DOCENTE | PALAVRAS-CHAVE – ÁREA DE ATUAÇÃO |
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Dra. Alejandra Rojas Kovalski
| Literatura; Tradução literária; Estudos Culturais.
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Dra. Aline Cassol Daga Cavalheiro
| Linguística Aplicada; Formação de professores; Formação de leitores; Ensino e aprendizagem de língua portuguesa.
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Dra. Aline Peixoto Gravina
| Gramática e Ensino; Estudos sintáticos e morfossintáticos; Linguística Histórica; Prosódia; Mudança Linguística.
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Dra. Angela Derlise Stübe
| Linguística Aplicada; Análise de discurso; Entre-línguas e culturas; Formação de professores; Política linguística e identidade.
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Dra. Ani Carla Marchesan
| Linguística; Linguística formal; Gramática gerativa.
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Dra. Cláudia Andrea Rost Snichelotto
| Sociolinguística; Português como língua adicional; Gramaticalização.
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Dra. Claudia Finger-Kratochvil
| Psicolinguística; Letramento; (Compreensão em) leitura, ensino e habilidades de leitura; Formação de professores; Metodologia de ensino; Competência lexical; Linguagem da propaganda.
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Dra. Cristiane Horst
| Bilinguismo; Línguas em contato; Dialetologia pluridimensional; Diversidade linguística e ensino; Ensino de línguas; Política linguística; Atitudes e crenças linguísticas e identidade.
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Dra. Dulce do Carmo Franceschini
| Descrição de línguas – português e línguas indígenas; Sociolinguística qualitativa: comportamento e atitude linguísticas/situações de plurilinguismo em comunidades indígenas; Ensino de línguas em escolas indígenas.
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Dr. Eric Duarte Ferreira
| Análise de discurso; Sujeito; Enunciação; Discurso político; Ordens do discurso.
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Dr. Fernando de Moraes Gebra
| Literatura portuguesa; Literatura e artes plásticas; Crítica literária; Literatura brasileira; Historiografia literária; Literatura comparada.
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Dr. Luciano Melo de Paula
| História da literatura; Literatura comparada; Literatura brasileira; Literaturas do Cone Sul; Ensino de literatura.
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Dr. Marcelo Jacó Krug
| Bilinguismo; Línguas em contato; Dialetologia pluridimensional; Diversidade linguística e ensino; Ensino de línguas; Política linguística; Atitudes e crenças linguísticas e identidade.
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Dra. Maria José Laiño
| Linguística Aplicada; Tradução e ensino de LE; Tradução funcionalista; Tradução e cognição; Ensino de LE e gêneros textuais/discursivos; Tradução e aspectos culturais em foco.
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Dra. Mary Neiva Surdi da Luz
| Linguística Aplicada; Análise de discurso; Formação de professores.
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Me. Mary Stela Surdi
| Formação de Professore; Ensino de língua portuguesa; Análise de material didático.
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Dra. Morgana Cambrussi
| Semântica; Semântica e ensino; Estudos lexicais; Semântica Cognitiva.
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Dra. Solange Labbonia
| Gramática contrastiva; Sintaxe funcionalista; Ensino de espanhol para brasileiros.
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Dr. Santo Gabriel Vaccaro
| Literatura argentina e espanhola; Crítica literária.
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Dr. Valdir Prigol
| Leitura de texto literário; Leitura de crítica literária; Metáforas de leitura; Metáforas do literário.
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13) QUAIS SÃO AS POSSIBILIDADES DE EVENTOS E DE CULTURA QUE O CURSO OFERECE?
Anualmente, desde a inauguração do Curso de Letras, fazemos a nossa Semana Acadêmica. As aulas tradicionais são pausadas e dão lugar a palestras e oficinas com professores convidados de outras universidades e Estados. Além disso, os alunos do curso apresentam e debatem alguns dos trabalhos de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidos durante o ano. Também participamos anualmente de eventos que envolvem todos os outros cursos da UFFS, como o SEPE (o Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão), em que são apresentadas algumas das principais ações do Curso; e o DIVERSA, um evento de uma semana, dedicado exclusivamente às atividades culturais, esportivas e artísticas. Há ainda os eventos culturais relacionados exclusivamente à língua espanhola e aos países hispanos, como o Festival del día de los muertos, em que nossos alunos entram em contato profundo com a cultura mexicana. Nosso curso também conta com um grupo de estudos e de experimentação teatral, com entrada contínua de novos integrantes. O grupo encena desde peças clássicas, baseadas em textos literários, até performances autorais, escritas pelos próprios alunos.
14) TENHO ESPECIAL INTERESSE PELA ESCRITA LITERÁRIA, ELA SERÁ APRIMORADA NO CURSO?
