EDITAL Nº 341/GR/UFFS/2019 (ALTERADO)
Alterado por:
PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS PARA O CURSO DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS - PPGCTAL
O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS), no uso de suas atribuições legais, torna pública a abertura de inscrições para o Processo Seletivo de candidatos a vagas para o Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTAL) com ingresso em 2019.2, conforme descrito a seguir.
1 DO PÚBLICO-ALVO
1.1 Poderão se inscrever no Processo Seletivo para o curso de Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos candidatos que concluíram curso de nível superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), no país e/ou no exterior, e candidatos que comprovem, mediante declaração de Instituição de Ensino Superior, que terão concluído o curso de nível superior até o ato de matrícula.
1.2 A inscrição de candidato portador de diploma de curso de nível superior expedido por instituição estrangeira e reconhecido pelo MEC ou instância legal do país onde o curso foi realizado, poderá ser admitida desde que o mesmo comprove, no ato da matrícula, a regularidade de sua situação no Brasil - conforme Regulamento Geral de Pós-graduação da UFFS.
2 DAS VAGAS
2.1 São oferecidas até 20 vagas no curso de Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTAL), para ingresso no segundo semestre de 2019.
2.2 As vagas serão distribuídas entre as linhas de pesquisa do PPGCTAL, até o limite de:
(i) 6 vagas para linha processamento de alimentos e aproveitamento de subprodutos; (ii) 6 vagas para linha microbiologia e bioprocessos; (iii) 6 vagas para linha análise de alimentos e química de processos verdes e (iv) 2 vagas para linha processos e modelagem matemática aplicada em alimentos.
2.3 As vagas dentro de cada linha de pesquisa do PPGCTAL serão distribuídas de acordo com os temas de pesquisa para desenvolvimento dos projetos (ANEXO I).
2.4 O preenchimento das vagas obedecerá a ordem classificatória entre os candidatos que optarem pelo mesmo tema de pesquisa , dentro de cada linha de pesquisa.
2.5 Os candidatos aprovados, quando excedido o número de vagas disponibilizadas, serão considerados suplentes na linha de pesquisa do seu tema de interesse.
2.6 Dependendo do número de candidatos e da disponibilidade de orientação, o candidato suplente poderá ser designado para outro tema de pesquisa dentro da mesma linha.
2.7 O preenchimento das vagas existentes fica condicionado a aprovação de candidatos no processo seletivo.
2.8 Os orientadores habilitados nesse edital e suas respectivas áreas de atuação estão descritos no (ANEXO II).
2.9 De acordo a RESOLUÇÃO Nº 8/CONSUNI CPPGEC/UFFS/2017, ficam reservadas:
2.9.1 F icam reservadas 2 (duas) vagas do Processo Seletivo para candidatos autodeclarados indígenas, aprovados e classificados no processo seletivo.
2.9.2 F ica reservada 1 (uma) vaga do Processo Seletivo para candidato com deficiência, aprovado e classificado no processo seletivo.
2.9.3 F ica reservada 1 (uma) vaga do Processo Seletivo para candidato autodeclarado negro (pretos e pardos), aprovado e classificado no processo seletivo.
2.10 Não havendo candidatos para ocuparem as vagas dos itens 2.9.1 , 2.9.2 e 2.9.3 , estas serão preenchidas por outros candidatos, obedecendo a ordem de classificação.
2.11 Os candidatos aprovados poderão ser orientados por docentes do campus da UFFS de Laranjeiras do Sul/PR, Realeza/PR, Chapecó-SC ou Erechim/RS.
2.11.1 Ficará a critério do orientador definir o local onde a parte prática orientação será desenvolvida dependendo do campus de lotação do orientador, conforme item 2.11.
3 DAS INSCRIÇÕES
3.1 As inscrições devem ser realizadas de 01 de abril de 2019 a 03 de maio de 2019 , de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h00 às 11h30 e das 13h30 às 16h30 , na secretaria de pós-graduação do Campus Laranjeiras do Sul/PR, BR 158, km 405, Laranjeiras do Sul, PR, Sala 232, Bloco de Docentes/Administrativo.
