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Nota Oficial sobre a retomada das aulas, funcionamento do RU e pagamento do auxílio emergencial no Campus Laranjeiras do Sul

Medidas asseguram reabertura do RU, pagamento de auxílio emergencial e ressarcimento de tickets

ASCOM-LS — 22 de Agosto de 2025 — Atualizado em 22/08/2025

Nota Oficial sobre a retomada das aulas, funcionamento do RU e pagamento do auxílio emergencial no Campus Laranjeiras do Sul

A Reitoria da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e a Direção do Campus Laranjeiras do Sul comunicam à comunidade acadêmica os encaminhamentos realizados em relação ao retorno das aulas, à reabertura do Restaurante Universitário (RU), ao pagamento do auxílio emergencial, ao reembolso de tickets e às tratativas envolvendo fornecedores. 

1. Retorno das aulas: As aulas presenciais serão retomadas normalmente a partir de segunda-feira, dia 25 de agosto, em todos os cursos de graduação e pós-graduação do Campus Laranjeiras do Sul. A decisão foi tomada em conjunto pela Reitoria e pela Direção, considerando as medidas implementadas para garantir condições adequadas de permanência estudantil e de funcionamento do Restaurante Universitário.  

2. Reabertura do Restaurante Universitário (RU): Conforme informado em nota oficial divulgada no site da UFFS no dia 21 de agosto, o atendimento do RU será retomado na quarta-feira, 27 de agosto, oferecendo almoço e jantar normalmente, já sob a gestão da nova empresa cessionária, vencedora do processo licitatório iniciado em fevereiro de 2025. O contrato com a nova fornecedora foi assinado nesta sexta-feira, dia 22 de agosto. Em reunião realizada na tarde de 21 de agosto, a Direção do Campus, em conjunto com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, consolidou a tratativa iniciada ainda na segunda-feira (18) – quando fomos comunicados da decisão judicial –, visando antecipar o início das atividades da nova empresa vencedora da licitação do RU, com o objetivo de reduzir o prazo para a retomada dos serviços e minimizar os impactos causados à comunidade acadêmica.

3. Reembolso dos tickets: A Reitoria da UFFS e a Direção do Campus garantiram os recursos necessários para reembolsar estudantes, servidores, trabalhadores terceirizados e comunidade em geral que adquiriram tickets junto à antiga cessionária do RU. O processo de ressarcimento será operacionalizado da seguinte forma: Para formalizar a solicitação de reembolso dos tickets, foi disponibilizado um formulário eletrônico (https://forms.gle/YmTeB6PrpeNabiEK7), que deve ser preenchido no período de 25 a 31 de agosto de 2025, para levantamento da estimativa de valores a serem reembolsados. Entre os dias 26 de agosto a 03 de setembro, os servidores responsáveis farão a conferência das solicitações. Já no período de 27 de agosto até o dia 05 de setembro, os usuários devem realizar a entrega presencial dos tickets no Setor de Assuntos Estudantis do Campus (sala 104 do Bloco A), nos horários: 8h às 12h;13h às 17h; 18h às 22h. No momento da entrega, serão elaboradas declarações de entrega dos tickets não utilizados, indicando o quantitativo de tickets a ser reembolsado e os dados financeiros dos usuários. Em seguida, será realizada a assinatura do termo de entrega — uma via para o usuário e outra para a UFFS — que deverá ser assinada pelo usuário e por um técnico administrativo da UFFS. 

4. Pagamento do Auxílio Emergencial: A Direção do Campus, em tratativa com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, construiu uma alternativa para reduzir os impactos especialmente entre os estudantes que apresentam maior vulnerabilidade socioeconômica. a) O auxílio emergencial será pago automaticamente, no mês de setembro, em parcela única, para todos os estudantes com cadastro socioeconômico ativo no Setor de Assuntos Estudantis do Campus e com situação regular nos auxílios Socioeconômico, APPIQ e Alternância (que estejam em tempo Universitário no período de paralisação do RU), não sendo necessária solicitação. b) estudantes que ainda não possuem cadastro socioeconômico ativo e que apresentem renda per capita de até 1,5 salário mínimo poderão solicitar o auxílio, mediante inscrição em Edital a ser publicado. O Setor de Assuntos Estudantis realizará a análise de renda dos inscritos, visando contemplar os estudantes que atendam aos critérios do auxílio emergencial. 

5. Ressarcimento de fornecedores: As medidas relativas ao ressarcimento de fornecedores que entregaram produtos à antiga cessionária estão sendo tratadas diretamente com a Administradora Judicial, Companhia Brasileira de Administração Judicial (CBAJ), representada pela advogada Rafaela Farin Rosa Loddi. Os contatos podem ser realizados pelos seguintes canais: telefone fixo: (41) 3016-3600, e-mail: contato@cbaj.com.br e whatsApp: (41) 98874-3707. A CBAJ informa e solicita que os fornecedores encaminhem, o quanto antes, a sinalização sobre seus créditos, uma vez que a Administradora Judicial está levantando informações sobre o passivo da empresa para fins de publicação do edital previsto no art. 99 da Lei nº 11.101, de 9 de fevereiro de 2005 (Lei de Recuperação de Empresas e Falências – LREF). 

A Reitoria da UFFS e a Direção do Campus Laranjeiras do Sul reafirmam seu compromisso em manter a comunidade acadêmica informada sobre os fatos e em adotar todas as providências necessárias para reduzir os impactos, garantindo condições adequadas para o pleno desenvolvimento das atividades acadêmicas. 

Laranjeiras do Sul, 22 de agosto de 2025.

Reitoria da UFFS e Direção do Campus Laranjeiras do Sul
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)


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