Your browser does not support JavaScript! 0 1 2 3
Loading...

Perfil do Egresso do Curso de Física-Licenciatura

O egresso do Curso de Física - Licenciatura do Campus de Cerro Largo da UFFS terá atuação voltada à Educação Básica Pública, exercendo a docência em Física no Ensino Médio e em Ciências no Ensino Fundamental, atuando também no âmbito da gestão educacional, da coordenação pedagógica e dos processos de produção e difusão do conhecimento, além de estar apto e habilitado para continuar sua formação em cursos de pós-graduação em áreas de pesquisa em Ensino de Ciências, Educação Científica, Ensino de Física e áreas afins.

As características almejadas do perfil do egresso são:

a) Dominar princípios gerais e fundamentos da Física, estando familiarizado com suas áreas clássicas e modernas. 
b) Dominar princípios gerais e fundamentais das Ciências, da didática e das respectivas metodologias, sendo capaz de relacionar o conhecimento científico e a realidade social, conduzir e aprimorar suas práticas educativas e propiciar aos seus alunos a percepção da abrangência dessas relações. 
c) Descrever e explicar fenômenos naturais, processos e equipamentos tecnológicos em termos de conceitos, teorias e princípios científicos gerais. 
d) Diagnosticar, formular e encaminhar a solução de problemas físicos e de problemas científicos em um sentido mais amplo, experimentais ou teóricos, práticos ou abstratos, fazendo uso dos instrumentos laboratoriais ou matemáticos apropriados. 
e) Manter atualizada sua cultura científica geral e sua cultura técnica profissional específica. 
f) Desenvolver uma ética de atuação profissional e a consequente responsabilidade social, compreendendo a Ciência como conhecimento histórico, desenvolvido em diferentes contextos sociopolíticos, culturais e econômicos. 
g) Refletir criticamente sobre sua própria prática pedagógica e assumir funções, enquanto professor, que propiciem a construção do conhecimento de seus alunos.

Associadas a essas competências, podem ser apontadas as seguintes habilidades que fazem parte do perfil dos licenciados:
1) Atuar como Físico-Educador nos espaços da educação escolar na Educação Básica (Física no Ensino Médio e Ciências no Ensino Fundamental) ou em espaços de educação não escolar de formação, articulando os conhecimentos necessários a cada contexto.
2) Utilizar os conhecimentos da Física básica e aplicada, das Ciências da Natureza e suas tecnologias e das ciências humanas e sociais como referências e instrumentos para o ensino formal e para a condução de situações educativas em geral. 
3) Planejar e desenvolver diferentes experiências didáticas em Física e em Ciências, reconhecendo os elementos relevantes às estratégias adequadas. 
4) Elaborar e adaptar materiais didáticos de diferente natureza, identificando seus objetivos formativos, de aprendizagem e educacionais. 
5) Planejar, desenvolver e avaliar criticamente projetos científicos e de extensão no campo investigativo em Ciência e Tecnologia, Sociedade, Ambiente e Educação, em instituições públicas, privadas e de organização civil. 6) Utilizar a matemática como uma linguagem para a expressão dos fenômenos naturais. 
7) Resolver problemas experimentais, desde seu reconhecimento e a realização de medições, até a análise de resultados. 
8) Propor, elaborar e utilizar modelos físicos, reconhecendo seus domínios de validade. 
9) Concentrar esforços e persistir na busca de soluções para problemas de solução elaborada e demorada. 
10) Utilizar a linguagem adequada na expressão de conceitos científicos, na descrição de procedimentos de trabalhos científicos e na divulgação de seus resultados. 
11) Utilizar os diversos recursos da informática, dispondo de noções de linguagem computacional. 
12) Conhecer e absorver novas técnicas, métodos ou uso de instrumentos, seja em medições, seja em análise de dados (teóricos ou experimentais). 
13) Apresentar resultados científicos em distintas formas de expressão, tais como relatórios, trabalhos para publicação, seminários e palestras.