3.2 Serão aceitas envio de inscrições pelo Correio, via Sedex, aos cuidados da secretaria da pós-graduação do Campus de Laranjeiras do Sul, BR 158, km 405, Caixa Postal 106, Laranjeiras do Sul, PR, CEP 85301-970, desde que a postagem ocorra até o dia 03 de maio de 2019 .
3.2.1 A UFFS não se responsabilizará por eventuais problemas decorrentes da prestação de serviços dos Correios.
3.3 Na inscrição, o candidato deve instruir seu requerimento com os seguintes documentos:
I - Formulário de inscrição, disponível na secretaria da pós-graduação do Campus Laranjeira do Sul (ANEXO III) e no sítio da UFFS (www.uffs.edu.br/ppgctal) devidamente preenchido e assinado;
II - Cópia simples do documento de identidade e do CPF;
III - Cópia simples do diploma de curso superior reconhecido pelo MEC ou declaração de Instituição de Ensino Superior de que o candidato concluirá o curso de nível superior até o ato de matrícula;
IV - Cópia simples do Histórico Escolar de curso superior;
V - Currículo Lattes impresso obrigatoriamente na versão fornecida pela plataforma Lattes do CNPq. As informações que constam no currículo devem ser comprovadas com cópia simples de documentos;
VI - Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa (Celpe-Bras), outorgado pelo Ministério da Educação, no caso de candidato estrangeiro.
3.4 No formulário de inscrição (ANEXO III) o candidato deverá informar um único tema e linha de pesquisa.
3.5 Não serão homologadas inscrições com documentação incompleta, não sendo aceita a inclusão de documentos no período de recursos.
3.6 O candidato que necessitar de atendimento especial para a realização da prova deverá indicar, no formulário de inscrição, os recursos especiais necessários.
3.7 Somente serão homologadas as inscrições dos candidatos que estiverem plenamente de acordo com este Edital, após a verificação da documentação pela Comissão de Processo Seletivo.
3.8 A relação das inscrições homologadas para o Processo Seletivo será divulgada a partir de 24 de maio de 2019 , no sítio da UFFS (www.uffs.edu.br/ppgctal).
4 DO PROCESSO SELETIVO
4.1 O Processo Seletivo será conduzido por Comissão de Seleção, constituída por docentes do PPGCTAL, indicados pelo colegiado e designada por Portaria.
4.2 O Processo Seletivo constará de duas etapas diferenciadas, de caráter eliminatório e/ou classificatório, na seguinte ordem:
I - Prova escrita , de caráter eliminatório e classificatório, de questões objetivas de conhecimento específico. Referências bibliográficas recomendadas estão no ANEXO V. A prova escrita tem peso 50%.
II - Análise do Curriculum Lattes , de caráter classificatório com peso 50%.
4.2.1 A prova será realizada na UFFS Campus Laranjeiras do Sul, em data, conforme cronograma do item 5.1, e em salas e horários a serem divulgados no sítio da UFFS (www.uffs.edu.br/ppgctal).
4.2.2 O candidato deverá comparecer ao local de realização da prova escrita munido de documento oficial de identificação original com foto, conforme informado na inscrição.
4.3 A prova escrita deverá ser realizada com caneta esferográfica de tinta azul ou preta.
4.3.1 Durante a prova, não será permitida a consulta a quaisquer materiais nem o uso de equipamentos eletrônicos, tais como computadores, tablets, telefones celulares e outros.
4.3.2 A prova escrita terá a duração mínima de 1 (uma) hora e máxima de 4 (quatro) horas.
4.3.3 À prova escrita será atribuída nota de 0,0 (zero) a 10,0 (dez).
4.3.4 Serão considerados aprovados na prova escrita apenas os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 6,0 (seis vírgula zero). O candidato que obter nota inferior a 6,0 (seis vírgula zero) será automaticamente desclassificado.
4.3.5 A prova escrita não poderá ser assinada ou identificada pelo candidato, sendo atribuído um código pela Comissão de Seleção. Ao término da avaliação, após a atribuição da nota final, as provas dos candidatos serão identificadas pela Comissão.
4.4 A análise do Curriculum vitae será realizada pela Comissão de Seleção.
4.4.1 O candidato deverá organizar a comprovação dos documentos a serem anexados no currículo de forma que siga a sequência apresentada.
