De acordo com a coordenadora dos projetos, professora Ana Carolina Teixeira Pinto, as apresentações culturais contribui para a formação de plateia, além de estreitar a relação entre escolas e universidade.
A abertura oficial do evento será no dia 4 de novembro, às 19 horas, na Casa de Cultura de Realeza, com a palestra “Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e o ensino da Medicina Veterinária no Brasil”, que será proferida pelo professor da Universidade de Cuiabá, Marcelo Diniz dos Santos, que também integra a Comissão Nacional de Ensino da Medicina Veterinária, no CFMV.
Em Planalto, a atividade será encerrada nessa quinta-feira (31), no Centro Cultural Professor Ernesto José Machado de Souza. Cerca de 30 professores participam da formação, que totaliza carga horária de oito horas.
No cenário apresentado, foi evidenciado como desafio a superação do uso abusivo de agrotóxicos associado ao modelo de agricultura tradicional, o problema da sucessão familiar associada à saída dos jovens do campo, com o consequente envelhecimento da população rural e a construção de um diálogo entre o campo e a cidade para integrar ações políticas e educativas que consolidem um projeto territorial sustentável.
De acordo com a professora Camila Caracelli Scherma, uma das coordenadoras do evento, outra intenção é a elaboração de narrativas a respeito das vivências em torno das situações de ensinar e de aprender.