Sim, você que escreve ou pretende escrever textos literários como romances, novelas, contos, crônicas, peças de teatro e poemas, entre outros, terá condições de aprimorar a sua escrita durante o curso, porque entrará em contato, desde o início, com produções literárias e exercícios de escrita. O curso possui uma ótima carga de leitura de textos literários, colocando-o em contato com a tradição e com a produção literária do presente. Além de ler uma excelente quantidade de textos, você refletirá sobre a constituição de cada uma dessas formas, dando-lhe liberdade e autonomia na produção de seus textos. Nesta mesma direção, entrará em contato com diversos modos de leitura de textos literários para que você compreenda o ato de leitura próprio e também como os leitores poderão ler seus textos. Em muitas disciplinas realizamos exercícios de escrita de textos literários, que podem ser continuados em projetos de extensão específicos do curso.
15) HÁ OUTRAS ATIVIDADES EXTRACURRICULARES PROMOVIDAS NO CURSO?
Sim, temos várias. Podemos ilustrar com uma importante ação que é a viagem internacional de estudos literários (realizada anualmente). Em duas de suas versões, “Literatura e outro saberes”, em 2018, e “PerCursos rio-platenses”, em 2019, a viagem de estudos possibilitou visitas a universidades, bibliotecas, museus, fundações de escritores renomados e feiras do livro da Argentina e do Uruguai. Esta iniciativa conta com a colaboração de docentes dos Cursos de Letras de Chapecó, Cerro Largo e Realeza e está pensada para os alunos de fases avançadas, que desejam ter uma experiência de imersão na língua espanhola e de contato direto com a cultura e o texto literário nessa língua. Algumas das atividades da viagem estão vinculadas aos trabalhos realizados nas disciplinas Literatura Hispano-americana I e Hispano-americana II e, entre elas, citam-se os minicursos sobre obras e autores rio-platenses ministrados pelos alunos nos bosques de Palermo, Buenos Aires, e as posteriores exposições fotográficas, com produções literárias dos alunos, “Faíscas”, realizadas em eventos da universidade e na praça central de Chapecó.
16) HÁ TCC NO CURSO DE LETRAS?
Sim, há TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) e ele é cursado em dois semestres, na 9ª e na 10ª fases. O TCC tem como proposta a realização de um projeto de ensino, de pesquisa ou de extensão, com a produção final de um artigo e com a defesa em banca do trabalho produzido. Essa proposta de TCC permite que o aluno escolha a modalidade que melhor atender as suas vontades e expectativas de trabalho final, pois possibilita que se construam propostas de trabalho voltadas para a pesquisa, alinhadas aos projetos em andamento nos grupos de pesquisa do Curso; propostas de trabalho voltadas para a extensão, ligadas aos projetos e programas de extensão vigentes no Curso ou ainda projetos alternativos de ensino, que permitam a vivência ampliada da experiência de docência.
17) O QUE SÃO AS PCCr (PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR) QUE ESTÃO PREVISTAS NA PROPOSTA DO CURSO?
As atividades de Prática como Componente Curricular (PCCr) são focadas no desenvolvimento de habilidades docentes, com trabalho voltado ao ensino de língua e de literatura. As horas de PCCr estão distribuídas prioritariamente da 1ª à 6ª fase, entre diferentes componentes curriculares. Com a PCCr, é possível promover, desde o ingresso do estudante no Curso, a reflexão estruturada sobre sua prática docente e, em especial, sobre o exercício profissional na educação básica pública.
18) O QUE SÃO AS ACC (ATIVIDADES CURRICULARES COMPLEMENTARES) QUE ESTÃO PREVISTAS NA PROPOSTA DO CURSO?
As ACC são atividades complementares que estão previstas no currículo e possibilitam o reconhecimento de habilidades, conhecimentos e competências adquiridas fora do ambiente escolar, abrangendo a prática de estudos e atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho, com as peculiaridades das organizações e com as ações de extensão junto à comunidade. No Curso de Letras, as ACC totalizam 14 créditos, ou seja, 210 horas, e podem ser contempladas em ações de ensino, de pesquisa, de extensão e de cultura. Ainda, as atividades curriculares complementares são caracterizadas por produzir um enriquecimento curricular técnico, científico e cultural; além disso, essas atividades devem possuir um caráter afim à área de formação humanística e profissional do estudante de Letras.
19) O QUE SIGNIFICAM OS DOMÍNIOS COMUM, CONEXO E ESPECÍFICO, QUE COMPÕEM A MATRIZ DE LETRAS?
