O Serviço de Arquivo Intermediário (SEAI) é responsável, entre outras atividades, por assessorar o Departamento de Gestão Documental no desenvolvimento das atividades voltadas aos arquivos correntes e intermediários, as quais possibilitarão a atuação da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos da UFFS (CPAD/UFFS), para aprovar a eliminação dos documentos destituídos de valor secundário e a preservação dos documentos com valor histórico, probatório e informativo.
Objetivos do SEAI:
- controlar o fluxo de solicitação para a organização dos arquivos correntes e intermediários;
- controlar a transferência de documentos para organização ou acondicionamento no Arquivo da Reitoria e Campus Chapecó;
- realizar visitas técnicas aos setores para diagnosticar a situação dos arquivos correntes e intermediários;
- providenciar a organização e acondicionamento dos documentos correntes/intermediários transferidos ao Arquivo, de acordo com o Código de Classificação de Documentos da UFFS;
- elaborar Índices/Guias para consulta dos documentos de acordo com o Código de Classificação de Documentos da UFFS;
- atender e controlar o empréstimo de documentos arquivados no Arquivo da Reitoria e Campus Chapecó;
- monitorar os prazos de guarda dos documentos que encontram-se na fase intermediária, de modo a serem destinados à eliminação ou guarda permanente;
- consultar o Arquivo Nacional em assuntos relacionados à temporalidade e destinação de documentos (eliminação ou guarda permanente);
- controlar o recebimento e a destinação de documentos acondicionados no Arquivo;
- controlar o acondicionamento e o acesso aos documentos custodiados no Arquivo Intermediário;