Your browser does not support JavaScript! 0 1 2 3
Loading...
PROJETO DE PESQUISA


Projeto: Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias - GEPEM@T

 Coordenador: André Gustavo Schaeffer

 Período de Vigência: 2025 a 2030

 E-mail de contato:  andre_schaeffer@yahoo.com.br

 Bolsas: Não são ofertadas pelo projeto  

 Resumo:  Este projeto de pesquisa objetiva investigar a hipótese de que o pragmatismo dos modelos matemáticos, do aprendizado de máquina e das redes neurais artificiais é equivocadamente transposto, por estudantes de tecnologia, para o contexto social na tentativa de compreender e solucionar problemas nele existentes.  A hipótese assume que o estudante, depois de compreender o funcionamento dos algoritmos e a eficácia dos modelos computacionais para resolução de problemas, aumenta sua tendência a subestimar a amplitude e a complexidade social (no sentido da dificuldade de resolução de problemas, e não no sentido de estar alheio aos mesmos) e mantém sua tendência a ignorar vieses inerentes aos seres humanos que por vezes nos fazem compreender os problemas e suas possíveis soluções de maneira equivocada e limitada. A pesquisa contextualiza-se na intersecção da epistemologia de Gaston Bachelard, que enfatiza a necessidade de superar obstáculos epistemológicos para a construção da racionalidade científica, e da Teoria dos Sistemas Antifrágeis de Nassin Taleb, que, fortemente embasado na Teoria do Caos e na análise dos viéses cognitivos propostos por Daniel Kahneman, critica nossa dependência de modelos matemáticos para previsões econômicas e sociais defendendo a serendipidade na gênese e no desenvolvimento dos conhecimentos científicos e tecnológicos. A pesquisa será realizada com estudantes iniciantes e concluintes do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFRS – Campus Erechim. Metodologicamente, serão mensurados os níveis de concordância dos participantes da pesquisa a 18 afirmações com 5 níveis de concordância. Serão duas seções, sendo a primeira uma seção que evidencia a concordância (ou não) do participante com relação à eficácia de modelos matemático-computacionais, e a segunda uma seção que evidencia a concordância (ou não) do participante com relação a uma suposta eficácia da lógica algorítmica para resolução de problemas econômicos e sociais representando entender ou concordar com equívocos ou com uma conclusão errônea construída por cientistas em artigos ou questões publicadas que tomam por base modelos matemáticos e conclusões claramente erradas ou influenciadas por vieses e portanto estatísticamente incorretas. As respostas das seções passarão por análises de correlação feitas por scripts em linguagem Python que utlizam as bibliotecas Pandas, Numpy e Seaborn. Espera-se obter a correlação entre os dois grupos de modo a concluir que há uma correlação positiva entre o aprendizado de modelos matemático-computacionais e a compreensão da possibilidade de resolução de problemas sociais pela lógica algorítmica-computacional, confirmando a hipótese, ou que não há correlação entre esses dois fatores ou mesmo que há uma correlação inversa entre eles, refutando a hipótese nesses casos.


PROJETO DE PESQUISA


Projeto:Transposição de lógica algorítmica para fenômenos sociais: o estudante de tecnologia e a compreensão substantivo-instrumental-determinística da mesma balisada pelo entendimento de modelos matemático-computacionais.

Líderes: Adriana Richit e André Gustavo Schaeffer

Website: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/6879870044812136

 Encontros: mensais

 E-mail de contato:  andre_schaeffer@yahoo.com.br

 Bolsas: Não são ofertadas pelo projeto  

Linhas de Pesquisa: Cultura digital e processos digitais na educação; Ensino e aprendizagem em processos educativos; Formação de professores, conhecimentos profissionais e seus elementos nos processos intervenientes.

 Resumo:  O grupo tem como objeto de estudo a Matemática e suas múltiplas dimensões e interfaces. Objetiva institucionalizar a pesquisa em Educação Matemática no âmbito da UFFS, campus de Erechim, fomentar o desenvolvimento de pesquisas nas áreas de Educação Matemática, Matemática e Tecnologias junto aos cursos de graduação e pós-graduação da UFFS, promover o desenvolvimento de pesquisas relacionadas a formação de professores, fomentar estudos e pesquisas que priorizem o uso e o desenvolvimento de tecnologias nos processos de apropriação de conhecimento em Matemática, contribuir para a implementação das diretrizes de pesquisa e extensão instituídas no âmbito da UFFS, promover pesquisa interinstitucional envolvendo docentes de instituições de educação superior e escolas da região de abrangência da UFFS, e investigar políticas e ações de incorporação de tecnologias na prática de sala de aula. sociais pela lógica algorítmica-computacional, confirmando a hipótese, ou que não há correlação entre esses dois fatores ou mesmo que há uma correlação inversa entre eles, refutando a hipótese nesses casos.


PROJETO DE PESQUISA


Projeto:Grupo de Investigações em Ciência, Educação e Tecnologia (GICET)

Líderes: Sinara München; Viviane de Almeida Lima

Website: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/352675

 E-mail de contato:sinara.munchen@uffs.edu.br

Encontros: Mensais

 Bolsas: Não são ofertadas 

Linhas de Pesquisa:  Ensino de Ciências e Alfabetização Científica e Tecnológica; Formação de professores de Ciências da Natureza; Políticas Educacionais e Gestão Democrática.

