Em eleição realizada durante a 206ª Reunião Ordinária do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), no dia 24 de julho, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal, foi escolhida a nova diretoria da entidade, para a gestão 2025-2026. O reitor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), José Geraldo Ticianeli, foi eleito presidente e os vice-presidentes eleitos foram: Camila Ítavo, reitora da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Georgina Gonçalves, reitora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Ana Beatriz de Oliveira, reitora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e João Alfredo Braida, reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).
Para Braida, “compor a diretoria da Andifes significa integrar o núcleo estratégico de formulação e articulação das políticas para o ensino superior público federal. Trata-se de um espaço privilegiado de interlocução entre as 69 universidades federais, os dois CEFETs, e o governo federal — especialmente o Ministério da Educação — e, ainda, com toda sociedade. Nesse contexto, integrar a diretoria implica participar ativamente da definição de diretrizes, estratégias, políticas públicas e posicionamento político em defesa e fortalecimento da universidade pública, da ciência e da inclusão social no Brasil”.
“Pessoalmente, representa uma oportunidade de contribuir para o fortalecimento do sistema federal de ensino, além de proporcionar um espaço de formação e crescimento institucional relevante para toda a minha trajetória. Para a UFFS, significa ampliar sua inserção no cenário nacional, ganhar protagonismo em debates estratégicos e potencializar sua capacidade de articulação institucional,
o que pode abrir caminhos para novas parcerias, projetos e até mesmo para a captação de recursos que contribuam com o nosso desenvolvimento”, destaca o reitor da UFFS.