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Perfil do Egresso

A (o) egressa (o) do Curso de Pedagogia – Licenciatura é dotada (o) de um repertório de saberes que a (o) qualificam para atuar como docente na Educação Básica pública, no âmbito do ensino na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na gestão educacional e na coordenação pedagógica e em processos de produção e difusão do conhecimento. 


Tais saberes são constituídos por conhecimentos teórico-conceituais (gerais, específicos e pedagógicos) e por habilidades práticas, articuladas entre si, que lhe possibilitam diagnosticar, propor, desenvolver e avaliar suas ações, de forma intencional e metódica e em cooperação com o coletivo escolar, comprometidas com a melhoria da Educação Básica pública e com a gestão democrática e participativa e orientadas pelos princípios da emancipação humana, da democratização social, do reconhecimento da diversidade e da inclusão, de forma que o egresso estará apto a:

I - Dimensões amplas da atuação profissional:

  • Atuar ética e politicamente em diferentes contextos educativos e pedagógicos, tendo por base o reconhecimento da dignidade humana, da alteridade, da diversidade das experiências culturais, da sensibilidade ambiental e da formação humana integral;
  • Estabelecer uma relação dialética entre a teoria e a prática, tendo como ponto de partida a interpretação crítica da prática social, para conceber uma ação intencional e qualificada, voltada para a transformação social, que no exercício da docência se efetiva pelo trabalho pedagógico, voltado para a mediação e apropriação ativa dos conhecimentos em favor do desenvolvimento histórico da humanidade em cada indivíduo singular;
  • Comprometer-se com a inclusão nos processos de planejamento, organização e desenvolvimento das práticas profissionais, abarcando as dimensões ética, estética e epistemológica em que se reconhece o ser humano em suas diversidades sociais, culturais, étnico-raciais, de gênero e sexuais;
  • Posicionar-se criticamente frente aos tensionamentos que se estabelecem entre os processos produtivos, a atuação do Estado, as políticas públicas em educação e as propostas curriculares; 
  • Atuar nos processos de ensino, gestão educacional e coordenação pedagógica no âmbito escolar e nos sistemas de ensino, amparado nos princípios da gestão democrática e participativa, envolvendo os integrantes da comunidade escolar;
  • Assumir-se como intelectual capaz de estabelecer o diálogo entre os saberes populares e acadêmicos para investigar e interpretar as práticas socioculturais, educacionais e pedagógicas e para propor alternativas orientadas para a construção de relações sociais mais justas e igualitárias;
  • Atuar de forma comprometida e intencional na consolidação de uma Educação Básica pública e de qualidade para todos;
  • Atuar em espaços escolares e não escolares que requerem conhecimentos pedagógicos. 


II – Dimensões específicas da atuação profissional vinculadas ao ensino:

  • Apreender e mobilizar os conhecimentos dos campos disciplinares, didático-pedagógicos e das infâncias e sua contextualização histórica e social e articulá-los com o currículo/saber escolar no desenvolvimento dos processos de ensino-aprendizagem na Educação Infantil e nos anos Iniciais do Ensino Fundamental, atentando para as suas especificidades; 
  • Atuar em processos de alfabetização e letramento considerando as diferentes realidades socioculturais que condicionam as variações linguísticas regionais marcadas pela presença dos grupos nativos, pela imigração e pelo contexto de fronteira;
  • Atuar na Educação Infantil considerando o desenvolvimento integral da criança de 0 a 5 anos de idade, assim como a necessidade de apreensão de conceitos técnico-científicos sobre a infância que oportunize a compreensão dos diferentes níveis de desenvolvimento infantil, a diversidade sócio-cultural-afetivas, a indissociabilidade entre cuidar-educar, as interações com as (os) sujeitas (os) e ambientes, a estimulação precoce, o desenvolvimento psicomotor, a ludicidade, a sustentabilidade e a democracia;
  • Atuar na educação escolar especial e em salas inclusivas destinadas ao desenvolvimento de habilidades específicas, dotado de conhecimentos teórico-práticos; 
  • Atuar na Educação de Jovens e Adultos reconhecendo as suas histórias de vida e as trajetórias escolares problematizando as mudanças no mundo do trabalho, das tecnologias, e seus impactos sobre a cultura;
  • Atuar na educação ambiental tendo por base a compreensão crítica das relações que se estabelecem entre ser homem e o ambiente, atentando para os aspectos econômicos, sociais, e culturais envolvidos historicamente;
  • Desenvolver o trabalho pedagógico de forma coletiva, dialógica, contextualizada, crítica e criativa para compreender e propor alternativas frente às transformações vivenciadas nos processos de ensino-prendizagem;
  • Apropriar-se e utilizar as tecnologias de informação e comunicação nos processos de produção de conhecimento e de ensino-aprendizagem e compreender os impactos dessas tecnologias na cultura, nas relações sociais e na constituição da subjetividade e das identidades infanto-juvenis.


