Apresentação
Organizado em quatro seções – Práticas de ensino da língua espanhola; Projetos e interações com a comunidade; Nossas pesquisas em/sobre língua espanhola; A língua espanhola no campus Realeza: reflexões de egressos – que se constituem de 11 capítulos, este livro foi planejado como uma forma de publicização de práticas desenvolvidas ao longo dos mais de dez anos de história do Curso de Graduação em Letras Português e Espanhol – Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Realeza (PR). Apresenta também o texto "La vivencia de la interrelación fronteriza: construir un futuro a partir de la experiencia del intercambio", da convidada especial Maria Soledad Neis e a homenagem póstuma a Leila Carla Lassig, cuja autoria é das organizadoras, Marilene Aparecida Lemos e Naiane Carolina Menta Tres.
"A língua espanhola na Fronteira Sul: trajetórias de ensino, pesquisa, extensão e cultura", segundo suas organizadoras, oportuniza ao(à) leitor(a) conhecer e/ou aprofundar-se em inquietações inerentes à docência da língua espanhola no Brasil, aproximando-se dessa fronteira na e sobre a qual foi pesquisado.
Organizadoras
Marilene Aparecida Lemos
Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Letras (Língua Espanhola) pela Universidade de São Paulo (USP). Licenciada em Letras - Português e Espanhol pela Universidade Braz Cubas. Atuou como professora de língua portuguesa e língua espanhola na educação básica e superior (escolas e universidades públicas e privadas). Pesquisa a(s) Fronteira(s) à luz da Análise de Discurso (AD) materialista e da História das Ideias Linguísticas (HIL). Docente aposentada do Curso de Graduação em Letras: Português e Espanhol - Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Realeza. Docente colaboradora do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Estudos Linguísticos (PPGEL), da UFFS, Campus Chapecó.
Naiane Carolina Menta Tres
Doutora em Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá (PLE - UEM), com ênfase no campo literário e formação de leitores. Entre os anos de 2019 e 2020, exerceu na Universidad de Extremadura (UEx – Espanha) um período de pesquisa, sob orientação do professor Doutor Eloy Martos Núñez. Atuou também em atividades da Red Internacional de Universidades Lectoras (RIUL). Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (PPGL – UPF). Licenciada em Letras – Língua Portuguesa, Língua Espanhola e respectivas Literaturas (UPF). Docente da área de Ensino de Língua Espanhola do Curso de Graduação em Letras Português e Espanhol – Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Realeza (PR).