0 1 2 3
Loading...
Editora UFFSEducação

Editora UFFS lança a coleção Educação Estético-Ambiental

Primeira obra da nova coleção é do professor cubano Pablo René Estévez Rodríguez

Diretoria de Comunicação Social — 03 de Junho de 2025 — Atualizado em 03/06/2025

Editora UFFS lança a coleção Educação Estético-Ambiental

A Editora UFFS acaba de lançar uma nova coleção, intitulada Educação Estético-Ambiental. A obra de estreia é uma introdução ao conceito que dá nome à coleção: “El abecê de la Educación Estético-Ambiental” (Volume I), de autoria do professor Pablo René Estévez Rodríguez, da Universidade Central Marta Abreu de Las Villas, de Cuba. 

O projeto da coleção é da Editora UFFS e do Grupo Interinstitucional e Transcultural de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Estético-Ambiental – Eco-Estética da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que promove a difusão das obras de autores brasileiros e cubanos. A coordenação da coleção é da professora Diana Paula Salomão de Freitas, da UFPel, dos professores Pablo René Estévez Rodríguez e Lurima Estevez Alvarez, da Universidad Central Marta Abreu de Las Villas, e do professor Jackson Luís Martins Cacciamani, da UFFS - Campus Realeza.

Obra

“Neste necessário livro, El abecé de la Educación Estético-Ambiental, o professor e estimado amigo Pablo René realiza um profundo retrospecto às origens desta modalidade de Educação em valores, trazendo passo a passo de sua pródiga história desde os fundamentos de sua criação. Visa ainda o fortalecimento e difusão desta inovadora modalidade de educação, a partir de uma escrita sintética e objetiva das suas características essenciais – as quais formarão uma base sólida para o aprofundamento em suas obras”, indica o prefácio da professora Diana Paula Salomão de Freitas. 

“Enquanto uma inovadora modalidade de educação em valores, a educação estético-ambiental preenche um necessário espaço àqueles profissionais da educação que querem inovar num sentido socio-humanitário e emancipatório. Aqueles que reconhecem a multidimensionalidade da experiência humana (afetiva, ética, social, cultural, intelectual), encontram neste livro elementos para inspirar criações coletivas e participativas no campo educacional”, destaca Diana. 

A obra é composta por três capítulos: I - El abecé de la Educación Estético-Ambiental (EEA); II - La sustentabilidad estética; e III – Hitos en el desarollo de la Educación Estético-Ambiental. Para conferi-la na íntegra, basta acessar a página da Editora UFFS e fazer o download do arquivo em pdf. O acesso a este, assim como a todos os demais títulos da editora, é gratuito.  Link para o livro.  

Grupo

O grupo Eco-Estética é composto por pesquisadores e estudantes da UFPel, UFFS, Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Instituto Federal Sul-rio-grandense (IF-Sul) – campi Pelotas e Pelotas-Visconde da Graça, Universidad Central Marta Abreu de Las Villas (UCLV) e Centro de Investigaciones y Promoción Cultural Samuel Feijó (APC), de Cuba. 

O objetivo do grupo é a promoção de pesquisas, estudos e extensão da Educação Estético-Ambiental (EEA) como uma modalidade de educação com valores relativos à empatia, à convivência harmoniosa e ao respeito à alteridade, para a formação de seres humanos mais integrais, a partir da promoção de uma cultura dos sentimentos e do cultivo da sensibilidade. A partir dos diferentes campos dos saberes, com uma orientação transartística, transcultural e transdisciplinar do estético e do ambiental, o grupo considera que a EEA contribui para a preservação da condição humana no desafio de superação da crise socioambiental.

Relacionadas

Campus Cerro Largo

Rua Jacob Reinaldo Haupenthal, 1580, Centro,
Cerro Largo, RS
CEP 97900-000
Tel. (55) 3359-3950
CNPJ: 11.234.780/0003-12

Campus Chapecó

Rodovia SC 484, km 02,
Bairro Fronteira Sul,
Chapecó, SC
CEP 89815-899
Tel. (49) 2049-2600
CNPJ 11.234.780/0007-46

Campus Erechim

ERS 135, km 72, 200,
Caixa Postal 764,
Erechim, RS
CEP 99700-970
Tel. (54) 3321-7050
CNPJ 11.234.780/0002-31

Campus Laranjeiras do Sul

Rodovia BR 158, km 405,
Caixa Postal 106,
Laranjeiras do Sul, PR
CEP 85319-899
Tel. (42) 3635-0000
CNPJ 11.234.780/0004-01

Campus Passo Fundo

Rua Capitão Araújo, 20,
Centro,
Passo Fundo, RS
CEP 99010-200
Tel. (54) 3335-8514
CNPJ 11.234.780/0006-65

Campus Realeza

Rodovia PR 182, km 466,
Caixa Postal 253,
Realeza, PR
CEP 85770-000
Tel. (46) 3543-8300
CNPJ 11.234.780/0005-84