A Reitoria da UFFS e a Direção do Campus Laranjeiras do Sul comunicam que, com o fechamento temporário do RU, em razão de uma decisão judicial que decretou a falência da empresa prestadora do serviço, estão trabalhando para restabelecer o atendimento o mais rapidamente possível.
A decisão judicial foi expedida no dia 18 de agosto, dia em que a UFFS foi notificada, às 16h. Imediatamente, foram iniciadas as tratativas para resolução do problema, informando a comunidade acadêmica no mesmo dia, às 19h, através de nota oficial publicada nas redes sociais, site da UFFS e e-mail aos servidores.
Já no dia 19 de agosto, às 12h, a pedido dos estudantes, foi realizada uma reunião para esclarecer os motivos do fechamento do RU e informar sobre os encaminhamentos que estão sendo realizados, entre os quais destacamos:
1) Rescisão contratual: a declaração judicial da falência da empresa, implicou na imediata suspensão das atividades junto à UFFS e na rescisão contratual, como previsto em lei: “a decretação de falência da contratada constitui causa para a extinção do contrato administrativo, conforme expressamente previsto no artigo 137, inciso IV, da Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021”. Portanto, de posse dos documentos judiciais, iniciaram-se os trâmites para extinção contratual, o que permite que a UFFS realize a contratação de nova empresa.
2) Licitação para contratação de nova empresa: a UFFS já vinha trabalhando para contratação de nova empresa para administrar o RU, com processo iniciado em fevereiro de 2025 e consumado por meio do Pregão Eletrônico nº 90010/2025. A licitação já está finalizada e a nova empresa já está em processo de contratação, porém há prazos legais a serem observados: assinatura do contrato, 5 dias úteis; e entrada em atividade em 15 dias corridos. Reforçamos que está sendo dialogado com a nova empresa para antecipar esses prazos. Nesta quinta-feira, dia 21, haverá uma reunião com a empresa, para negociar o início das atividades do RU;
3) Reembolso dos Tickets já adquiridos: o reembolso dos tickets está garantido. A Direção do Campus, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, a Pró-Reitoria de Administração e Infraestrutura e a Pró-Reitoria de Planejamento estão definindo os fluxos, que serão divulgados ainda nesta semana, para o reembolso aos estudantes, servidores, trabalhadores terceirizados e comunidade em geral, visando a maior celeridade possível;
4) Auxílio emergencial: imediatamente após a notificação de fechamento do RU, a Direção do Campus já iniciou as tratativas com a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, com o objetivo de construir uma alternativa que possa minimizar os impactos gerados, especialmente aos estudantes mais vulnerabilizados socioeconomicamente;
5) Na reunião com os estudantes foi levantada a pauta do fornecimento do café da manhã. Reforçamos o compromisso com a alimentação como forma de permanência e informamos que esta pauta está no Conselho Universitário (Consuni). Assim que houver uma deliberação atuaremos de maneira decisiva para garantir o cumprimento das decisões do conselho superior;
6) Também estão sendo avaliadas medidas para reduzir possíveis prejuízos pedagógicos aos estudantes, em razão da falta do RU para realizarem alimentação.
Por fim, a Reitoria da UFFS e a Direção do Campus Laranjeiras do Sul reafirmam seu compromisso em manter a comunidade acadêmica informada sobre o andamento da situação e sobre todas as medidas que estão sendo tomadas para solucionar o problema o mais breve possível, reduzindo os prejuízos aos estudantes e à própria Universidade.