III – Dimensões da atuação na gestão educacional e coordenação pedagógica

  • Atuar na (re)elaboração, implementação, avaliação e aperfeiçoamento do projeto pedagógico escolar, em diálogo com a legislação, as práticas institucionais e com a comunidade escolar;
  • Acolher, analisar e interpretar as problemáticas vinculadas ao exercício profissional, no âmbito da organização e do funcionamento da instituição escolar, da efetivação das políticas públicas em educação, do currículo escolar, dos processos de ensino-aprendizagem e das (os) sujeitas (os) da aprendizagem e de seu desenvolvimento, para conceber, orientar e avaliar o trabalho pedagógico e estimar seus impactos sociais e ambientais; 
  • Atuar na formulação, execução e avaliação de políticas públicas em educação, a fim de contribuir na melhoria da qualidade da educação e com a correção das distorções e problemas observados na vida social que tenham implicações no acesso e permanência de crianças, adolescentes, jovens e adultos na escola;
  • Atuar na avaliação e proposição de currículos, programas e projetos junto aos sistemas de ensino e à instituição escolar, amparado numa compreensão de currículo como repertório de saberes e de práticas sociais recortadas de um universo mais amplo da experiência humana, envolvendo dimensões éticas, estéticas, cognitivas, de trabalho e produção;
  • Coordenar os processos de planejamento, organização e avaliação do trabalho pedagógico no âmbito escolar, incluindo o atendimento educacional especializado, o reforço escolar, a formação continuada e os conselhos de classe, em diálogo com a comunidade escolar;
  • Propor e/ou coordenar a elaboração e a execução de projetos educacionais no âmbito escolar vinculados às especificidades locais e para a formação integral, envolvendo a cultura, a diversidade étnico-racial, a inclusão social, a educação ambiental, entre outros;
  • Coordenar os processos formativos no âmbito escolar, vinculados às parcerias celebradas entre escola e universidade, envolvendo PIBID, Residência Pedagógica, estágios supervisionados, grupos de estudo e de pesquisa, entre outros.
  • Atuar na orientação pedagógica junto às (aos) docentes, estudantes, pais e/ou responsáveis, em conformidade com o projeto pedagógico escolar e as particularidades locais;
  • Atuar nos processos de gestão escolar, em diálogo com a comunidade escolar e em articulação com os sistemas de ensino, atentando para as especificidades locais, para a identidade escolar e os desafios emergentes, tendo em vista a melhoria da qualidade da Educação Básica.


IV – Dimensões da atuação no âmbito da produção e difusão do conhecimento

  • Articular as atividades relacionadas ao exercício da docência com a pesquisa, de forma a constituir-se como professora (or) - pesquisadora (or); 
  • Assumir a formação continuada como espaço privilegiado de aprofundamento de estudos, em que os temas e problemas emergentes nos processos de ensino-aprendizagem são convertidos em objetos de investigação, cujos resultados retroagem sobre as práticas pedagógicas;
  • Atuar em processos coletivos de produção do conhecimento, que privilegiam abordagens multi e interdisciplinares para análise de problemáticas e proposição de alternativas; 
  • Atuar na elaboração/produção de materiais didático-pedagógicos no âmbito escolar e do sistema de ensino e na avaliação do livro didático a partir dos programas nacionais, estaduais e municipais; 
  • Organizar e/ou participar de grupos de estudo/pesquisa, no âmbito escolar, dos sistemas de ensino e das instituições de ensino superior; 
  • Refletir sobre a prática docente e comunicar suas experiências em eventos acadêmicos, culturais e educacionais.

Campus Cerro Largo

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