Projetos de Pesquisa e Extensão
Projeto de extensão
Ciclos Formativos em Ensino de Matemática
Professoras: Danusa de Lara Bonotto, Denize Ivete Reis, Izabel Gioveli e Susana Machado Ferreira.
Este projeto é desenvolvido desde o ano de 2010 e constitui-se como um espaço e tempo de formação e desenvolvimento profissional. Participam do projeto licenciandos, alunos da pós-graduação, professores da Educação Básica e professoras da UFFS. Os encontros são mensais e acontecem na última quarta-feira de cada mês no Laboratório de Matemática da UFFS.
O projeto tem como referencial teórico metodológico os processos de Investigação-Formação-Ação e tem o objetivo de possibilitar a reflexão crítica acerca dos processos de ensino e de aprendizagem de Matemática, bem como o planejamento, desenvolvimento, socialização e reflexão de propostas pedagógicas para a Educação Básica. Tais propostas são planejadas tendo como fundamentos as tendências da Educação Matemática.
Projetos de Pesquisa
Formação (continuada) e a constituição do professor (de Matemática)
PES-2019-0089
01/08/2019 - 31/01/2026
Coordenadora: Danusa de Lara Bonotto
Colaboradora: Izabel Gioveli
A investigação é realizada no contexto de um programa de extensão envolvendo Formação Continuada de Professores e fundamentado na perspectiva da racionalidade prática e no referencial da reflexão no contexto da educação. O objetivo da pesquisa consiste em compreender o trabalho do professor (de Matemática) a partir da formação continuada, bem como as transformações/(re)configurações decorrentes desse processo formativo. A abordagem metodológica é de pesquisa qualitativa e a constituição dos dados é realizada por meio da produção escrita dos diários dos professores participantes do programa e também do material audiogravado dos encontros de formação continuada. A pesquisa apoia-se no referencial teórico da reflexão no contexto da educação e nos pressupostos da investigação-formação-ação; no entendimento de trabalho docente à luz do Interacionismo Sociodiscursivo e na perspectiva histórico-cultural para investigar os elementos do trabalho docente no texto dos professores em espaços formativos.
Modelagem nas Ciências e Matemática e Formação de Professores
PES-2020-0512
01/07/2020 - 29/05/2026
Coordenadora: Danusa de Lara Bonotto
A pesquisa tem como objetivo compreender o desenvolvimento de práticas pedagógicas de Modelagem nas Ciências e Matemática e suas contribuições para os processos de ensino e de aprendizagem das referidas áreas nos diferentes níveis de ensino, bem como, o desenvolvimento profissional dos professores envolvidos no planejamento, implementação e avaliação de tais práticas. A abordagem metodológica é de pesquisa qualitativa e os participantes são professores da educação básica vinculados ao programa de extensão Ciclos Formativos em Ensino de Ciências e Matemática e desenvolvido na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS e também mestrandos vinculados à disciplina de Modelagem nas Ciências do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências – PPGEC da UFFS e colaboradores. Os dados são constituídos por meio de revisão bibliográfica acerca da temática, das produções orais e escritas dos professores participantes, do diário de campo da professora pesquisadora e do material
áudiogravado e transcrito referente aos encontros de formação. A análise dos dados segue os procedimentos da Análise Textual Discursiva compreendida como um processo auto-organizado de produção de novos entendimentos referentes ao fenômeno em estudo. Como resultados esperamos a obtenção de uma compreensão ampla acerca das pesquisas que tratam de Modelagem nas Ciências e Matemática e das práticas pedagógicas fundamentadas nesse viés teórico, bem como o reconhecimento do processo de desenvolvimento profissional dos professores a partir da realização de tais práticas.
A inserção da extensão nos componentes curriculares
Atividade desenvolvida no evento “UFFS de portas abertas” – Laboratório de Ensino de Matemática II (2024/2)
Atividade desenvolvida no Evento “UFFS de portas abertas” - 2023
Laboratório de Educação Matemática e Docência I
Finalização de Atividade desenvolvida em Laboratório de Educação Matemática I – Professora do Ciclos Formativos em Ensino de Matemática dialogando com os acadêmicos da turma 2023 sobre as práticas desenvolvidas.
Prática como componente curricular
Laboratório de Educação Matemática I – Turma 2024
Laboratório de Educação Matemática I – Turma 2023
Desenvolvimento de atividade planejada em Laboratório de Educação Matemática e Docência I – Turma 2023
Laboratório de Educação Matemática e Docência I – Turma 2023
Laboratório de Educação Matemática e Docência I – Turma 2022
Laboratório de Educação Matemática III – Turma 2022
Laboratório de Educação Matemática e Docência I – Turma 2022