Perfil do Curso
O Curso de Graduação em Geografia – Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) tem como propósito a formação de profissionais da área de Geografia voltados ao desempenho das tarefas ligadas ao universo da educação, relativas à programação, implementação, pesquisa científica e avaliação do processo ensino-aprendizagem no ensino fundamental e ensino médio.
O curso justifica-se, por um lado, pela alta demanda de professores de Geografia – com formação específica e de qualidade – nas regiões de abrangência da Universidade.
Por outro lado, a importância do curso reside na sua proposta formativa, subsidiando reflexões e ações de cunho teórico e prático, relativas à problemática socioambiental e ao contexto cultural, econômico, político, científico e acadêmico em que está inserido.
O currículo abrange uma sequência de disciplinas e atividades ordenadas por matrículas semestrais.
Tal currículo é composto por disciplinas de caráter obrigatório e por um conjunto de disciplinas de caráter eletivo, que deve ser cumprido integralmente pelo estudante a fim de que ele possa qualificar-se para a obtenção do diploma.
Além disso, o currículo é composto por um núcleo de disciplinas de formação básica e geral, denominado "Domínio Comum", por um conjunto de disciplinas de formação pedagógica, comum a todas os cursos de licenciatura, denominado “Domínio Conexo”, e por um grupo de disciplinas de formação profissional específicas da Geografia.
Além das disciplinas de caráter obrigatório, o estudante deverá cursar algumas disciplinas optativas de sua livre escolha e de acordo com seus interesses, além de realizar atividades curriculares complementares (ACCs), de acordo com o exposto neste PPC.
Os objetivos do Curso de Graduação em Geografia - Licenciatura estão em sintonia com os princípios filosóficos que norteiam a UFFS.