Apresentação
"Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável: dinâmicas socioambientais e manejo ecológico" é uma coletânea escrita por 42 autores e autoras, que se constitui de doze capítulos estruturados em três eixos temáticos.
No primeiro eixo – Agroecologia, Gênero e Geração – os cinco capítulos abordam questões relacionadas a gênero, sobre a participação e a importância das mulheres rurais na produção e diversificação agroecológica, bem como as estratégias utilizadas na produção de alimentos sustentáveis. Em relação à juventude, são apresentados aspectos sobre a reprodução social de jovens assentados nos estados do Paraná e do Ceará, além da contribuição do ensino de alternância na formação da juventude no campo, assim como os desafios e as estratégias para a construção do Desenvolvimento Rural.
O segundo – Circuitos Curtos, Soberania e Segurança Alimentar – reúne três capítulos e inicia com a discussão sobre o direito humano à alimentação, aborda a promoção de segurança alimentar e nutricional a partir das dinâmicas produtivas em assentamentos da Reforma Agrária e o papel de políticas públicas no fortalecimento de sistemas alimentares alternativos baseados em princípios agroecológicos como instrumento da promoção de mecanismos que promovam o encurtamento do processo de produção ao consumo final, principalmente pensando em aspectos que gerem a reorganização do abastecimento alimentar.
No terceiro eixo temático – Manejo Agroecológico – são quatro capítulos que relatam os princípios do manejo de pragas nos sistemas agroecológicos, bem como métodos de controle biológico de pragas e/ou mecanismos alternativos de produção.
Organizadores
Janete Stoffel
Doutora em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (RS). É docente na Universidade Federal da Fronteira Sul, na graduação em Ciências Econômicas e na Pós-Graduação Stricto Sensu em Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável.
Renata Kempf
Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduada em Economia. Pós-doutoranda em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável na UFFS – campus Laranjeiras do Sul.
Gabriela Silva Moura
Doutora em Agronomia (Proteção de Plantas/Fitopatologia) e Mestra em Proteção de Plantas/Fitopatologia) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Graduada em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).
Denise Cargnelutti
Doutora e Mestra em Bioquímica Toxicológica pela UFSM. Graduada em Ciências Biológicas. Integrante do grupo de pesquisa em Agricultura Familiar e Transição Agroecológica. Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Erechim (RS).
Rodrigo Ozelame da Silva
Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Graduado em Gestão Ambiental pela FEPAR.
Cláudia Simone Madruga Lima
Doutora e Mestra em Agronomia (área de concentração Fruticultura de Clima Temperado), pela Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).