O Programa de Gestão e Desempenho (PGD) da Universidade Federal da Fronteira Sul é o modelo de gestão instituído pela Administração Pública Federal por meio do Decreto Nº 11.072, de 17 de maio de 2022 e da INC SEGES-SGPRT /MGI Nº 24, de 28 de julho de 2023. Institucionalmente, o Programa é regulamentado pela Portaria Nº 3698/GR/UFFS/2024, que condiciona a execução do PGD às atividades em que os resultados das entregas pelos participantes possam ser mensurados, com foco na qualidade e na eficiência dos serviços prestados à sociedade.
São objetivos do PGD da UFFS:
I - instituir e aprimorar ações para qualificar os serviços prestados pela UFFS;
II - aperfeiçoar mecanismos de valorização, motivação e comprometimento dos servidores com a Instituição;
III - estabelecer procedimentos que visem à simplificação de processos da gestão administrativa e a redução de gastos com custeio na UFFS;
IV - estimular o desenvolvimento do trabalho criativo e da cultura da inovação na UFFS;
V - oportunizar melhoria da qualidade de vida do servidor da UFFS no trabalho;
VI - atrair e reter talentos na administração pública federal, em especial na UFFS;
VII - promover a cultura da gestão orientada a resultados, baseada em evidências, com foco no incremento da eficiência e da efetividade dos serviços prestados à sociedade;
VIII - estimular a cultura de planejamento institucional;
IX - otimizar a gestão dos recursos públicos;
X - fomentar a transformação digital;
XI - contribuir para o dimensionamento da força de trabalho;
XII - aprimorar o desempenho institucional, das equipes e dos indivíduos;
XIII - contribuir para a sustentabilidade ambiental na administração pública federal;
XIV - promover a otimização de tempo, a racionalização de custos e a redução de riscos em deslocamento.
Atualmente, o PGD compreende as seguintes modalidades: presencial e teletrabalho. Sendo que o teletrabalho pode ser executado em regime parcial ou integral. Adesão ao PGD em regime de execução presencial é facultativa. Enquanto a modalidade teletrabalho é regulamentada pelos Arts. 11 a 16 da Portaria Nº 3698/GR/UFFS/2024.
Os servidores participantes do Programa, independentemente da modalidade, estão dispensados do controle de frequência. O PGD é uma ferramenta inovadora de Gestão no Serviço Público, com foco no planejamento das atividades e no desempenho dos servidores públicos para o alcance de metas, entregas e resultados, promovendo maior eficiência administrativa e transparência institucional.