4.4.2 Apenas os candidatos aprovados na prova escrita terão seus currículos avaliados.
4.4.3 Na análise do currículo, será atribuído pela banca examinadora notas de 0,0 (zero) a 10,0 (dez vírgula zero).
4.4.4 A avaliação do currículo será realizada com base nos critérios estabelecidos no ANEXO IV.
4.4.4.1 Para fins de contabilização do currículo, somente serão consideradas as informações profissionais e/ou acadêmicas que tiverem acompanhadas de documento comprobatório e forem elencadas na tabela de pontuação do currículo (ANEXO IV).
4.4.4.2 A análise do currículo será realizada da seguinte forma: o currículo que apresentar a maior pontuação em cada linha de pesquisa receberá nota máxima (10,0), sendo que as demais serão ajustadas proporcionalmente.
4.5 Para efeito de classificação final dos aprovados em todas as etapas do processo seletivo será considerada os pesos citados no item 4.2 das etapas classificatórias do processo seletivo (Prova escrita e Análise do Curriculum Vitae ).
4.6 Ocorrendo empate na nota final, para efeito de classificação, o primeiro critério de desempate será a nota da prova escrita de conhecimentos. Caso o empate persista, o segundo critério de desempate será a idade, dando-se preferência ao candidato de idade mais elevada, conforme dispõe o parágrafo único do art. 27 da LEI Nº 10.741, DE 1º DE OUTUBRO DE 2003.
4.7 Ao final do processo de seleção será divulgada a lista dos candidatos classificados em cada tema de pesquisa dentro de cada linha de pesquisa.
5 DO CRONOGRAMA
5.1 As etapas do Processo Seletivo ocorrerão conforme o cronograma a seguir:
ETAPAS
|
DATA e HORÁRIO
|
Inscrições
|
De 01/04/2019 a 03/05/2019, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h00 às 11h30 e das 13h30 às 17h00
|
Homologação das inscrições
|
A partir de 24/05/2019
|
Prova escrita
|
Dia 10/06/2019 as 13h45
|
Divulgação do Resultado da prova escrita
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A partir de 19/06/2019
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Divulgação do Resultado Final do Processo Seletivo
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A partir de 26/06/2019
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Homologação do Resultado final do Processo Seletivo
|
A partir de 01/07/2019
|
Matrículas
|
15 a 19/07/2019
|
5.2 O ensalamento da prova escrita será divulgado no sítio da UFFS (www.uffs.edu.br /ppgctal).
5.3 É de exclusiva responsabilidade do candidato acompanhar, no sítio da UFFS (www.uffs.edu.br/ppgctal) a divulgação dos resultados e de eventuais alterações no edital.
6 DOS RECURSOS
6.1 O candidato poderá interpor recurso da homologação das inscrições e de qualquer etapa do processo seletivo em 1 (um) dia útil após sua publicação no sítio da UFFS.
6.2 Os recursos deverão ser protocolados somente na Secretaria de Pós-Graduação - Campus Laranjeiras do Sul e devem conter o nome completo do candidato, a exposição de motivos e a fundamentação para o pedido de revisão.
6.3 Serão indeferidos os recursos que não atenderem aos dispositivos aqui estabelecidos.
6.4 A Comissão de Seleção é a única instância para recurso, sendo soberana em suas decisões, razão pela qual não caberá recurso ao resultado dos recursos.
6.4.1 A Comissão de Seleção emitirá parecer no prazo de 1 (um) dia útil após o encerramento do prazo de recurso.
6.4.2 O parecer será disponibilizado na Secretaria de Pós-Graduação do campus Laranjeiras do Sul.
7 DA MATRÍCULA
7.1 O candidato classificado deverá efetuar a matrícula no período de 15 a 19 de julho de 2019, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30 , na Secretaria Geral de Cursos (Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos) do Campus Laranjeiras do Sul, BR 158, km 405, Laranjeiras do Sul, PR, Sala 232 Bloco de Docente/Administrativo.
