A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) avançou, nas últimas semanas, em importantes encaminhamentos para a implantação do Hospital Universitário (HU) em Chapecó. As ações envolvem a constituição de Grupos de Trabalho, a garantia de recursos financeiros para o projeto e o início dos estudos técnicos necessários para a definição do perfil assistencial da futura unidade.
A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) publicou a Portaria – SEI nº 34, de 15 de dezembro de 2025, indicando seus servidores para compor o Grupo de Trabalho responsável pelos estudos iniciais. A UFFS, por sua vez, oficializou a indicação de seus representantes por meio da Portaria nº 4.399/GR/UFFS/2026, publicada em 27 de janeiro de 2026.
De acordo com o reitor da UFFS, João Alfredo Braida, os encaminhamentos tiveram início logo após o anúncio oficial da autorização para implantação do Hospital Universitário, feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, durante visita a Chapecó em dezembro de 2025.
“Desde o anúncio oficial da autorização para implantação do Hospital Universitário da UFFS em Chapecó, foram realizados diversos encaminhamentos importantes. Entre eles, destaco a constituição dos Grupos de Trabalho da UFFS e da EBSERH responsáveis por realizar os estudos técnicos necessários para definir o perfil assistencial do hospital”, explica Braida.
Os estudos conduzidos pelas equipes envolvem a definição dos serviços e especialidades que serão ofertados, o número de leitos, bem como as atividades de ensino, pesquisa e extensão que serão desenvolvidas no Hospital Universitário. “Esses estudos vão definir, por exemplo, quais serviços o hospital vai atender, o número de leitos, as atividades acadêmicas e, também, orientar o projeto arquitetônico e de engenharia: o tipo de prédio, o tamanho, a quantidade de salas, leitos e equipamentos necessários”, detalha Braida.
As informações levantadas pelo Grupo de Trabalho irão subsidiar a elaboração do termo de referência, documento que orientará a contratação da empresa responsável pela elaboração do projeto do Hospital Universitário.“É a partir desse trabalho que se constrói o termo de referência, utilizado para a contratação da empresa que vai elaborar o projeto do Hospital Universitário. As equipes já estão trabalhando em suas instituições e, a partir de fevereiro, passam a atuar de forma conjunta, conforme previsto no acordo de cooperação técnica firmado entre a UFFS e a EBSERH”, acrescenta.