O projeto de extensão Com ciência em ação, iniciado em maio deste ano, tem como objetivo organizar e otimizar o uso dos laboratórios de ciências da Escola Estadual de Educação Básica Leopoldo Ost, localizada no município de Santo Cristo, área de abrangência da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Cerro Largo.
A ação de extensão será desenvolvida com base nos princípios dos 5R’s (reduzir, reutilizar, reciclar, reeducar e repensar), buscando
promover práticas sustentáveis e fortalecer o ensino prático de ciências por meio da proposição de experimentos acessíveis nas áreas de Química, Física e Biologia, voltados para alunos do Ensino Médio. A proposta inclui ainda a sugestão de práticas laboratoriais de baixo custo, alinhadas ao currículo escolar, bem como a capacitação de professores e alunos para a correta utilização do espaço e execução das atividades experimentais.
O projeto de extensão tem previsão de ser executado até final de abril de 2026. O cronograma prevê que as primeiras atividades sejam o diagnóstico inicial dos laboratórios escolares e, em seguida, a aplicação dos princípios dos 5Rs e oficinas de capacitação. “Neste momento estamos na fase de diagnóstico inicial. Já fomos até a escola conhecer o laboratório e entender melhor as demandas dos professores que usam o espaço. Também estamos avaliando o desenvolvimento e aplicação de experimentos de baixo custo (Química, Física e Biologia) alinhados ao Novo Ensino Médio. Os experimentos estão sendo testadosnos laboratórios da UFFS”, informa a coordenadora do projeto, Marlei Veiga dos Santos.
“Como coordenadora, vejo o projeto integrando ciência e consciência: revitalizaremos e organizaremos laboratórios aplicando os 5Rs, com gestão adequada de recursos e resíduos. Realizaremos experimentos de baixo custo em Química, Física e Biologia, alinhados ao Novo Ensino Médio, com oficinas, cartilhas e roteiros, fortalecendo pensamento crítico e aprendizagem ativa. Partimos de diagnóstico e monitoramos impactos, estimulando protagonismo estudantil e a articulação UFFS–escola (parceria com a EEEB Leopoldo Ost). Com resultados consolidados, pretendemos expandir a iniciativa para outras escolas da região”, salienta Veiga.
Participam do projeto Carla Maria Garlet de Pelegrin (docente, colaboradora), Patrícia Foletto (docente, colaboradora), essana Dartora (docente, colaboradora), Márcio do Carmo Pinheiro (docente, colaborador), Fabiana Oliveira de Medeiros (STAE, colaboradora), Gustavo Steinmetz (STAE, colaborador), e os estudantes Betina Donadel (bolsista) do curso de Ciência Biológicas Bacharelado, Manoela Lorentzen Harms (voluntária) do mestrado em Ambiente e Tecnologias Sustentáveis, Glauco Ferreira Goularte (voluntário) do curso de Ciência Biológicas Licenciatura, Caroline Rubi Cardoso (voluntária) do curso de Química Licenciatura, Eduarda Grunwald Ceretta (voluntária) do mestrado em Ambiente e Tecnologias Sustentáveis. Também participa como colaboradora externa a professora na Escola Estadual de Educação Básica Leopoldo Ost, Rosi Kelly Regina Marmitt.