O primeiro dia do EPREI-Sul iniciou com uma apresentação musical feita por alunos da Escola do Campo em Tempo Integral Bela Vista, do município de Nova Itaberaba (SC). As crianças encantaram o público ao demonstrar os resultados das aulas de violão e flauta que são realizadas na escola, como parte das atividades complementares do ensino integral em tempo integral. Em seguida, na mesa de abertura, estiveram presentes representantes das instituições parceiras na realização do evento, que, em suas falas, ressaltaram a importância da união de todos em prol da implantação e fortalecimento da Educação Integral.
Na sequência da programação do primeiro dia, foram realizadas três mesas redondas: “Política e currículo na Educação Integral”, “Educação Integral e território” e “Gestão e formação continuada”. Entre os integrantes das primeiras mesas redondas, uma das mais aguardadas e prestigiadas pelo público foi Raquel Franzim, coordenadora geral de Educação Integral e Tempo Integral do MEC. Raquel destacou a ampla adesão da região sul ao Programa Escola em Tempo Integral. Segundo ela, no Paraná, 83,4% dos municípios têm políticas de Educação Integral, em Santa Catarina são 75,6% e no Rio Grande do Sul são 70,5%.
De acordo com Raquel, uma política de Educação Integral não é feita “da noite para o dia, exige intenção, sustentabilidade e aderência social”. Ela ressalta que a política deve ser pensada levando em consideração as especificidades locais e ter “a cara” da terra onde será implantada. “Falar de política local é falar do reconhecimento dos bebês, das crianças, dos adolescentes, na sua inteireza. Falar de política é falar do estudante, se a gente não enxerga o estudante na política, é um documento de gaveta”, ressalta.
No primeiro dia do EPREI-Sul houve, ainda, um momento de acolhida aos participantes, com o tema “Educação integral: passado, presente e futuro”, feito de forma remota pela professora Jaqueline Moll, docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRG) e da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Para ela, “essa articulação orgânica de educação básica e educação superior é que vai fazer toda a diferença. Todos os cursos de formação de professores precisam começar a discutir Educação Integral”, destaca.
A manhã do segundo dia foi marcada por um painel de experiências, que trouxe exemplos exitosos da Educação Integral em unidades escolares dos três estados da região sul do Brasil. A programação da última tarde do EPREI-Sul foi aberta com uma apresentação da Escola do Campo em Tempo Integral Tarumãzinho, do município de Águas Frias (RS). Os pequenos encenaram a canção “Eu quero uma escola do campo” e fizeram uma divertida apresentação de sua fanfarra. Na sequência, foi realizada a última mesa redonda do evento, intitulada “Comitês territoriais de Educação Integral”.
A conferência final “Política de valorização docente na Educação Integral”, foi ministrada por Lourival José Martins Filho, diretor de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação da Secretaria de Educação Básica do MEC. Para Lourival, “não existe uma política de Educação Integral que seja exitosa que não tenha a dimensão da ação educativa intencional. Em outras palavras, nós precisamos de professores, de diretores, de coordenadores pedagógicos, de gestores escolares que tenham isso como opção de vida e não como anexo, não como bico. Mas como uma escolha pessoal, mesmo considerando as contradições e dificuldades desse país. Uma escolha feita em prol da aprendizagem das nossas crianças”.
O I EPREI-Sul foi encerrado com uma avaliação geral do evento e com apontamentos e perspectivas para a Educação Integral, feitos pelos coordenadores estaduais do programa de formação da UFFS, Alexandre Matiello (Santa Catarina), Gilza Souza Franco (Paraná) e Danusa de Lara Bonotto (Rio Grande do Sul), e pelo presidente da Comissão Científica do I EPREI-Sul, Juares Thiesen. Em breve, como resultado do evento, deve ser divulgada a Carta da Educação Integral da Região Sul.
Toda a programação do I EPREI-Sul foi transmitida ao vivo pelo canal de Youtube @uffseducacaointegral e segue disponível para todos os interessados. Link para o canal: https://www.youtube.com/@uffseducacaointegral.