Na próxima semana iniciarão os encontros de mais uma edição da Jornada de Educação Ética, promovida pela Comissão de Ética da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). As atividades serão realizadas de forma presencial em todos os campi da Universidade e devem reunir docentes, técnicos administrativos, estudantes, trabalhadores terceirizados e comunidade regional.
O primeiro encontro será no dia 23 de setembro, no Campus Laranjeiras do Sul, no auditório do Bloco A. A programação iniciará às 13h30, com a abertura oficial, seguida de mesa redonda com membros da Comissão de Ética (CE). Às 19h haverá palestra com Antônio Marcos Penna Borges, servidor da Vara do Trabalho de Laranjeiras do Sul.
No dia 24 de setembro o encontro será no Campus Realeza, no Auditório dos Servidores. Às 13h30 será realizada a abertura oficial, seguida da mesa redonda “Rito processual e comportamento ético”. À noite, a partir das 19h, serão abordados casos concretos.
Para fechar a programação de setembro, no dia 25, a Jornada será realizada no Campus Chapecó, no Auditório do Bloco A. Após a abertura oficial, às 13h30, haverá mesa redonda com os membros da Comissão. Às 19h o professor Juliano Paccos Caran, ex-membro da CE UFFS e estudioso do tema, ministrará palestra sobre conduta ética.
No mês de outubro, a Jornada será realizada nos campi Cerro Largo, Passo Fundo e Erechim, nos dias 7, 8 e 9, respectivamente. Conforme destaca o presidente da Comissão, Gelson Roque Guzzon, a proposta é reunir docentes, técnicos administrativos em educação, estudantes, trabalhadores terceirizados e comunidade regional, e criar espaços de diálogo e compartilhamento de conhecimentos, visando à promoção do respeito à ética em todas as esferas da UFFS.
“Nosso principal objetivo é promover a aproximação da Comissão de Ética com todas as pessoas que vivem o dia a dia da UFFS, para estimular a reflexão sobre a ética nas relações interpessoais, assim como sobre a conduta ética dos servidores públicos, ampliando a consciência profissional, especialmente no contexto da educação superior.”, destaca o presidente.