7.2 As disciplinas do curso de Mestrado serão preferencialmente ofertadas nos turnos matutino e vespertino.
7.2.1 Poderão ser ofertadas disciplinas sob a forma concentrada, desde que garantida a carga horária e o conteúdo programático.
7.3 Os documentos exigidos aos candidatos que concorrerem à reserva de vagas, definas na RESOLUÇÃO Nº 8/CONSUNI CPPGEC/UFFS/2017 (indígena, negros/pardos e pessoa com deficiência), deverão ser apresentados no ato da matrícula, fazendo-se necessário no momento da inscrição apenas a indicação da informação no formulário de inscrição.
8 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
8.1 A protocolização da inscrição subentende que o candidato leu e concorda com as normas desse edital.
8.2 Os candidatos não selecionados terão o prazo de 60 (sessenta) dias, após a finalização do Processo Seletivo, para retirar seus documentos na Secretaria de Pós-Graduação do Campus Laranjeiras do Sul ao final do qual serão inutilizados.
8.3 A qualquer tempo, e a critério da Comissão de Seleção, se constatada a apresentação de documentos e/ou assinaturas inidôneas, será considerada cancelada a inscrição do candidato.
8.4 Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela Comissão de Seleção e/ou pelo Colegiado do Programa.
ANEXO I
LINHAS DE PESQUISA, TEMA DE PESQUISA E NÚMERO DE VAGAS
Linhas de Pesquisa
|
Tema de Pesquisa
|
Número de Vagas
|
Processamento de alimentos e aproveitamento de subprodutos.
|
Avaliação tecnológica e estudo de compostos de interesse da casca de pinhão.
|
1
|
Desenvolvimento de produtos veganos
|
1
|
|
Encapsulamento de extratos naturais e/ou Desenvolvimento de embalagens ativas e inteligentes.
|
1
|
|
Extração, caracterização e/ou aplicação de extratos vegetais em produtos de tilápia.
|
1
|
|
Fisiologia pós colheita de frutas e hortaliças, armazenamento (refrigerado, controlado e modificado), minimamente processados e embalagens de armazenamentos.
|
1
|
|
Processamento de frutas e vegetais, desenvolvimento de produtos e processos na área de alimentos.
|
1
|
|
Microbiologia e bioprocessos.
|
Análise de estresse oxidativo em frutíferas.
|
2*
|
Aproveitamento de resíduos agroindustriais, enriquecimento nutricional de biomassa fermentada e biocatálise.
|
2
|
|
Produção de biocombustíveis a partir de resíduos agroindustriais.
|
1*
|
|
Uso de microrganismos e enzimas para valoração de resíduos agroindustriais.
|
1**
|
|
Análise de alimentos e química de processos verdes.
|
Estudo de compostos bioativos presentes em alimentos regionais com potencial na promoção da saúde humana.
|
2
|
Estudo do uso de suplementos dietéticos para produção de organismos aquáticos (peixes e camarões).
|
1
|
|
Fitoestrogénos e Climatério.
|
1
|
|
Extração e aplicação de compostos fenólicos.
|
1*
|
|
Obtenção de extratos naturais e aplicação na prevenção da oxidação de lipídios.
|
1
|
|
Processos e modelagem matemática aplicada em alimentos.
|
Simulação computacional em Ciência e Tecnologia de Alimentos.
|
2
|
* A dissertação (parte experimental) será obrigatoriamente desenvolvida no Campus Chapecó-SC
** A dissertação (parte experimental) será obrigatoriamente desenvolvida no Campus Erechim/RS
ANEXO II
ORIENTADORES HABILITADOS NESTE EDITAL E SUAS RESPECTIVAS AREAS DE ATUAÇÃO
DOCENTE
|
e-mail*
|
LINHA DE PESQUISA
|
AREA DE ATUAÇÃO
|
Cláudia Simone Madruga Lima
|
claudia.lima@uffs.edu.br
|
Processamento de alimentos e aproveitamento de subprodutos
|
- Manejo e pós colheita de frutas e hortaliças
- Tecnologia de alimentos.
|
Eduarda Molardi Bainy
|
eduarda.bainy@uffs.edu.br
|
Processamento de alimentos e aproveitamento de subprodutos
|
- Ciência e Engenharia de Alimentos
- Desenvolvimento de produtos
- Processamento de pescado
- Efeitos do processamento nas propriedades dos alimentos.
