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UFFS Realeza reestrutura serviços acadêmicos

Secretaria Acadêmica é extinta, Secretaria Geral de Cursos absorve novas demandas e Secretaria de Pós-Graduação é criada

Assessoria de Comunicação Campus Realeza — 13 de Agosto de 2025 — Atualizado em 13/08/2025

UFFS Realeza reestrutura serviços acadêmicos

Mudanças foram efetivadas desde esta segunda-feira (11)

A Coordenação Acadêmica do Campus Realeza da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) informa à comunidade acadêmica sobre significativas alterações em sua estrutura, visando a otimização de serviços como registro acadêmico, processos seletivos e assessoramento às coordenações de cursos. As mudanças efetivadas desde esta segunda-feira (11) envolvem a extinção de um setor, a ampliação de atribuições de outro e a criação de uma nova secretaria. 

As mudanças buscam otimizar a disponibilização dos acadêmicos do campus, em razão das novas funcionalidades trazidas pela implantação do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), conforme destacou o coordenador acadêmico do Campus Realeza, Ademir Roberto Freddo. “O sistema permitiu que diversas rotinas e demandas antes centralizadas na Secretaria Acadêmica passassem a ser realizadas diretamente pela Secretaria Geral de Curso e, em muitos casos, solicitadas pelos próprios estudantes de forma on-line. A reestruturação também busca separar as estruturas de graduação e pós-graduação para garantir atendimento especializado, permitindo que a pós-graduação receba a atenção necessária diante do seu crescimento”, explicou. 

O coordenador acadêmico destaca ainda que a proximidade física entre as secretarias e as coordenações de curso permite o acompanhamento mais direto e personalizado das atividades acadêmicas, seja no nível de graduação ou pós-graduação. Tanto a Secretaria Geral de Curso, como a Secretaria de Pós-Graduação estão localizadas no Bloco dos Servidores, nas salas 126 e 101, respectivamente. 

A Coordenação Acadêmica solicita compreensão e paciência neste período inicial de transição, onde fluxos estão sendo criados ou alterados, e reforça sua disponibilidade para esclarecimentos.

Confira detalhes das mudanças:

1. Extinção da Secretaria Acadêmica (SECAC)

As atividades de registro acadêmico e processos seletivos (matrículas) foram transferidas para a Secretaria Geral de Cursos (SEGEC). 

As servidoras Elisangela Borsoi Pereira e Marinez Aparecida Bueno Schmidt foram remanejadas para a SEGEC. 

O e-mail para demandas dos estudantes permanece o mesmo: sec.acad.rl@uffs.edu.br

Materiais de uso básico para docentes (papel, canetão, etc.) devem agora ser retirados na Biblioteca. Materiais específicos requerem solicitação com uma semana de antecedência, também à Biblioteca. 

Impressões dos docentes continuarão a ser feitas nas impressoras dos corredores do Bloco dos Servidores, não pela Biblioteca. 

O controle de pilhas usadas em sala de aula passa a ser de responsabilidade da Assessoria de Comunicação. 

2. Ampliação da Secretaria Geral de Cursos (SEGEC)

Localizada na Sala 126 do Bloco dos Servidores, a SEGEC assume as atividades de registro acadêmico e matrículas, além de continuar a assessorar as coordenações de graduação e gerenciar estágios obrigatórios e não-obrigatórios. 

Nova escala de atendimento: Matutino/Vespertino (Seg-Sex): 08h00 - 12h00 e 13h00 - 17h00 Noturno (Seg-Qui): 17h15 - 21h15 

Secretários (as):
Bruno Nunes – chefe do setor e secretário de Ciências Biológicas – ramal 8309
Dyidra Guimarães – substituta da chefia e secretária de Nutrição – ramal 8309
Elisangela Pereira – secretária de Medicina Veterinária e de Física – ramal 8346
Izabel Gilioli – secretária de Pedagogia e gestão de estágios – ramal 8341
Jeani Schmidt – secretária de Administração Pública e Letras – ramal 8341
Marinez Schmidt – secretária de Química e gestão de estágios - 8329
Merce Müller – secretária de Medicina Veterinária – ramal 8346 3.

3. Criação da Secretaria de Pós-Graduação

O novo setor será responsável por assessorar as coordenações de cursos de pós-graduação: especializações, residências, aprimoramentos, mestrados e doutorados. O atendimento é na Sala 101 do Bloco dos Servidores, em horário matutino e vespertino.

Distribuição: Andressa Radaelli: Chefe do Setor; Mestrado em Saúde, Bem-Estar e Produção Animal Sustentável (PPG-SBPAS); Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária (PAPMV) - Ramal 8371. Flávio So: Mestrado Profissional em Direitos Humanos (PPG-PDH) - Ramal 8371.

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