 Resumo:  O Grupo de Investigação em Ciência, Educação e Tecnologia (GICET) emerge da necessidade de aprofundarmos às investigações em educação em ciências na perspectiva teórica, metodológicas e epistemológicas na área do ensino e em educação. Dessa forma, compreendemos que o grupo formado por professores e estudantes da graduação e mestrado fortalece as discussões sobre o ensino de ciências, a formação de professores de Ciências da Natureza e as políticas educacionais e gestão democrática.


PROJETOS DE ENSINO


Projeto:PIBID Núcleo Educação do Campo

Coordenadora: Viviane de Almeida Lima

Período de Vigência:  Novembro de 2024 a Outubro de 2026

E-mail de contato: viviane.lima@uffs.edu.br

Bolsas: São ofertadas pelo projeto 24 bolsas de iniciação à docência.

 Resumo: A proposta do Subprojeto para o PIBID, da área de Educação do Campo, dos cursos da Universidade Federal da Fronteira Sul UFFS, Campus Erechim (RS), propõe-se a estimular, a apoiar e preparar os estudantes a vivenciarem a docência na Educação Básica durante a graduação. Nesse tempo, os acadêmicos têm a oportunidade de conhecer e experienciar todos os espaços escolares. As atividades desenvolvidas pelos Bolsistas de Iniciação à Docência serão objeto de análise e discussão com vistas ao seu próprio amadurecimento, bem como à melhoria da qualidade do ensino e da prática pedagógica das escolas públicas. No intuito de atender essa demanda no contexto da Mesorregião da Fronteira Sul, a UFFS se propõe a integrar ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID.


PROJETO DE EXTENSÃO


Projeto:Agroecologia e Bioconstrução no Ensino de Ciências

Coordenador: Dionei Ruã dos Santos

Período de Vigência: 16/11/2024 à 16/11/2026

E-mail de contato: dionei.santos@uffs.edu.br

Bolsas:  Não são ofertadas bolsas.

 Resumo: A intersecção entre bioconstrução e agroecologia tem potencial de proporcionar uma abordagem prática e educativa que busque compreender e/ou promover ressignificações sobre o termo sustentabilidade (econômica, ecológica e social), principalmente quando interceptada pela adoção da ciência permacultural. A bioconstrução segue um viés não convencional, favoravelmente versátil, econômico e sustentável, utilizando materiais locais e técnicas ecológicas. A agroecologia é uma práxis que surge da necessidade de repensarmos sobre como o ser humano realiza seu metabolismo com a natureza. Nosso objetivo é integrar essas temáticas no ensino de ciências para estimular o pensamento crítico e a conscientização ambiental entre a UFFS e a comunidade regional. Inicialmente será realizado o planejamento das ações do projeto de extensão para definir a sequência de atividades e a distribuição das tarefas dentro da equipe executora (docentes, discentes e técnicos). Será realizado o levantamento de dados in loco no campus da UFFS Erechim e demais informações necessárias ao desenvolvimento do projeto, como análise das demandas e entendimento das necessidades relacionadas ao espaço de agroecologia do Campus Erechim. Na sequência, serão desenvolvidas e as propostas arquitetônicas, de implantação e paisagismo da área disponibilizada para atividades agroecológicas. Após, serão organizadas e desenvolvidas as Oficinas de Capacitação sobre bioconstrução, abordando suas técnicas e materiais e, após, oficinas de agroecologia, especialmente no que se refere ao manejo do solo e sustentabilidade. O intuito é a formação de multiplicadores, habilitando-os a utilizar o conhecimento construído, também, nas suas comunidades. Posteriormente, se iniciará a construção da casa de ferramentas da horta agroecológica e o grupo de participantes das oficinas auxiliarão na construção do Centro Agroecológico que já está em desenvolvimento na universidade, ampliando as vivências práticas iniciadas sobre bioconstrução. As atividades educativas permeiam todo o processo com ênfase no desenvolvimento de atividades didáticas que integrem bioconstrução e agroecologia no ensino de ciências, utilizando a prática dos espaços construídos como laboratórios. Vídeos e apostilas serão criados para apoiar educadores no ensino dessas temáticas. 


Campus Cerro Largo

Rua Jacob Reinaldo Haupenthal, 1580, Centro,
Cerro Largo, RS
CEP 97900-000
Tel. (55) 3359-3950
CNPJ: 11.234.780/0003-12

Campus Chapecó

Rodovia SC 484, km 02,
Bairro Fronteira Sul,
Chapecó, SC
CEP 89815-899
Tel. (49) 2049-2600
CNPJ 11.234.780/0007-46

Campus Erechim

ERS 135, km 72, 200,
Caixa Postal 764,
Erechim, RS
CEP 99700-970
Tel. (54) 3321-7050
CNPJ 11.234.780/0002-31

Campus Laranjeiras do Sul

Rodovia BR 158, km 405,
Caixa Postal 106,
Laranjeiras do Sul, PR
CEP 85319-899
Tel. (42) 3635-0000
CNPJ 11.234.780/0004-01

Campus Passo Fundo

Rua Capitão Araújo, 20,
Centro,
Passo Fundo, RS
CEP 99010-200
Tel. (54) 3335-8514
CNPJ 11.234.780/0006-65

Campus Realeza

Rodovia PR 182, km 466,
Caixa Postal 253,
Realeza, PR
CEP 85770-000
Tel. (46) 3543-8300
CNPJ 11.234.780/0005-84