O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) é um documento essencial que delineia a política pedagógica da instituição. Ele visa articular e dar sentido às atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação, orientando-as por diretrizes teóricas, filosóficas e metodológicas que refletem a identidade e os valores da UFFS. O PPI tem um respaldo legal robusto, fundamentado na Constituição Federal de 1988, nos artigos 205, 208 e 225, §1º, inciso VI, além da Lei 9.394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN). Complementando essa base legal, o Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017, destaca que o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) das Instituições de Ensino Superior (IES) deve integrar o projeto pedagógico, que, entre outras diretrizes, abrange as políticas institucionais de ensino, pesquisa e extensão, conforme previsto no artigo 21, inciso II. Assim, o PPI se torna um guia fundamental para a construção de uma educação superior de qualidade na UFFS, promovendo uma formação integral e contextualizada.
Desse modo, o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) é um documento fundamental que desempenha um papel crucial na formação da identidade da universidade, atuando como um balizador do processo educativo. A identidade institucional da UFFS está intimamente ligada às diretrizes do PPI, que define sua missão, visão e valores, proporcionando um direcionamento claro para as estratégias educacionais e o projeto educativo. Esse documento representa o compromisso da UFFS com uma educação que forma cidadãos críticos e engajados, alinhada às características únicas da universidade, como inclusão, diversidade e desenvolvimento regional. Além disso, o PPI é dinâmico e adaptável, permitindo que a UFFS se ajuste continuamente às demandas e realidades do seu contexto, garantindo que sua identidade institucional permaneça relevante. Assim, ao integrar teoria e prática, o PPI assegura uma educação de alta qualidade, pertinente e transformadora, contribuindo para o desenvolvimento social, econômico e cultural da região e do Brasil.