|
Eloá Angélica Koehnlein
|
eloa.koehnlein@uffs.edu.br
|
Análise de Alimentos e Química de Processos Verdes
|
- Alimentos funcionais
- Compostos bioativos
|
Ernesto Quast
|
ernesto.quast@uffs.edu.br
|
Processamento de alimentos e aproveitamento de subprodutos
|
- Processamento de frutas e vegetais
- Alimento seguro
- Cinética de acidificação.
|
Helen Treichel
|
helen.treichel@uffs.edu.br
|
Microbiologia e Bioprocessos
|
- Engenharia Bioquímica
- Planejamento de Experimentos e Otimização de Processos
- Produção, Purificação, Imobilização e Aplicação de Enzimas
- Uso de microrganismos e enzimas no tratamento ou valoração de efluentes e resíduos
- Processos Fermentativos, Biomassa, Bioenergia e Biocombustíveis.
|
João Paulo Bender
|
joao.bender@uffs.edu.br
|
Microbiologia e Bioprocessos/ Análise de Alimentos e Química de Processos Verdes
|
- Biocombustíveis
- Pré-tratamento e Utilização de Resíduos Agroindustriais
- Extração de Compostos Fenólicos e Controle Estatístico de Processos.
|
Larissa Canhadas Bertan
|
larissa.bertan@uffs.edu.br
|
Processamento de alimentos e aproveitamento de subprodutos
|
- Tecnologia de alimentos de origem animal
_ Tecnologia de alimentos de origem vegetal
- Desenvolvimento de produtos
- Embalagens biodegradáveis
|
Leda Battestin Quast
|
leda.quast@uffs.edu.br
|
Processamento de alimentos e aproveitamento de subprodutos
|
- Engenharia e Tecnologia de Alimentos
- Operações Unitárias no processamento de Alimentos
- Cristalização de açúcares e gorduras
- Avaliação de processos tecnológicos em produtos regionais
|
Luisa Helena Cazarolli
|
luisacazarolli@uffs.edu.br
|
Análise de Alimentos e Química de Processos Verdes
|
- Bioquímica,
- Fisiologia,
- Mecanismos de ação,
- Uso de suplementos dietéticos em peixes e camarões.
|
Luciano Tormen
|
luciano.tormen@uffs.edu.br
|
Análise de Alimentos e Química de Processos Verdes
|
- Oxidação de lipídios
- Extração de compostos bioativo
- Efeitos do processamento na qualidade de alimentos.
|
Margarete Dulce Bagatini
|
margarete.bagatini@uffs.edu.br
|
Microbiologia e Bioprocessos |
- Estresse oxidativo
- Atividade antioxidante, atividade antimicrobiana, diferentes cultivares frutíferas.
|
Ricardo Key Yamazaki
|
ricardo.yamazaki@uffs.edu.br
|
Análise de Alimentos e Química de Processos Verdes
|
- Análise de alimentos ricos em compostos bioativos com potencial na promoção da saúde humana.
|
Thiago Bergler Bitencourt
|
bitencourt@uffs.edu.br
|
Microbiologia e Bioprocessos
|
- Biocatalise e biotransformações
- Uso de enzimas e/ou microrganismos na síntese de compostos orgânicos com extensa aplicação na área de Engenharia de alimentos.
|
Vânia Zanella Pinto
|
vania.pinto@uffs.edu.br
|
Processamento de alimentos e aproveitamento de subprodutos
|
- Encapsulamento de extratos naturais
- Desenvolvimento e aplicação de embalagens ativas e inteligentes
- Celulose e nanocelulose para aplicação em embalagens.
|
Vivian Machado de Menezes
|
vivian.menezes@uffs.edu.br
|
Processos e modelagem matemática aplicada em alimentos
|
- Modelagem matemática de fenômenos térmicos aplicados à ciência e tecnologia de alimentos
- Modelagem e simulação computacional de transporte de massa em embalagens de alimentos
- Simulação computacional de outros processos relacionados à tecnologia de alimentos
|
* Candidatos podem entrar em contato com os docentes do programa para eventuais esclarecimentos.
