Programação
“Terra das Mulheres - Mãos que cultivam, Raízes que sustentam” estreia em Erechim para dar visibilidade às mulheres agricultoras que cultivam a vida
No dia 27 de novembro, às 17:00, no Auditório do Bloco dos Professores, será exibido na Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim, o documentário "Terra das Mulheres - mãos que cultivam, raízes que sustentam", uma produção da Gralha Azul que celebra a força e a sabedoria das mulheres agricultoras do Alto Uruguai.
Fruto de um projeto realizado por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) - Ministério da Cultura, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Economia Criativa de Erechim, AKA produção audiovisual e Cooperativa Nossa terra, o filme foi produzido e dirigido por Ricieri Benedetti, Kamilia C. Gilioli, Rocheli Koralewski e Igor Amaral.
Gravado em comunidades rurais da região do Alto Uruguai, o documentário reúne vozes de mulheres que vivem e produzem em sintonia com a terra. Através de suas histórias, o filme constrói uma narrativa coletiva sobre pertencimento, cuidado e resistência, valores profundamente enraizados na cultura local.
Entre plantações, memórias e gestos cotidianos, Terra das Mulheres, revela um retrato sensível de trabalhadoras rurais que enfrentam os desafios da vida no campo e da desigualdade de gênero com coragem, afeto e esperança. A obra percorre as histórias de quem cultiva a terra como quem cuida da vida.
“Este documentário nasce do desejo de reconhecer o papel das mulheres na preservação da vida e da cultura do campo. Cada fala é uma semente de sabedoria, cada imagem é um gesto de gratidão”, afirma Ricieri Benedetti.
Nesse sentido, a exibição do documentário na Universidade Federal da Fronteira Sul, se insere na proposta de promover o diálogo com estudantes, educadores e comunidades, inspirando novos olhares sobre a relação entre gênero, território e sustentabilidade.