Linguagem e mente: estudos sobre identidade e percepção
Linguagem e mente: estudos sobre identidade e percepção
Organizadores: Derócio Felipe Perondi Meotti; Flávio Miguel de Oliveira Zimmermann; Newton Marques Peron; Bruno Ramos Mendonça; Arturo Fatturi
Apresentação
O livro trata de temas relacionados tanto à filosofia da linguagem quanto à filosofia da mente. Com relação à linguagem, alguns capítulos tratarão das relações entre os conceitos de identidade, necessidade, definições, descrições definidas, assim como sobre o modo como podemos pensar esses e outros problemas por meio de noções como designadores rígidos e seguir regras. Do lado da filosofia da mente, por sua vez, o leque também se desdobra em discussões relativas à mente, percepção e identidade pessoal. Nesses capítulos, o leitor encontrará discussões acerca de temas relacionados à intencionalidade, atitudes proposicionais, percepção e conteúdo proposicional, além de reflexões sobre o modo como podemos conceber as relações entre a mente e a constituição de objetos. Apesar da grande diversidade de perspectivas sobre esses temas, é possível notar a recorrência de algumas teses entre os capítulos, que por vezes possuem pontos de partida filosóficos e metodológicos completamente diferentes.
"Linguagem e mente: estudos sobre identidade e percepção" resulta de pesquisas dos membros do Grupo de Pesquisa em Lógica, Linguagem e Conhecimento da UFFS, tendo participantes do PPGFIL da UFFS e da UFSC.
Sobre os organizadores
Derócio Felipe Perondi Meotti
Doutorando em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFil) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na área de concentração Epistemologia e Lógica, linha de pesquisa Teorias sobre a natureza e sobre os limites do conhecimento. Bolsista de Estudo CAPES/PROEX. Mestre em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó, na linha de pesquisa Conhecimento, Linguagem e Realidade (2021). Bolsista de Estudo CAPES. Licenciado em Filosofia pela mesma instituição (2019).
Flávio Miguel de Oliveira Zimmermann
Professor da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó. Já foi coordenador do curso de Filosofia da UFFS/Chapecó. Atualmente é coordenador do PPGFIL da UFFS. Graduado e Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina; Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). Atua nas áreas de Filosofia Moderna, Teoria do Conhecimento, Neurofilosofia, Filosofia da Mente, Epistemologia Naturalizada e Filosofia da Religião. Anteriormente trabalhou nas faculdades Borges de Mendonça, Decisão, Avantis e USJ.
Newton Marques Peron
Professor Adjunto da Universidade Federal da Fronteira Sul. Doutor, Mestre e Graduado em Filosofia, pela Universidade Estadual de Campina s (UNICAMP). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Lógica e Filosofia da Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: lógicas não clássicas, filosofia da lógica e semântica. Graduado, mestre e doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Bruno Ramos Mendonça
Professor de Filosofia na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2013) e Doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 2018) com a tese "Traditional theory of semantic information without scandal of deduction" (Prêmio CAPES de melhor tese, 2019). Atua em temas de lógica e filosofia analítica com ênfase nos seguintes tópicos: epistemologia da lógica, filosofia da informação, a natureza do raciocínio diagramático e história da lógica.
Arturo Fatturi
Professor Associado I da Universidade Federal da Fronteira Sul, atuando no Curso de Licenciatura e no Programa de Pós Graduação em Filosofia da UFFS, Chapecó. Graduado em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1992), Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2010). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia da Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia da linguagem, filosofia, wittgenstein, filosofia analítica, significado e filosofia da mente.