Proposições e novos olhares ao Ensino de Ciências

Proposições e novos olhares ao Ensino de Ciências

 

“Não tinha as certezas científicas. Mas que aprendera coisas di-menor com a natureza. Aprendeu que as folhas das árvores servem para nos ensinar a cair sem alardes."

(Aprendimentos – Manoel de Barros, 2008)

  

Organizadoras: Nicole Glock Maceno e Ana Carolina Araújo da Silva

 

      

 


Apresentação

Esta obra descreve situações práticas e estudos sobre a sala de aula que permitem elaborar sentidos e significados sobre o ensino de Ciências, relacionando os pressupostos, os conteúdos, as concepções, os pensamentos e as representações sobre ele. Esse cenário produz, principalmente, um conjunto de hipóteses e de conceitos que possibilita interpretar, qualificar e compartilhar as teorias e novas estratégias úteis para a sala de aula. Oportuniza também o apoio à divulgação científica, cujas discussões convidam para a investigação de novos objetos de pesquisa, os quais aprofundam a temática sobre os currículos por meio de debates que consideram abordagens de ensino planejadas ou desenvolvidas na sala de aula.
"Proposições e novos olhares ao Ensino de Ciências" estrutura-se em duas partes. Na primeira parte, articulam-se teorias de aprendizagem e de linguagem com as práticas das salas de aula, enfatizando objetos de estudo que permitem a interpretação dos fenômenos educacionais e abordagens que visam a melhoria do ensino e da aprendizagem. Na segunda, apresentam-se investigações que analisam os desdobramentos no uso de livros didáticos, da avaliação e de abordagens de ensino. Também  se enfatiza como os temas sociocientíficos são relevantes para o planejamento curricular, para a experimentação e para incorporar a diversidade cultural na educação científica.

Trata-se do segundo volume da Coleção Ensino de Ciências, organizada pelos pesquisadores Roque Ismael da Costa Güllich, Rosangela Inês Matos Uhmann e Rosemar Ayres dos Santos.

 


Sobre as organizadoras

Nicole Glock Maceno

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2020). Mestra em Educação em Ciências e em Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação de Ciências e Matemática (PPGECM/ UFPR - PR). Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Modelo (2010). Licenciada e Bacharela em Química pela Universidade Federal do Paraná (2007). Professora Adjunta na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/ CCT- Joinville - SC) no Ensino de Química. Líder do Laboratório de Linguagem, Argumentação e Avaliação na Educação Científica (LAAEC). Professora permanente do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias (PPGECMT/UDESC). 

Ana Carolina Araújo da Silva

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Mestra em Educação (2010) e graduada em Licenciatura Plena em Química (2007) pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Professora da Universidade Federal de Juiz de Fora e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública - CAEd/FACEd/UFJF. Atuou na Universidade Federal de Santa Catarina, no Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (CEFAPRO) e na Escola Estadual Porfíria Paula de Campos em Mato Grosso na área de Ensino de Química. Participa dos grupos de pesquisa Linguagem e Cognição em Salas de Aula de Ciências/UFMG, Laboratório de Pesquisa e Ensino de Química de Mato Grosso - LabPEQ/UFMT e Co(m)textos/UFJF. É membra da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN).