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FÍSICA-LICENCIATURA


Objetivo Geral do Curso

O objetivo geral do Curso de Física – Licenciatura do Campus Cerro Largo é promover a formação de um educador capacitado a desenvolver, de forma pedagogicamente consistente, o ensino-aprendizagem da Física e das Ciências Naturais, valorizando suas interações com as ciências afins, o mundo tecnológico, os determinantes e as implicações sociais daí decorrentes.

Perfil do Egresso: 

O profissional formado pelo Curso de Física – Licenciatura do Campus Cerro Largo será um educador com sólida formação científica e humanística, cujo perfil é identificado nas Diretrizes Curriculares para os Cursos de Física, aprovadas por meio do Parecer CNE/CES – 1304/2011, na categoria do físico-educador: “dedica-se preferencialmente à formação e à disseminação do saber científico em diferentes instâncias sociais, seja através da atuação no ensino escolar formal, seja através de novas formas de educação científica, como vídeos, software, ou outros meios de comunicação. Não se ateria ao perfil da atual Licenciatura em Física, que está orientada para o ensino médio formal”. (BRASIL, 2001, p. 3).

O mesmo documento, ao orientar a estrutura modular dos cursos, propõe, como possíveis sequenciais na formação do físico-educador, a inserção de elementos que permitam, por exemplo, “(i) instrumentalização de professores de Ciências do ensino fundamental; (ii) aperfeiçoamento de professores de Física do ensino médio; (iii) produção de material instrucional [...]”. (BRASIL, 2001, p. 7) . Tal direcionamento privilegia a flexibilidade na atuação profissional dos egressos, ao mesmo tempo em que valoriza a interação entre a Física e as ciências afins, apontando possibilidades de ampliação do perfil profissional.

Nessa perspectiva, o egresso do Curso de Física – Licenciatura do Campus Cerro Largo terá atuação voltada à educação básica, exercendo a docência em Física no ensino médio e em Ciências no ensino fundamental, bem como atuando em espaços não-formais de educação científica, além de estar apto e habilitado para continuar sua formação em cursos de pós-graduação em áreas de pesquisa em Ensino de Ciências, Educação Científica, Ensino de Física e áreas afins.

O físico-educador dedica-se predominantemente a processos envolvendo o ensino e a aprendizagem, formal e não-formal, não excluindo a possibilidade de envolvimento com outras tarefas que solicitem traços dos demais perfis delineados nas DCN: pesquisador, tecnólogo e interdisciplinar. Isso se justifica em função da dinamicidade das transformações sociais contemporâneas, que cria novas demandas e coloca em questão os paradigmas profissionais tradicionais, com perfis já bem estabelecidos. Nesse sentido, e em sintonia com as DCN, destacamos que este profissional “deve ser capaz de abordar e tratar problemas novos e tradicionais e deve estar sempre preocupado em buscar novas formas do saber e do fazer científico ou tecnológico […] Dessa forma, o desafio é propor uma formação, ao mesmo tempo ampla e flexível, que desenvolva habilidades e conhecimentos necessários às expectativas atuais e capacidade de adequação a diferentes perspectivas de atuação futura.” (BRASIL, 2001, p. 3).  


A formação acadêmica do curso dará condições para que os egressos exerçam suas profissões pautadas na:

  • Atuar como Físico-Educador nos espaços da educação escolar na Educação Básica (Física no Ensino Médio e Ciências no Ensino Fundamental) ou em espaços de educação não escolar de formação, articulando os conhecimentos necessários a cada contexto.
  • Utilizar os conhecimentos da Física básica e aplicada, das Ciências da Natureza e suas tecnologias e das ciências humanas e sociais como referências e instrumentos para o ensino formal e para a condução de situações educativas em geral.
  • Planejar e desenvolver diferentes experiências didáticas em Física e em Ciências, reconhecendo os elementos relevantes às estratégias adequadas
  • Elaborar e adaptar materiais didáticos de diferente natureza, identificando seus objetivos formativos, de aprendizagem e educacionais.
  • Planejar, desenvolver e avaliar criticamente projetos científicos e de extensão no campo investigativo em Ciência e Tecnologia, Sociedade, Ambiente e Educação, em instituições públicas, privadas e de organização civil.
  • Utilizar a matemática como uma linguagem para a expressão dos fenômenos naturais.
  • Resolver problemas experimentais, desde seu reconhecimento e a realização de medições, até a análise de resultados.
  • Propor, elaborar e utilizar modelos físicos, reconhecendo seus domínios de validade.
  • Concentrar esforços e persistir na busca de soluções para problemas de solução elaborada e demorada.
  • Utilizar a linguagem adequada na expressão de conceitos científicos, na descrição de procedimentos de trabalhos científicos e na divulgação de seus resultados.
  • Utilizar os diversos recursos da informática, dispondo de noções de linguagem computacional.
  • Conhecer e absorver novas técnicas, métodos ou uso de instrumentos, seja em medições, seja em análise de dados (teóricos ou experimentais).
  • Apresentar resultados científicos em distintas formas de expressão, tais como relatórios, trabalhos para publicação, seminários e palestras.

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