A proposta de Especialização em Inteligência Artificial na Educação tem como objetivo geral, a formação de profissionais capazes de compreender criticamente e se apropriar de forma ética, criativa e sensível os dispositivos da Inteligência Artificial (IA) nos contextos educacionais, promovendo transformações pedagógicas alinhadas com os desafios contemporâneos, aos princípios da diversidade e da inclusão, bem como do fortalecimento do desenvolvimento regional, com foco especial na realidade de Erechim e do Alto Uruguai gaúcho.
Em nível de objetivos específicos, citam-se:
- Compreender criticamente os fundamentos teóricos da IA e suas implicações na educação, à luz das teorias pós-estruturalistas e das abordagens disruptivas.
- Analisar os impactos éticos, sociais e culturais da apropriação da IA nos ambientes de aprendizagem, problematizando as diferentes relações.
- Desenvolver competências para a apropriação pedagógica de tecnologias digitais baseadas em IA, com foco na personalização da aprendizagem, na avaliação formativa e na mediação docente crítica.
- Estimular a criação de práticas educacionais inovadoras, com metodologias disruptivas e projetos interdisciplinares que envolvam a IA como dispositivo de transformação.
- Valorizar a diversidade e a subjetividade dos sujeitos da aprendizagem, respeitando os diferentes contextos socioculturais e promovendo uma educação que seja humanizada e significativa.
- Conectar a formação com as demandas e potenciais da região de Erechim e do Alto Uruguai, incentivando projetos e pesquisas que contribuam para o desenvolvimento local, especialmente nas áreas da educação básica, profissional e superior.
- Formar lideranças educacionais conscientes e engajadas, capazes de promover políticas e práticas educacionais inovadoras, sustentáveis e socialmente comprometidas com o bem comum.