Destaca-se, ainda, que o profissional formado pelo Curso de Física - Licenciatura do Campus de Cerro Largo da UFFS atuará como educador com sólida formação científica e humanística, cujo perfil é identificado nas Diretrizes Curriculares para os Cursos de Física, aprovadas por meio do Parecer CNE/CES – 1304/2001, na categoria do Físico-Educador: “dedica-se preferencialmente à formação e à disseminação do saber científico em diferentes instâncias sociais, seja através da atuação no ensino escolar formal, seja através de novas formas de educação científica, como vídeos, software, ou outros meios de comunicação” (BRASIL, 2001, p. 3). 
O mesmo documento, ao orientar a estrutura modular dos cursos, propõe, como possíveis sequenciais na formação do Físico-Educador, a inserção de elementos que permitam, por exemplo, “(i) instrumentalização de professores de Ciências do ensino fundamental; (ii) aperfeiçoamento de professores de Física do ensino médio; (iii) produção de material instrucional” (BRASIL, 2001, p. 7). Tal direcionamento privilegia a flexibilidade na atuação profissional dos egressos, ao mesmo tempo em que valoriza a interação entre a Física e as ciências afins, apontando possibilidades de ampliação do perfil profissional. 
O Físico-Educador dedica-se predominantemente a processos envolvendo o ensino e a aprendizagem, formal e não formal, não excluindo a possibilidade de envolvimento com outras tarefas que solicitem traços dos demais perfis delineados nas DCN: pesquisador, tecnólogo e interdisciplinar. Isto se justifica em função da dinamicidade das transformações sociais contemporâneas, que cria novas demandas e coloca em questão os paradigmas profissionais tradicionais, com perfis já bem estabelecidos. Neste sentido, e em sintonia com as DCN, destacamos que este profissional “deve ser capaz de abordar e tratar problemas novos e tradicionais e deve estar sempre preocupado em buscar novas formas do saber e do fazer científico ou tecnológico. 
Dessa forma, o desafio é propor uma formação, ao mesmo tempo ampla e flexível, que desenvolva habilidades e conhecimentos necessários às expectativas atuais e capacidade de adequação a diferentes perspectivas de atuação futura” (BRASIL, 2001, p.3). De maneira distribuída e integrada, horizontal e verticalmente, serão oferecidas condições para a aquisição das características citadas acima que sustentam a formação do perfil com seus indicadores característicos. O Capítulo 8 apresenta em detalhes a sequência aconselhada para a integralização do curso.

Campus Cerro Largo

Rua Jacob Reinaldo Haupenthal, 1580, Centro,
Cerro Largo, RS
CEP 97900-000
Tel. (55) 3359-3950
CNPJ: 12.345/0001-12

Campus Chapecó

Rodovia SC 484, km 02,
Bairro Fronteira Sul,
Chapecó, SC
CEP 89815-899
Tel. (49) 2049-2600
CNPJ 11.234.780/0007-46

Campus Erechim

ERS 135, km 72, 200,
Caixa Postal 764,
Erechim, RS
CEP 99700-970
Tel. (54) 3321-7050
CNPJ 11.234.780/0002-31

Campus Laranjeiras do Sul

Rodovia BR 158, km 405,
Caixa Postal 106,
Laranjeiras do Sul, PR
CEP 85319-899
Tel. (42) 3635-0000
CNPJ 11.234.780/0004-01

Campus Passo Fundo

Rua Capitão Araújo, 20,
Centro,
Passo Fundo, RS
CEP 99010-200
Tel. (54) 3335-8514
CNPJ 11.234.780/0006-65

Campus Realeza

Rodovia PR 182, km 466,
Caixa Postal 253,
Realeza, PR
CEP 85770-000
Tel. (46) 3543-8300
CNPJ 11.234.780/0005-84