O projeto “Mais Ciência no Oeste Catarinense: Interiorizando Ciência, Tecnologia e Inovação em Escolas de Fronteira”, promovido pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) no âmbito do programa Mais Ciência na Escola, fez no mês de julho a sua primeira entrega de equipamentos. Ao todo, 15 escolas foram contempladas, em 14 municípios das regiões oeste e extremo oeste de Santa Catarina. Os equipamentos serão utilizados na implementação de laboratórios maker, previstos na proposta do projeto
Como explica o coordenador do projeto da UFFS, o professor Diego Anderson Hoff, “até o momento, cada estado teve uma proposta contemplada e em Santa Catarina, frente a outras sete propostas, a da UFFS foi a mais bem colocada no processo de seleção e, consequentemente, foi contemplada. Com isto, a universidade está gerindo R$ 1,5 milhão para a implementação de laboratórios maker em 15 escolas públicas de Educação Básica das regiões oeste e extremo oeste de Santa Catarina”.
“Além da montagem dos laboratórios, o recurso é destinado para o pagamento de bolsas para estudantes e professores (são ao todo 165 bolsas destinadas para estas 15 escolas parceiras) e a formação relacionada à utilização dos equipamentos (impressora 3D, cortadora a laser, canetas 3D, scanner 3D, telescópios, kits de robótica, entre vários outros) e também referente à temáticas como robótica, pensamento computacional, ciências espaciais, etc.”, destaca o coordenador.
De acordo com o professor Hoff, esta foi a primeira das entregas que serão realizadas. Ele informa que a maioria das escolas executou, através da UFFS, em torno de 50% dos recursos destinados à compra de equipamentos.