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UFFS sedia primeira edição do Circuito Sudoeste de Robótica com participação de escolas da região

Evento reuniu 21 equipes de 10 municípios no Campus Realeza, demonstrando a força da robótica educacional na região

Assessoria de Comunicação Campus Realeza — 09 de Dezembro de 2025 — Atualizado em 09/12/2025

UFFS sedia primeira edição do Circuito Sudoeste de Robótica com participação de escolas da região

Participantes da categoria Robô Sumô Controlado se enfrentam na arena circular

O Auditório doBloco A da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – CampusRealeza foi palco, na última sexta-feira (5), de uma competição que demonstrou a capacidade de inovação, de criatividade e do aprendizado prático: o Circuito Sudoeste de Robótica 2025. Com um saldo de 21 equipes e 66 participantes entre estudantes e professores, a primeira edição do evento consolidou-se como um importante espaço para o aprimoramento de projetos tecnológicos desenvolvidos nas escolas da região Sudoeste. 

O sucesso do Circuito foi fruto de uma importante parceria entre a UFFS – Campus Realeza e Núcleos Regionais de Educação (NRE) de Dois Vizinhos e de Francisco Beltrão, Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Capanema e UTFPR – Campus Francisco Beltrão. “A robótica educacional é uma área que envolve o estudo de programação com uso de tecnologias diversas para a construção de projetos inteligentes e de robôs que podem realizar alguma tarefa. Nos últimos anos as escolas do estado do Paraná vem recebendo bastante incentivos para a promoção da robótica educacional nos currículos da educação básica. O objetivo deste evento foi motivar e contribuir para elevar ainda mais o nível dos projetos de robótica nas escolas”, destacou o professor do curso de Física da UFFS, Tobias Heimfarth, um dos integrantes da organização.

A competição contou com as modalidades de participação: Robô Seguidor de Linha (um tipo de robô totalmente autônomo, construído para percorrer sozinho um trajeto de linha no menor tempo possível. A corrida é de precisão, programação e velocidade); e Robô Sumô Controlado (dois robôs se enfrentam em uma arena circular. O objetivo é empurrar o adversário para fora do ringue usando controle remoto. A disputa exige estratégia, controle e equilíbrio). Confira os vencedores: 

Categoria Seguidor de Linha: Equipe As Valentes, da Escola Estadual Cristo Redentor, de Nova Prata do Iguaçu. 

Categoria Sumô: Equipe São Cristóvão Robotics, do Colégio Estadual São Cristóvão, de Capanema. 

Além dos campeões, participaram alunos e professores de 10 escolas das cidades de Salto do Lontra, Capanema, Realeza, Barracão, Planalto e Dois Vizinhos, mostrando o alcance da iniciativa inédita para a região. “Enxergamos na robótica uma porta de entrada para engajar os estudantes no ensino básico, despertando sua curiosidade, criatividade e capacidade de resolver problemas. Por se tratar de um evento piloto, a quantidade de participantes superou as expectativas”, avaliou Tobias.

UFFS também incentiva a robótica

Por trás da competição que movimentou o Campus Realeza, está um projeto de extensão da UFFS voltado à robótica educacional, coordenado pelo professor Eduardo Almeida. A iniciativa, que surgiu de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Realeza, começou com formações sobre jogos digitais para professores e, ao longo dos anos, evoluiu para incluir a robótica como foco principal. 

“Nossa ideia sempre foi atuar na formação de professores, incentivando o uso da tecnologia em sala de aula”, explica o professor Eduardo. Em 2025, o projeto concentrou-se especialmente na robótica, realizando formações com professoras da rede municipal e com a participação de um bolsista que atuou diretamente nas escolas, desenvolvendo atividades práticas com os estudantes.  

A partir da colaboração com os Núcleos Regionais de Educação de Dois Vizinhos e Francisco Beltrão, o projeto passou a atender também alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio da rede estadual. “O papel da UFFS é justamente esse: incentivar, motivar e oferecer suporte para que essas práticas se desenvolvam. Para 2026, o projeto já foi aprovado com o nome “Robótica Educacional para o Ensino Básico” e deve incluir, oficialmente, a realização da competição e novas formações para professores”, destaca Eduardo.

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