas arquivísticas
“A digitalização de documentos é um processo que está se consolidando no mundo corporativo, propiciando redução de espaço físico ocupado por arquivos dentro das instituições e favorecendo a eficiência nas atividades laborais da Administração Pública. Além disso, com a utilização de softwares específicos no processo de digitalização, é possível proteger os arquivos com senhas e criptografia, o que dificulta o acesso de pessoas não autorizadas e propicia maior segurança aos documentos."
Cláudio Ribeiro Braga
Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos
Organizadores: Pedro Felipy Cunha da Silva e Jocelaine Zanini Rubim Link
Apresentação
Este livro, organizado por Pedro Felipy Cunha da Silva e Jocelaine Zanini Rubim Link, apresenta contribuições sobre as relações do Assentamento Funcional Digital (AFD) com as questões de custódia, segurança e autenticidade dos documentos, bem como quanto aos aspectos referentes à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e à terceirização do serviço de digitalização pelas instituições públicas. "Assentamento Funcional Digital: perspectivas arquivísticas" organiza-se em seis capítulos, escritos por arquivistas de sete instituições de ensino superior: as universidades federais da Paraíba (UFPB), de Alfenas (Unifal), do Rio Grande (Furg), da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e da Fronteira Sul (UFFS), e os institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac) e de Pernambuco (IFPE).
Prefaciado por Cláudio Ribeiro Braga, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, com apresentação do prof. Daniel Flores, da Universidade Federal Fluminense (UFF), a obra propicia ao leitor uma visão sobre o Assentamento Funcional Digital, assim como favorece a compreensão sobre a otimização do trabalho com o uso dos recursos tecnológicos e as vantagens da utilização do processo de digitalização de documentos físicos.
Sobre os organizadores
Pedro Felipy Cunha da Silva
Mestre em Ciência da Informação pela UFPB. Especialista em Gestão Pública pela Faculdade Internacional Signorelli. Bacharel em Ciências Contábeis pela UFPB. Bacharel em Arquivologia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Desenvolve pesquisa na área de metadados para preservação de registros digitais arquivísticos. Arquivista da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Responsável pela gestão arquivística e assessor acadêmico-administrativo da direção do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da UFPB. Membro da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD) e do Conselho Consultivo do Sistema de Arquivos (SiArq) da UFPB.
Jocelaine Zanini Rubim Link
Especialista em Patrimônio Cultural: conservação de Artefatos pela UFPEL. Especialista em Gestão em Arquivos pela UFSM. Especialista em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica pela UFRGS. Graduada em Arquivologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Direito Sistêmico pela UNOESC. Especialista em Lei Geral de Proteção de Dados pela Faculdade Legale. Especialista em Compliance Penal pela Faculdade UNIMAIS. Bacharel em Direito pela UNOESC. Arquivista na Universidade Federal da Fronteira Sul.