A matriz do Curso de Letras se organiza em torno de três domínios formativos. O Domínio Comum visa proporcionar uma formação crítico-social e introduzir o acadêmico no ambiente universitário; ele é composto pelo seguinte grupo de disciplinas: Produção textual acadêmica, Iniciação à prática científica, Estatística básica, História da fronteira Sul, Introdução ao pensamento social, Introdução à filosofia e Meio ambiente, economia e sociedade. O Domínio Conexo no Curso de Letras situa-se na interface entre as áreas de conhecimento, objetivando a formação e o diálogo interdisciplinar entre diferentes cursos de licenciatura, e é composto pelo seguinte grupo de disciplinas: Educação especial e inclusão, Fundamentos psicológicos da aprendizagem e desenvolvimento, Fundamentos históricos, sociológicos e filosóficos da educação, Políticas educacionais, Didática, Estágio curricular supervisionado I, Língua brasileira de sinais – Libras. O Domínio Específico preocupa-se com uma sólida formação profissional e é composto por todas as demais disciplinas do currículo, relativas ao estudo de linguística e de literatura.
20) O CURSO POSSUI LABORATÓRIOS? QUAIS?
Sim, além dos laboratórios compartilhados entre todos os cursos do Campus Chapecó (como os laboratórios de informática e o Life (Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores)), possuímos três laboratórios específicos do Curso.
Laboratório de Línguas – destinado à realização das aulas práticas, voltadas ao aprendizado de línguas estrangeiras e Libras, com equipamento específico para tal. Localização: Prédio de Laboratórios 2, sala 102.
Laboratório de Literatura – é um espaço utilizado para a realização de aulas práticas dos componentes curriculares voltados ao ensino e à aprendizagem de Literaturas, bem como para ações voltadas à investigação de manifestações literárias. Localização: Prédio de Laboratórios 2, sala 110.
Laboratório de Estudos Linguísticos – espaço destinado à realização de aulas práticas dos componentes curriculares e ao desenvolvimento das competências e habilidades de investigação linguística. Localização: Prédio de Laboratórios 2, sala 111.
21) PERCEBI QUE O CURSO POSSUI NDE, COLEGIADO E CA. O QUE SÃO ESSAS SIGLAS?
São instâncias de representação e/ou deliberação.
O CA é o Centro Acadêmico, também chamado CALLE, Centro Acadêmico Livre de Letras, composto por estudantes que representam o corpo discente do Curso. O CA promove eventos, atende demandas estudantis e representa os interesses dos estudantes junto às diversas instâncias da universidade.
O Colegiado de Curso, com poder de deliberar acerca de questões que envolvem o Curso de Letras, é composto por professores, estudantes e servidores técnico-administrativos. Esse grupo de representantes se reúne periodicamente para apreciar e decidir sobre as questões pedagógicas e administrativas que envolvem o Curso.
Já o NDE, Núcleo Docente Estruturante, é composto por um grupo de professores que se reúnem periodicamente para fazer o acompanhamento, a avaliação e o planejamento pedagógico do Curso. As decisões do NDE precisam ser referendadas pelo Colegiado de Curso.
22) HÁ BOLSAS DE ESTUDO OFERTADAS NO CURSO? COMO POSSO ME MANTER NA UNIVERSIDADE?
Sim, há uma grande variedade de bolsas para as quais os estudantes podem se candidatar, mediante editais e processos seletivos próprios. Os programas PET, PIBID e PRP somados, por exemplo, no ano de 2019, ofertaram 60 bolsas para estudantes do Curso. Além dessas modalidades, os alunos de Letras podem concorrer às bolsas de pesquisa (iniciação científica), de extensão (algumas voltadas ao ensino, como professor de espanhol ou de português como língua adicional) e de monitoria de ensino (para auxiliar docentes no trabalho pedagógico de algumas disciplinas); por fim, os estudantes também podem buscar estágios não obrigatórios remunerados. Além das possibilidades de bolsas e estágios remunerados, se você quiser conhecer os auxílios financeiros que integram as políticas de permanência da UFFS, por favor, visite a página do SAE (Setor de Assuntos Estudantis), no site da UFFS.
23) DEPOIS DE FORMADO NA GRADUAÇÃO EM LETRAS, HÁ PERSPECTIVAS DE CONTINUIDADE DE MEUS ESTUDOS NA UFFS?
Para quem quiser continuar seus estudos após concluir o Curso de Graduação em Letras Português e Espanhol, a UFFS também oferece a oportunidade de pós-graduação. Desde 2012, temos o Curso de Mestrado em Estudos Linguísticos, que é gratuito e realiza seleção anual. O objetivo desse curso é formar professores e pesquisadores qualificados para atuar na educação superior e na educação básica, em atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Estudos da Linguagem. Recentemente, conquistamos mais uma possibilidade de continuidade dos estudos na UFFS, agora após o mestrado: em 2020 iniciou o Curso de Doutorado em Estudos Linguísticos. Você pode realizar sua formação em nível de graduação e de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) na UFFS Campus Chapecó!