Your browser does not support JavaScript! 0 1 2 3
Loading...

Projetos de Pesquisa e Extensão 



Projeto de extensão


Ciclos Formativos em Ensino de Matemática


Professoras: Danusa de Lara Bonotto, Denize Ivete Reis, Izabel Gioveli e Susana Machado Ferreira.

Este projeto é desenvolvido desde o ano de 2010 e constitui-se como um espaço e tempo de formação e desenvolvimento profissional. Participam do projeto licenciandos, alunos da pós-graduação, professores da Educação Básica e professoras da UFFS. Os encontros são mensais e acontecem na última quarta-feira de cada mês no Laboratório de Matemática da UFFS.  

O projeto tem como referencial teórico metodológico os processos de Investigação-Formação-Ação e tem o objetivo de possibilitar a reflexão crítica acerca dos processos de ensino e de aprendizagem de Matemática, bem como o planejamento, desenvolvimento, socialização e reflexão de propostas pedagógicas para a Educação Básica. Tais propostas são planejadas tendo como fundamentos as tendências da Educação Matemática.


Galeria CARROSSEL




Projetos de Pesquisa


Formação (continuada) e a constituição do professor (de Matemática)


PES-2019-0089 01/08/2019 - 31/01/2026 

Coordenadora: Danusa de Lara Bonotto 

Colaboradora: Izabel Gioveli

A investigação é realizada no contexto de um programa de extensão envolvendo Formação Continuada de Professores e fundamentado na perspectiva da racionalidade prática e no referencial da reflexão no contexto da educação. O objetivo da pesquisa consiste em compreender o trabalho do professor (de Matemática) a partir da formação continuada, bem como as transformações/(re)configurações decorrentes desse processo formativo. A abordagem metodológica é de pesquisa qualitativa e a constituição dos dados é realizada por meio da produção escrita dos diários dos professores participantes do programa e também do material audiogravado dos encontros de formação continuada. A pesquisa apoia-se no referencial teórico da reflexão no contexto da educação e nos pressupostos da investigação-formação-ação; no entendimento de trabalho docente à luz do Interacionismo Sociodiscursivo e na perspectiva histórico-cultural para investigar os elementos do trabalho docente no texto dos professores em espaços formativos.


Modelagem nas Ciências e Matemática e Formação de Professores 


PES-2020-0512 01/07/2020 - 29/05/2026 

Coordenadora: Danusa de Lara Bonotto 

A pesquisa tem como objetivo compreender o desenvolvimento de práticas pedagógicas de Modelagem nas Ciências e Matemática e suas contribuições para os processos de ensino e de aprendizagem das referidas áreas nos diferentes níveis de ensino, bem como, o desenvolvimento profissional dos professores envolvidos no planejamento, implementação e avaliação de tais práticas. A abordagem metodológica é de pesquisa qualitativa e os participantes são professores da educação básica vinculados ao programa de extensão Ciclos Formativos em Ensino de Ciências e Matemática e desenvolvido na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS e também mestrandos vinculados à disciplina de Modelagem nas Ciências do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências – PPGEC da UFFS e colaboradores. Os dados são constituídos por meio de revisão bibliográfica acerca da temática, das produções orais e escritas dos professores participantes, do diário de campo da professora pesquisadora e do material áudiogravado e transcrito referente aos encontros de formação. A análise dos dados segue os procedimentos da Análise Textual Discursiva compreendida como um processo auto-organizado de produção de novos entendimentos referentes ao fenômeno em estudo. Como resultados esperamos a obtenção de uma compreensão ampla acerca das pesquisas que tratam de Modelagem nas Ciências e Matemática e das práticas pedagógicas fundamentadas nesse viés teórico, bem como o reconhecimento do processo de desenvolvimento profissional dos professores a partir da realização de tais práticas.

A inserção da extensão nos componentes curriculares


Atividade desenvolvida no evento “UFFS de portas abertas” – Laboratório de Ensino de Matemática II (2024/2)


Atividade desenvolvida no Evento “UFFS de portas abertas” - 2023 Laboratório de Educação Matemática e Docência I


Finalização de Atividade desenvolvida em Laboratório de Educação Matemática I – Professora do Ciclos Formativos em Ensino de Matemática dialogando com os acadêmicos da turma 2023 sobre as práticas desenvolvidas.



Prática como componente curricular


Laboratório de Educação Matemática I – Turma 2024

Laboratório de Educação Matemática I – Turma 2023

Desenvolvimento de atividade planejada em Laboratório de Educação Matemática e Docência I – Turma 2023


Laboratório de Educação Matemática e Docência I – Turma 2023


Laboratório de Educação Matemática e Docência I – Turma 2022


Laboratório de Educação Matemática III – Turma 2022



Laboratório de Educação Matemática e Docência I – Turma 2022



Campus Cerro Largo

Rua Jacob Reinaldo Haupenthal, 1580, Centro,
Cerro Largo, RS
CEP 97900-000
Tel. (55) 3359-3950
CNPJ: 11.234.780/0003-12

Campus Chapecó

Rodovia SC 484, km 02,
Bairro Fronteira Sul,
Chapecó, SC
CEP 89815-899
Tel. (49) 2049-2600
CNPJ 11.234.780/0007-46

Campus Erechim

ERS 135, km 72, 200,
Caixa Postal 764,
Erechim, RS
CEP 99700-970
Tel. (54) 3321-7050
CNPJ 11.234.780/0002-31

Campus Laranjeiras do Sul

Rodovia BR 158, km 405,
Caixa Postal 106,
Laranjeiras do Sul, PR
CEP 85319-899
Tel. (42) 3635-0000
CNPJ 11.234.780/0004-01

Campus Passo Fundo

Rua Capitão Araújo, 20,
Centro,
Passo Fundo, RS
CEP 99010-200
Tel. (54) 3335-8514
CNPJ 11.234.780/0006-65

Campus Realeza

Rodovia PR 182, km 466,
Caixa Postal 253,
Realeza, PR
CEP 85770-000
Tel. (46) 3543-8300
CNPJ 11.234.780/0005-84