Sobre o Curso:
Ensino de Ciências como área de concentração: A área de Ensino de Ciências está pautada em novos movimentos que advém das influências das pesquisas curriculares, das abordagens conceituais, das teorias de ensino e de aprendizagem, das metodologias de ensino, da abordagem dos conteúdos e objetivos do ensino e dos processos de formação de professores. As distintas dimensões da área de Ensino de Ciências possibilitam vislumbrar um campo profícuo para desenvolvimento de pesquisas situadas em diferentes frentes, tais como: história e filosofia da ciência, práticas e contextos pedagógicos, práticas de ensino, processos de aprendizagem de conceitos, avaliação, currículos e políticas educacionais, formação inicial e continuada de professores, tecnologias da comunicação e informação, materiais didáticos, temas contemporâneos entre outras sub-áreas e temas possíveis de investigações (educação em saúde, abordagens CTS, educação ambiental, identidades, gênero, entre outros). O tratamento dos conteúdos e o ensino pretendem ser desenvolvidos no PPGEC como formas de contextualizar pedagogicamente discursos e conhecimentos científicos na interação com conhecimentos cotidianos para produzir sentidos e significados para apropriação e significação do conhecimento escolar, o que demonstra a forte ligação das especificidades das Ciências (Biologia, Física e Química) em articulação como área de Ensino de Ciências. A investigação-ação é tomada como um caminho que favorece uma formação de alto nível aliada a uma formação propositada com a transformação do ensino de Ciências, entendendo a questão da investigação dos saberes e práticas docentes como balizadora da área e a questão da mediação teórico-metodológica e avaliativa das práticas educativas numa perspectiva dialógica, sócio-histórica e cultural, como constituinte da formação docente.
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Ensino de Ciências como Campo de Estudos: O Campo de Estudos do Ensino de Ciências está voltado para novos movimentos que advêm das influências de pesquisas curriculares, abordagens conceituais, teorias de ensino e aprendizagem, metodologias de ensino, abordagem de conteúdo e finalidades de ensino e processos de formação de professores. As diferentes dimensões do Campo de Estudos do Ensino de Ciências nos permitem vislumbrar um campo profícuo para o desenvolvimento de pesquisas em diferentes campos, tais como: História e Filosofia da Ciência, Práticas e Contextos Pedagógicos, Práticas de Ensino, Processos de Aprendizagem de Conceitos, Avaliação, Currículos e Políticas Educacionais, Formação Inicial e Continuada de Professores, Tecnologias de Comunicação e Informação, Materiais Didáticos, Temas Contemporâneos, entre outras subáreas e possíveis temas de pesquisa (Educação em Saúde, Abordagens CTS [Ciência, Tecnologia e Sociedade], Educação Ambiental, Identidades, Gênero, entre outros). O tratamento dos conteúdos e do ensino pretendem ser desenvolvidos no PPGEC como discursos pedagógicos contextualizando e sabendo científico na interação com os saberes cotidianos para produzir sentidos para a apropriação e significação do conhecimento escolar, o que demonstra a forte conexão das especificidades da Ciência (Biologia, Física e Química) em articulação como campo do Ensino de Ciências. A pesquisa-ação é tomada como um caminho que privilegia uma formação de alto nível aliada a uma formação propositiva com a transformação do Ensino de Ciências, considerando a questão da busca de saberes e práticas de ensino como norteadora do campo e a questão da mediação teórico-metodológica e avaliativa das práticas educacionais numa perspectiva dialógica, sócio-histórica e cultural, como componente da formação de professores .
Ensino de Ciências como Área de Concentração: A área de Ensino de Ciências se fundamenta em novos movimentos que advêm das influências das pesquisas curriculares, das abordagens conceituais, das teorias de ensino e aprendizagem, das metodologias de ensino, das abordagens de conteúdos e objetivos de ensino e dos processos de formação de professores. As diferentes dimensões da área de Educação em Ciências permitem vislumbrar um campo profícuo para o desenvolvimento de pesquisas em diversas frentes como: história e filosofia da ciência, práticas e contextos pedagógicos, práticas de ensino, processos conceituais de aprendizagem, avaliação, currículos e políticas educacionais, formação inicial e continuada de professores, tecnologias de informação e comunicação, materiais didáticos, questões contemporâneas entre outras subáreas e possíveis temas de pesquisa (educação em saúde, abordagens CTS, educação ambiental, identidades, gênero, entre outros). O PPGEC tem como objetivo desenvolver o tratamento dos conteúdos e do ensino como formas de contextualizar pedagogicamente os discursos e conhecimentos científicos em interação com os saberes cotidianos para produzir sentidos e significados para a apropriação e significação do conhecimento escolar, o que demonstra a forte conexão das especificidades das Ciências (Biologia, Física e Química) em articulação como área do Ensino de Ciências. A pesquisa-ação é vista como um caminho que fomenta a formação de alto nível aliada à formação motivada pela transformação do ensino de ciências, entendendo a questão da pesquisa sobre saberes e práticas de ensino como modelo para a área e a questão da mediação teórico-metodológica e avaliativa das práticas educacionais numa perspectiva dialógica, sócio-histórica e cultural como constituinte da formação docente.
Nível: Mestrado
Turno: Integral
Duração Mínima: 18 Meses
Modalidade: Acadêmico
Número de vagas anuais: 15