ANEXO III
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
Nome do candidato:
|
|||
RG:
|
CPF:
|
||
Endereço
|
|||
Rua:
|
|||
Nº:
|
Bairro:
|
Cidade:
|
|
UF:
|
CEP:
|
||
Contato
|
|||
Telefone residencial:
|
Celular:
|
||
E-mail 1:
|
|||
E-mail 2:
|
|||
Cursos
|
|||
Graduação em:
|
|||
Instituição:
|
Ano conclusão:
|
||
Graduação em:
|
|||
Instituição:
|
Ano conclusão:
|
||
Ocupação Profissional
|
|||
Instituição:
|
|||
Cargo:
|
|||
Telefone:
|
|||
LINHA E TEMA DE PESQUISA A QUE VAI CONCORRER (MARCAR APENAS UMA OPÇÃO)
Linhas de Pesquisa
|
Tema de Pesquisa
|
Número de Vagas
|
Vaga a Que Vai Concorrer
|
Processamento de alimentos e aproveitamento de subprodutos.
|
Avaliação tecnológica e estudo de compostos de interesse da casca de pinhão.
|
1
|
(__)
|
Desenvolvimento de produtos veganos.
|
1
|
(__)
|
|
Fisiologia pós colheita de frutas e hortaliças, armazenamento (refrigerado, controlado e modificado), minimamente processados e embalagens de armazenamentos.
|
1
|
(__)
|
|
Encapsulamento de extratos naturais e/ou desenvolvimento de embalagens ativas e inteligentes.
|
1
|
(__)
|
|
Processamento de frutas e vegetais, desenvolvimento de produtos e processos na área de alimentos.
|
1
|
(__)
|
|
Extração, caracterização e/ou aplicação de extratos vegetais em produtos de tilápia.
|
1
|
(__)
|
|
Microbiologia e bioprocessos.
|
Análise de estresse oxidativo em frutíferas.
|
2*
|
(__)
|
Aproveitamento de resíduos agroindustriais, enriquecimento nutricional de biomassa fermentada e biocatálise.
|
2
|
(__)
|
|
Uso de microrganismos e enzimas para valoração de resíduos agroindustriais.
|
1**
|
(__)
|
|
Produção de Biocombustíveis a partir de resíduos agroindustriais.
|
1*
|
(__)
|
|
Análise de alimentos e química de processos verdes.
|
Estudo do uso de suplementos dietéticos para produção de organismos aquáticos (peixes e camarões).
|
1
|
(__)
|
Estudo de compostos bioativos presentes em alimentos regionais com potencial na promoção da saúde humana.
|
2
|
(__)
|
|
Fitoestrogénos e Climatério.
|
1
|
(__)
|
|
Extração e aplicação de compostos fenólicos.
|
1*
|
(__)
|
|
Obtenção de extratos naturais e aplicação na prevenção da oxidação de lipídios.
|
1
|
(__)
|
|
Processos e modelagem matemática aplicada em alimentos.
|
Simulação computacional em Ciência e Tecnologia de Alimentos.
|
2
|
(__)
|
* A dissertação (parte experimental) será obrigatoriamente desenvolvida no Campus Chapecó-SC
** A dissertação (parte experimental) será obrigatoriamente desenvolvida no Campus Erechim/RS
Necessita de condições especiais para as etapas do processo seletivo? |
(__) Não
|
(__) Sim. Quais?
|
Concorrerá à vaga para a Pessoa com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação:
|
|
(__) Não
|
(__) Sim
|
Concorrerá à vaga para Indígenas:
|
|
(__) Não
|
(__) Sim
|
Concorrerá à vaga para negros/pardos:
|
|
(__) Não
|
(__) Sim
|
Declaro que li e concordo com as normas do Edital Nº 341/GR/UFFS/2019.
