Tomando como base as experiências de professor nas universidades de Cuba, México e Brasil, o autor assume a necessidade de uma mudança na educação contemporânea e propõe, como alternativa viável, a Educação Estético-Ambiental (EEA): uma modalidade inovadora de educação de valores com uma orientação transcultural, transartística e transdisciplinar.
A obra apresenta um diálogo entre o autor e seu alter ego que, pelo viés socrático, toma forma a partir de um presságio de Nelson Mandela sobre a educação como a arma mais poderosa que podemos usar para transformar o mundo: um 'leitmotiv' nas páginas de Pedagogia da Mudança (Pedagogía del Cambio).
"Pedagogía del cambio: diálogos com álter ego" busca esclarecer os caminhos a seguir, ou, talvez, a via crucis para acessar o mundo sonhado, objetivo dos diálogos entre o autor e seu alter ego: baseados, como não poderia ser diferente, nas experiências da educação cubana. E, nessa aventura, torna-se imperiosa uma pedagogia centrada na mudança como a Educação Estético-Ambiental, que ocorre nas páginas deste livro.
Autor
Pablo René Estévez Rodríguez, cubano, é professor titular, doutor em Ciências Filosóficas e escritor, membro da União de Escritores e Artistas de Cuba (Uneac). Educador destacado do Século XX e Prêmio Nacional de Pedagogia (2018). Professor Pesquisador Convidado da Universidade Autônoma de Nuevo León (UANL, México) em 1992 e Professor Visitante da Universidade Federal do Rio Grande (FURG, Brasil) durante oito anos (1999-2003 e 2008-2012). Fundou o Centro Latino-Americano de Educação Estética e Ambiental (CELEA) “A Idade de Ouro” do Instituto Superior Pedagógico “Félix Varela” de Villa Clara (Cuba, 1993) e a primeira versão do Grupo Eco-Estética na FURG (2009). É autor de mais de 40 obras de Estética, Filosofia da Educação e Literatura para crianças e jovens.