Apresentação
O segundo volume de "Movimentações práxicas no caminho da inserção da Extensão no Ensino da UFFS" constitui-se de 18 capítulos, organizados em duas seções. A primeira seção agrega escritos que relatam e problematizam as questões relacionadas à saúde, como saúde da mulher, vivências e estágios no SUS, políticas públicas na área da saúde e da cultura como instrumentos de promoção da saúde. A segunda seção reúne textos representativos de outras linhas temáticas, especialmente meio ambiente, trabalho, tecnologia e produção.
Esta obra oportuniza ao(à) leitor(a) uma riqueza de ações interativas, pesquisas e estudos de temas variados que demarcam a expressão de uma postura diagnóstica, dialógica, epistemológica, como também acolhedora em relação aos interesses dos públicos e contextos envolvidos. São ações que apresentam um diálogo entre o saber científico (acadêmico) e o conhecimento popular. De acordo com os organizadores, trata-se de um "encontro fértil de sujeitos, saberes científicos e populares, também sonhos, anseios, produzindo um compromisso, que, de forma orgânica, produz vínculos de envolvimentos com os discentes (ensino). E, sobretudo, oferece leitura de realidade, pertença, ética profissional, valorização do saber popular e científico, mostrando como a extensão pode deixar de ser um terceiro tripé da universidade para ser um método fundamental para a realização do ensino e da pesquisa compromissada".
Organizadores
Émerson Neves da Silva
Doutor em História, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Fronteira Sul (PPGH/UFFS). Membro permanente do Programa Permanente Mestrado Profissional em Educação da UFFS (PPGPE/UFFS). Coordenador do Núcleo de Estudos Agrários, Urbanos e Sociais (NIPEAS/UFFS).
Solange Todero Von Onçay
Doutora em Antropologia Social pela Universidad Nacional da Misiones (UNAM/AR). Mestre em Educação, pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Membro do Grupo Educação Popular na Universidade (GRUPEPU) e do Núcleo de Estudos Agrários, Urbanos e Sociais (NIPEAS/UFFS).
Consuelo Cristine Piaia
Doutora e Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Desenvolve pesquisas relacionadas à escola e às experiências pedagógicas alternativas como projetos de iniciação científica nas escolas e tema gerador.
Julie Rossato Fagundes
Doutoranda em Administração na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Especialista em Comunicação Estratégica e Branding; Graduada em Administração e Marketing. Técnica-Administrativa em Educação na UFFS.