Apresentação
A Secretaria Especial de Tecnologia e Informação (SETI) é um órgão auxiliar vinculado ao Gabinete do Reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Sua missão é diagnosticar, desenvolver e implementar soluções em tecnologia da informação e comunicação, alinhadas às diretrizes institucionais, para apoiar as atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão.
As principais áreas de atuação da SETI incluem governança de TI, aquisições e contratações, gestão de projetos, desenvolvimento e manutenção de sistemas de informação, redes e comunicações, infraestrutura de aplicações, segurança da informação, suporte aos usuários e gestão documental.
A SETI adota uma abordagem estratégica que combina tecnologias open source e proprietárias, garantindo inovação e eficiência na prestação dos serviços. Sua infraestrutura de Data Center centralizado oferece um ambiente robusto e seguro, sustentando todos os serviços de TI disponibilizados à comunidade acadêmica da UFFS.
Numa estrutura organizacional por área de atuação, estão vinculados diretamente à SETI:
- A Diretoria de Sistemas de Informação (DS), responsável pela gestão e condução dos trabalhos relacionados ao planejamento das ações que envolvem o desenvolvimento, a manutenção, a implantação e o suporte a sistemas de informação da UFFS;
- A Diretoria de Infraestrutura de Tecnologia da Informação (DITI), a qual compete tratar de todas as atividades relacionadas à criação e manutenção de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no que concerne às videoconferências, telecomunicações, aplicações, segurança da informação, redes, telefonia, Data Center institucional, contratações de TIC entre outras aquisições de sistemas computacionais para toda UFFS;
- O Departamento de Gestão Documental (DGDOC), é responsável por desenvolver e coordenar a política e a gestão arquivística na UFFS, visando à eficiência administrativa, o acesso à informação e à preservação da memória institucional;
- O Departamento de Gestão de Projetos (DEPRO), responsável por padronizar os processos relacionados a projetos de TIC, facilitando o compartilhamento de recursos, metodologias, ferramentas e técnicas, visando garantir a implementação dentro do prazo e custo definidos no plano estratégico. Responsável também pela oferta de painéis e relatórios em ferramentas de BI (ETL em Python e PowerBI) e por soluções em RPA;
- O Setor de Apoio Administrativo em Tecnologia da Informação (SAATI), que presta assessoramento à Secretaria de TI na gestão de documentos, elaboração de minutas, revisão de textos e atualização de informações institucionais. Realiza atividades financeiras, como cadastro de processos, requisições de empenho e pagamento de fornecedores e bolsistas;
- O Setor de Planejamento e Suporte a Aquisições de Tecnologia da Informação (SEPSATI), que atua em toda a cadeia do planejamento de aquisições e contratações soluções de TIC sob a égide da Instrução Normativa SGD/ME nº 94, de 23 de dezembro de 2022, bem como atividades e processos correlatos ao PCA, PPA, PDTIC, de apoio da SETI.
A estrutura organizacional da Secretaria
Especial de Tecnologia e Informação está estabelecida pela PORTARIA Nº 3858/GR/UFFS/2025, DE 29 DE JANEIRO DE 2025.
A Secretaria conta com 40 servidores efetivos, sendo 22 Analistas de Tecnologia da Informação, 3 Arquivistas, 10 Técnicos de Tecnologia da Informação, 1 Técnico em Arquivologia, 2 Assistentes em Administração, 1 Programador Visual e 1 Administrador. Atualmente, o Analista de Tecnologia da Informação Cassiano Carlos Zanuzzo responde como Secretário Especial de TI. Além dos servidores efetivos, a SETI também conta com a colaboração de bolsistas e estagiários.