Assinatura do Candidato
ANEXO IV
TABELA DE PONTUAÇÃO PARA AVALIAÇÃO DE CURRÍCULO
Graduação:
|
Pontos
|
Candidato
|
1.1- Monitoria
|
1,0 pontos por semestre
|
|
1.2 - Bolsista de iniciação científica e/ou tecnológica
|
3 pontos por ano
|
|
1.3 - Bolsista de extensão na área de ciência e tecnologia de alimentos
|
1,5 pontos por ano
|
|
1.4 - Experiência de iniciação científica e/ou tecnológica voluntária
|
2,0 pontos por ano
|
|
1.5 Experiência voluntária de extensão na área de ciência e tecnologia de alimentos
|
1,0 pontos por ano
|
|
1.6 - Estágio (Universidades ou outras instituições) (500 horas = 1 ano)
|
1 ponto por ano
|
|
2. Atividades Pós - Formado:
|
|
|
2.1 - Estágio em área afim (500 horas = 1 ano)
|
1 ponto por ano
|
|
2.2 - Especialização concluída (duração mínima de 360 horas, máximo de uma)
|
3 pontos por especialização
|
|
2.3 - Curso de Mestrado concluído
|
10
|
|
2.4 - Professor do ensino superior (por ano, máximo de 5 anos)
|
2
|
|
2.5 - Professor da educação básica (por ano, máximo de 5 anos)
|
1
|
|
2.6 - Atividades profissionais em Ciência e Tecnologia de Alimentos (por ano, máximo de 5 anos)
|
1
|
|
4. Produção científica
|
|
|
4.1 - Artigos aceitos e/ou publicados, na área de Ciência de Alimentos
|
|
|
4.1.1 - Revista qualis A1
|
10 pontos por artigo
|
|
4.1.2 - Revista qualis A2
|
8 pontos por artigo
|
|
4.1.3 - Revista qualis B1
|
6 pontos por artigo
|
|
4.1.4 - Revista qualis B2
|
5 pontos por artigo
|
|
4.1.5 - Revista qualis B3
|
4 pontos por artigo
|
|
4.1.6 - Revista qualis B4
|
2 pontos por artigo
|
|
4.1.7 - Revista qualis B5
|
1 pontos por artigo
|
|
4.1.8 - Revista qualis C
|
0,5 pontos por artigo
|
|
4.2 - Trabalhos apresentados em eventos.
|
|
|
4.2.1- Resumo completo, expandido ou simples, independentemente do tipo de evento (máximo de 10 resumos)
|
1 ponto por resumo
|
|
4.3 - Outras publicações
|
|
|
4.3.1 - Capítulos de livros
|
5 pontos por capítulo
|
|
ANEXO V
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PARA A PROVA ESCRITA
a) Fennema, O. R.; Damodaran, S.; Parkin, K. L. Química de Alimentos de Fennema. Editora Artmed, 4ª Edição, 2010.
b) Jay, J. M. Microbiologia de Alimentos . Editora Artmed, 6ª Edição, 2005.
c) Gava, A. J. Tecnologia de alimentos: princípios e aplicações. Editora Nobel, 2009.
d) Evangelista, J. Tecnologia de Alimentos . Editora Atheneu, 2ª Edição, 2008.
e) Seravalli, E. A. G; Ribeiro, E. P. Química de Alimentos . Editora Edgard Blücher, 2ª Edição, 2007.
f) Ordóñez, J. A.; Tecnologia de alimentos . Editora Artmed, vol. 1 e vol 2, 2005.
PARA USO DA ASSESSORIA DO PPG APÓS A INSCRIÇÃO.
1 Documentação anexada na seguinte ordem:
(__) Formulário de inscrição, conforme ANEXO III , devidamente preenchido e assinado;
(__) Cópia simples do documento de identidade e do CPF.
(__) Cópia simples do diploma de curso superior reconhecido pelo MEC ou
declaração de Instituição de Ensino Superior de que o candidato concluirá o curso de graduação até o ato de matrícula.
(__) Cópia simples do Histórico Escolar da Graduação.
(__) Cópia do Currículo Lattes.
(__) Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa (Celpe-Bras), outorgado pelo Ministério da Educação, no caso de candidato estrangeiro.
Protocolo n.º:
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Data:
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Assinatura: |
Protocolo n.º:
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Assinatura: |
Data do ato: Chapecó-SC, 20 de março de 2019.
Data de publicação: 20 de março de 2019.
Jaime Giolo
Reitor